Em março de 2024, o vocalista sueco Erik Grönwall anunciou a sua saída do Skid Row. A notícia foi um verdadeiro choque para os fãs, já que o cantor havia se encaixado perfeitamente bem na banda. O registro gravado por Erik, “The Gang’s All Here”, fez enorme sucesso e, sendo assim, podemos dizer que o disco recolocou o Skid Row em um patamar acima do que vinha ocupando desde a saída do vocalista clássico da banda, Sebastian Bach.
O motivo da saída de Grönwall foi bastante justo. Pelo menos, se você analisar apenas a justificativa em si. O músico sofria de leucemia linfoblástica aguda e, dessa forma, dizia estar priorizando sua saúde e focando na sua total recuperação.
Suspeitas
Acontece que tempo foi passando e, logo depois, Erik Grönwall anunciou que lançaria uma autobiografia e planejava sair em turnê com o guitarrista alemão Michael Schenker em 2025. Obviamente, isso fez com que os fãs do Skid Row ficassem desconfiados sobre os reais motivos de sua saída.
Em uma nova entrevista concedida ao programa Chris Akin Presents, o baixista do Skid Row, Rachel Bolan, e o guitarrista Dave “Snake” Sabo, foram questionados sobre essas atitudes um pouco destoantes de seu ex-vocalista e se acham que o comportamento foi “suspeito”.
Rachel disse o seguinte:
“Bem, vou colocar desta forma: entendemos exatamente o que você está dizendo. E eu seria um mentiroso se dissesse que às vezes não sinto o mesmo. Disseram-nos exatamente o que ele anunciou ao resto do mundo por meio de seu canal no YouTube. Foi exatamente isso que nos disseram. Foi exatamente isso que ele enviou em uma mensagem de texto para Snake. Não vou sentar aqui e falar mal do cara porque isso não vai adiantar nada. Mas tínhamos uma coisa muito, muito, muito boa acontecendo, e estamos aqui agora nesta situação.”
“Snake” Sabo continuou:
“Você não é a primeira pessoa a dizer isso para qualquer um de nós. Todos nós fomos pegos pela mensagem direta de Erik e muitos fãs pensaram a mesma coisa, e, como eu disse, eu estaria mentindo se não dissesse que pensei a mesma coisa às vezes, mas estamos apenas seguindo o que ele nos disse.”
Rachel ainda concluiu:
“Obviamente, tivemos que adiar e cancelar alguns shows. Definitivamente, houve alguns problemas de saúde com ele enquanto estávamos lá. Mas o que Rachel está dizendo é 100% verdade. Foi isso que nos disseram, e tentamos descobrir como poderíamos fazer isso, onde poderíamos cortar alguns shows da turnê, mas simplesmente não era economicamente viável para ninguém, simplesmente não podia ser feito. E, sim, tínhamos uma situação muito, muito boa, mas foi ele quem saiu.”
Banda e fãs não engoliram
A grande realidade sobre toda essa situação, e isto é algo que precisamos dizer, é que fica a impressão de Erik não ter sido totalmente honesto.
Ok, se você quer cuidar da saúde e precisa focar nisso, acho que ninguém irá te dizer que é algo errado. Mas quando você diz que precisa cuidar da saúde e poucos meses depois está anunciando uma turnê, alguns pontos nebulosos na história começam a aparecer e questionamentos precisam ser feitos.
No entanto, só quem poderá esclarecer todos esses pontos é o próprio Erik Grönwall. E talvez ele nem faça questão de trazer suas reais motivações à tona.
O Skid Row segue à procura de um novo vocalista.