PUBLICIDADE

Slade é para a vida, não somente para o Natal!

Slade é para a vida, não somente para o Natal! Olhe para o futuro, ele está apenas começando.

   

Imagina você construir algo de sucesso referente a algum símbolo/data histórica e tirar proveito disso mesmo após décadas. Esse é o eterno Slade do vocalista Noddy Holder com a canção “Merry Xmas Everybody”, clássico de 1973 e que está de volta às primeiras posições das paradas de sucesso, embora nunca tenha sumido delas.

“Merry Xmas Everybody” surgiu após um desafio de um dos parentes idosos de Jim Lea e foi escrita em uma sessão após uma noite no pub.

“IT´S CHRISSSTMASS!”

A primeira música escrita por Noddy Holder nesses moldes festivos e de trilhas, em 1967, foi uma música psicodélica chamada “Buy Me a Rocking Chair” para “Assistir o Mundo Passar”, mas o resto da banda achou muito ruim.

Noddy disse:

“Jim tinha essa melodia tocando, então ele colocou meu refrão em seu verso e tocou para mim em sua casa. Naquela noite, eu estava bebendo com os moradores locais e meu melhor amigo, nosso gerente de turnê, Graham Swinnerton – Swinny – em um pub de jazz chamado Trumpet em Wolverhampton. Voltei para o meu antigo quarto na casa da minha mãe e do meu pai, bastante alegre, e escrevi as letras de uma vez.”

A turnê europeia do Slade havia acabado em julho de 1973. Exatamente quatro dias depois, o baterista Don Powell sofreu um acidente de carro, ocasionando na morte de sua então namorada e o levando para a UTI por longas seis semanas.

“Merry Xmas Everybody”

A gravação de “Merry Xmas Everybody” em Nova York teve a intenção de fugir da pressão da mídia e demais incômodos, principalmente por conta do acidente de Powell. A decisão foi tomada pelo empresário da banda, Chas Chandler (The Animals).

Noddy explicou como foi o processo de gravação:

“O estúdio ficava dentro de um complexo de escritórios, então subimos as escadas para adicionar eco aos refrões. As pessoas cuidavam de seus negócios com aqueles quatro ingleses loucos gritando a plenos pulmões sobre o Natal. Era um verão escaldante em Nova York em agosto, dificilmente natalino. Além disso, Don não conseguia se lembrar da parte da bateria, então tivemos que gravá-la em pequenos pedaços.”

   

“Merry Xmas Everybody” atingiu o topo das paradas, permanecendo por seis semanas e superou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, sendo 600 mil pré-encomendadas.

O sucesso rendeu participações em programas de TV nos países escandinavos, além de Alemanha, Bélgica e França.

1973

Uma curiosidade sobre essas participações aconteceu durante o famoso programa Top Of The Pops em 1973. Após a vitória no concurso “I Wish It Could Be Christmas Everyday to Christmas”, houve uma bela guerra de tortas de creme.

Alguns programas de TV brasileiros ousaram copiar esse quadro. Não só copiaram como seguem até hoje.

O tema musical é utilizado atualmente em anúncios e filmes. Houve todos os tipos de versões de covers, desde Spice Girls, Tony Christie e até Oasis.

Segundo Noddy, o número de artistas que a executam em suas turnês de Natal é incrível. Todos os quatro membros originais do Slade compartilham os direitos autorais, enquanto ele e Jim recebem quantias maiores por serem os principais compositores.

Holder comentou se imaginava “Merry Xmas Everybody” ainda ser preferida pelo público nos dias atuais:

“Nunca sonhamos que ainda seria tão popular. Eu criei a frase: ‘olhe para o futuro agora, está apenas começando’, porque o país na época estava em um estado terrível com eletricistas, padeiros, mineiros e coveiros todos em greve. É tão válido hoje por causa do estado do país. Olhe para o futuro, ele realmente apenas começou.”

“As pessoas me associam com o Natal, como se eu fosse o ajudante do Papai Noel. Tenho certeza de que eles meio que esperam me ver andando na rua com sapatos de plataforma e uma cartola gritando “It´s Chrissstmass!” Eles esquecem que tínhamos cerca de 40 outros singles de sucesso. Um dia não passa sem que alguém grite “IT´S CHRISSSTMASS!” para mim no topo de sua voz. Quando estou fazendo minhas compras de Natal, provavelmente consigo ouvir 40 vezes por dia. Mas depois de 50 anos, ainda me faz sorrir.”

Confira o vídeo oficial de Merry Xmas Everybody a seguir:

“IT´S CHRISSSTMASS!”

Quem é Mundo Metal?

   

Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal, com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.

Em primeiro lugar, veio o grupo, depois a página no Facebook, Instagram, Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca paramos de crescer.

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre que quiserem.

Além disso, todos os dias, publicamos notícias, indicações, resenhas e artigos que interessam aos que são, como nós, amantes do Rock e de todos os subgêneros tradicionais do Heavy Metal.

Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.

Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -