PUBLICIDADE

Setembro Negro Festival: por dentro do calabouço do Metal

O festival Setembro Negro acontecerá em São Paulo no próximo mês de setembro.

   

Desde que os eventos de Rock/Metal passaram a frequentar as grandes capitais do país, o universo da música nunca mais esqueceu do território continental que possui a maior área da América do Sul. Até o surgimento da primeira e histórica edição do Rock In Rio em 1985, nossa amada terra não costumava aparecer nos radares da indústria do entretenimento, em especial a música pesada. Festivais e shows isolados aconteceram antes disso, obviamente. Porém, o fato que marcou e serviu como abertura de portas para outros festivais foi o famigerado Rock In Rio.

Embora, esse evento nunca tenha sido voltado estritamente para o Rock e muito menos para o Metal, a atração foi pioneira ao abrir espaço para o tipo de som a qual amamos desde o princípio de nossas vidas. Desse modo, outros nomes conhecidos e consagrados começaram a bater na porta do Brasil, como o Hollywood Rock e o Monsters Of Rock. De fato, foi a partir da segunda edição do Rock In Rio em 1991 que a coisa começou a tomar proporções mais sérias. O festival se popularizou e a ideia de ser um acontecimento constante ganhou força ano após ano.

Hoje o Rock In Rio é um festival open air constante, além de ter expandido a sua marca para outros países, assim como os festivais estrangeiros o fazem.

Nesses últimos anos vimos novos nomes como os casos do Maximus Festival, Knotfest, além dos próprios Rock In Rio e Monsters Of Rock. Contudo, outro fato super importante foi a chegada do festival alemão intitulado Summer Breeze, que aconteceu em abril desse ano, e já anunciou as datas para o ano que vem. Ou seja, é mais um evento de sucesso que estreou em nossas terras e veio realmente para ficar.

Mas, e como surgiu o Setembro Negro Festival?

Antes de mergulharmos nos lagos escuros e sombrios da música extrema, vamos a alguns fatos:

Todos os festivais citados são no formato open air, ou seja, em áreas grandes e descampadas, muito parecido com o Wacken Open Air, na Alemanha. Já o Setembro Negro é um evento indoor, sendo realizado em uma casa de shows, hoje fixado no Carioca Club, em São Paulo, capital. Existem festivais indoor menores, porém com datas únicas, diferentemente do que o Setembro Negro propõe.

Dois conhecidos exemplos são o Extreme Hate Festival, que trouxe em sua 6ª edição o Unleashed pela primeira vez no Brasil, enquanto o Open Road Festival, que trouxe o Satan pela primeira vez também em sua 3ª edição. Nota-se a importância de tais eventos para a estreia de bandas das quais o headbanger familiariza muito bem e por fim, sonha em ver de perto mandando seus clássicos.

Setembro Negro Festival – XV Edição/Tumba Productions

Surgimento da escuridão em setembro

Com muitas bandas de linhagem voltadas para o Death, Thrash e Black Metal surgindo no certame nacional, com muitas destas se consolidando em território underground, era preciso um evento que pudesse representar essa turma toda e ao mesmo tempo colocar em evidência para conhecimento e aprecio de um público maior. Primeiramente, sob a bandeira da produtora, selo e gravadora Tumba Productions, tendo o comando de Edu Lane, baterista do Nervochaos, o festival teve sua primeira edição realizada em setembro de 2002 e contou com os americanos do Hate Eternal como principal atração. Além disso, a ideia era mesclar bandas nacionais com bandas internacionais de renome e certo prestígio.

Em síntese, para entender melhor sobre essa estratégia, é só observar as figuras presentes durante todas as edições. Sobretudo, você pode confirir a lista dos grandes nomes do cenário internacional que estiveram presentes nas edições do Setembro Negro:

Exodus, Morbid Angel, Cirith Ungol, Autopsy, Demolition Hammer, At War, Gorgoroth, Hate Eternal, Dark Funeral, Dissection, Incantation, Coven, Razor, At The Gates, Wolfbrigade, Belphegor, Sadus, Vomitory, Hate, Deströyer 666, Ragnarok, Enthroned, Rotten Sound, Full Of Hell, Incantation, Keep Of Kalessin, Severe Torture, Schirenc Plays Pungent Stench, Morbid Saint, Night Demon, Taake, Funerus, Dead Congregation, Purgatory, Aeternus e muitas bandas mais.

Formato

Inegavelmente, o formato é semelhante aos festivais indoor americanos que mesclam bandas dos mais variados países e províncias, unindo o Metal como um todo. Ademais, o Setembro Negro conseguiu a façanha de se consolidar e ampliar seu leque de bandas, estilos e datas disponíveis. Tanto que nessa edição terá uma data adicional que será melhor detalhada em seguida. O adepto da música pesada merecia algo assim e agora ele está seguro por conta de um evento fixo, acontecendo anualmente. E, certamente, isso abre portas para mais eventos acontecerem e os que já existem, ganharem mais força e visibilidade.

   

O Setembro Negro Festival teve onze edições até o ano de 2012, mas houve uma pausa feita pela Tumba Productions no início de 2013, se estendendo até o fim de 2017. Em 2018, com a volta da Tumba Productions, o festival também retornou e teve a sua 12ª edição realizada.

Com o caos instaurado graças ao pandemônio que ocorreu em 2020, a 14ª edição foi cancelada. Houve uma tentativa para que acontecesse a realização em 2021, mas por conta das diversas restrições, o evento foi cancelado novamente. Pois, quando tudo estava clareando e aos poucos o mercado começava a se mover e se aquecer próximo ao que era antes do “dilúvio”, em 2022 foi anunciada enfim a 14ª edição, sendo realizada nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2022.

Quando o evento deixou de ser exclusivamente voltado para o Metal Extremo

Foi a partir da 12ª edição do festival que os produtores optaram por ampliar o leque de variedades quanto ao cardápio de bandas para conferir ao vivo. Ademais do aumento das datas do evento, também foi ampliado o horário e a consequente lista de bandas a tocar por dia.

As principais atrações ficaram por conta da lenda Coven, At The Gates e Razor, sendo realizado nos dias 29 e 30 de setembro. Contudo, estava consolidada a adição de mais subgêneros do Rock e do Metal, e o mais importante, sem descaracterizar a origem e raiz do festival.

Ou seja, continua sendo o Setembro Negro Festival, agora com muito mais força e maior confiabilidade no quesito organização e localização. A escolha para ser realizado sempre no Carioca Club foi bastante assertiva, uma vez que não temos mais a saudosa Led Slay para auxiliar nessa questão.

Consolidação de uma ideia surgida de dentro do bueiro

Rapidamente, a ideia tomou corpo e foi se tornando um acontecimento tradicional dos meses de setembro. Ainda com poucas bandas nos casts, funcionava como uma espécie de tour, já que possuía mais datas com cada uma sendo realizada em local diferente. Foi somente na já citada 12ª edição que a ideia de fixar o local com mais datas se tornou real e sólida. Antes disso, funcionava de forma diferente e não possuía um espaço fixo.

Foi a partir da 10ª edição que o Setembro Negro passou a ser realizado somente no Carioca Club em São Paulo. Desde então, o festival acontece sempre nessa ótima casa de shows.

Sim, existem outras casas de shows boas, mas por experiência própria, a escolha pelo Carioca Club foi mais do que certa, além do formato inteligente de identificação do público pagante através das pulseiras fixas, dando liberdade ao consumidor de se locomover pelos arredores da região da casa sem ser obrigado a ficar “preso” dentro do estabelecimento. Assim é feito quando tem aquele carimbo de identificação. No caso do Setembro Negro, há essa grata evolução.

O que esperar da 15ª edição do Setembro Negro em 2023?

Batizado de Setembro Negro Festival 2023 – XV Edição, o evento contará com as já tradicionais três datas consecutivas, além de uma data extra que surgiu recentemente, totalizando agora quatro datas de shows.

A data servirá como aperitivo para quem adquirir o combo, posteriormente podendo conferir esse dia a mais de shows. Há também a opção para assistir apenas ao dia extra de evento.

   

Antes de nos aprofundarmos nas promoções, vamos aos castings com as três datas normais.

Setembro Negro Festival – XV Edição/Tumba Productions

Casting, datas e horários:

Sexta-feira, 08 de setembro:

  • 13:00 – abertura da casa
  • 14:00 – 14:30 – Podridão
  • 14:50 – 15:20 – Parasital Existence
  • 15:40 – 16:15 – Pantáculo Místico
  • 16:35 – 17:15 – Mercyless
  • 17:35 – 18:15 – Torture Squad
  • 18:35 – 19:15 – Purgatory
  • 19:35 – 20:20 – Defleshed
  • 20:40 – 21:25 – Nightfall 
  • 21:45 – 22:35 – Immolation
  • 22:55 – 23:55 – Picture
Setembro Negro Festival – XV Edição/Tumba Productions

Sábado, 09 de setembro:

  • 13:00 – abertura da casa
  • 14:00 – 14:30 – Open The Coffin
  • 14:50 – 15:20 – Thorium
  • 15:40 – 16:15 – Violentor
  • 16:35 – 17:15 – Test
  • 17:35 – 18:15 – Holocausto Canibal
  • 18:35 – 19:15 – Vulcano
  • 19:35 – 20:20 – Sadistic Intent
  • 20:40 – 21:25 – Sacramentum
  • 21:45 – 22:35 – Bulldozer
  • 22:55 – 23:55 – Sodom
Setembro Negro Festival – XV Edição/Tumba Productions

Domingo, 10 de setembro:

  • 11:00 – abertura da casa
  • 12:00 – 12:30 – Inferno Nuclear
  • 12:50 – 13:20 – Siegrid Ingrid
  • 13:40 – 14:15 – Miasthenia
  • 14:35 – 15:15 – Lucifer’s Child
  • 15:35 – 16:15 – Demonical
  • 16:35 – 17:15 – Mantar
  • 17:35 – 18:20 – Acid King
  • 18:40 – 19:25 – Assassin
  • 19:45 – 20:35 – Cancer
  • 20:55 – 21:55 – Girlschool
Setembro Negro Festival – XV Edição/Tumba Productions

Sobre a data adicional do festival e o seu formato:

A 15ª edição do Setembro Negro terá uma data a mais para a realização desse grande festival. Chamada de Pré-Festa, esta fará parte das comemorações da edição de número XV e acontecerá no dia 07 de setembro (quinta-feira, feriado nacional) no Carioca Club.

Será uma espécie de aperitivo para o início do evento nos dias seguintes, 08, 09 e 10 de setembro. Contudo, as bandas que farão parte da Pré-Festa, são: Erasy, Burn The Mankind, Warshipper e Leviaethan, representando o território nacional, tendo a adição dos norte-americanos do Primitive Man. Os grandes headliners dessa data extra serão os canadenses do Voivod.

Setembro Negro Festival – XV Edição/Tumba Productions

Casting da Pré-Festa e horários:

Quinta-feira, 07 de setembro

  • 15:55 – 16:30 – Erasy
  • 16:50 – 17:25 – Burn The Mankind
  • 17:45 – 18:25 – Warshipper
  • 18:45 – 19:30 – Leviaethan
  • 19:50 – 20:40 – Primitive Man
  • 21:00 – 22:00 – Voivod
Setembro Negro Festival – XV Edição/Tumba Productions

Confira os valores dos ingressos para os dias 8, 9 e 10 de setembro:

  • Pista meia-entrada: R$ 280
  • Pista promocional: R$ 280
  • Pista inteira: R$ 560
  • COMBO Pista (3 dias) meia-entrada: R$ 670
  • COMBO Pista (3 dias) promocional: R$ 670
  • COMBO Pista (3 dias) inteira: R$ 1340
  • Camarote meia: R$ 380
  • Camarote promocional: R$ 380
  • Camarote inteira: R$ 760
  • COMBO Camarote (3 dias) meia-entrada: R$ 910
  • COMBO Camarote (3 dias) promocional: R$ 910
  • COMBO Camarote (3 dias) inteira: R$ 1820

Ingressos online para as três datas normais, tanto individuais quanto ao modelo de combo:

https://www.clubedoingresso.com/evento/setembronegro

https://www.clubedoingresso.com/evento/setembronegro-08-09-23

https://www.clubedoingresso.com/evento/setembronegro-09-09-23

https://www.clubedoingresso.com/evento/setembronegro-10-09-23

   

Confira os valores dos ingressos da Pré-Festa que ocorrerá no dia 7 (feriado nacional):

  • Pista meia-entrada: R$ 200
  • Pista promocional: R$ 200
  • Pista inteira: R$ 400
  • Camarote meia-entrada: R$ 300
  • Camarote promocional: R$ 300
  • Camarote inteira: R$ 600

Ingressos online para a Pré-Festa:

https://www.clubedoingresso.com/evento/setembronegro-07-09-prefesta

Outras informações:

Atenção: aqueles que já compraram, ou irão comprar o ingresso COMBO para os dias 08, 09 e 10, ganham o direito de acesso (sem custo adicional) a Pré-Festa no dia 07. Basta apresentar o ingresso COMBO no dia da Pré-Festa para ter o acesso.

Telefone para contato: (11) 3813-8598. Aceita-se cartão de crédito, débito e dinheiro. Ingressos sem taxa de serviço/conveniência apenas na bilheteria do Carioca Club, em dinheiro. Horário de atendimento: segunda à sexta das 12h às 18h.

  • Local: Carioca Club
  • Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros, São Paulo – SP

Atenção: entrada permitida a partir de 16 anos. É obrigatória a apresentação do documento de identidade na porta do evento.

E você? O que está esperando? Adquira já o seu espaço no calabouço do Metal!

Setembro Negro Festival – XV Edição!

PUBLICIDADE

Comentários

  1. Bons tempos do Hollywood Rock, lembro que a Band chegou a transmitir alguns shows! Philips Monsters of Rock foi outro nome que chamava bastante atenção das bandas lá de fora, não podemos menosprezar as bandas brasileiras também…muita coisa boa tem no tão sofrido e mal administrado Brazíl com Z!!!! Pop in rio…só marqueting da TV aberta para atrair modistas, atores de novelas que nem rock de verdade curtem e que vão lá apenas para se aparecer e tirarem fotografias para alguma revista ou site, rola algum show de funk onde se propaga a bundalização e mentes fracas, e algumas coisas interessantes em termos de banda aparecem por ali!!!! Setembro Negro é o bicho, muito bom…valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -