É, com toda a certeza que, o Saxon é uma das bandas mais icônicas e genuínas do Heavy Metal. A banda atua com total devoção à música em tempos atuais como se estivessem ainda no início de carreira. Portanto, isso indica uma saúde de sobra para uma banda tão longeva quanto o Saxon, do vocalista Biff Byford e companhia limitada.
O Metallica, antes de conhecermos o que a banda se tornou ao longo do tempo, chegou a abrir shows para o Saxon. Afinal, toda banda por mais sucesso que tenha obtido, um dia foi pequena e também tocou em vários locais menores. Todavia, ambas as foram traçando suas respectivas trajetórias. E se o Metallica passou no teste do tempo e do consequente sucesso, isso se deve também ao Saxon, a qual o próprio Metallica destaca como uma de suas grandes influências.
Em entrevista com o Dioses Del Metal, do canal “soundslikenefanzine”, o vocalista Biff Byford foi questionado sobre como ele se sente sobre o fato de sua banda ter sido citada como uma influência musical por tantos outros grandes artistas de Metal, incluindo o Metallica. Ele respondeu:
“Acho ótimo que as bandas digam quem as influenciou. Isso nos ajuda, porque, ao fazer isso, alguns de seus fãs também vêm nos ouvir. Então, conquistamos muitos fãs do Metallica e de algumas das outras bandas que declararam suas influências. Então, as pessoas estão nos conferindo o tempo todo, especialmente o público mais jovem. Então, acho bom que pessoas como o Metallica e o Machine Head e algumas das outras bandas digam que as influenciamos. Muitas bandas americanas como o Mötley Crüe e algumas das bandas de rock dos anos 80 foram influenciadas pelo Saxon e Motörhead e Judas Priest e Iron Maiden. Então, acho que é bom estar entre as cinco principais bandas britânicas de Metal, realmente.”
Em outro lugar do bate-papo, Byford falou sobre como sua banda conseguiu se adaptar ao modelo de negócios de acesso em vez de propriedade do streaming de música. Questionado se ele acha que o modelo de streaming atual, com seus baixos pagamentos por transmissão aos criadores, tem sido bom ou ruim para a indústria, Biff disse:
“ Eu acho que é ambos — eu acho que é bom e ruim. Eu acho que para bandas como nós, temos que nos adaptar às coisas novas. Eu acho que se você não se adaptar, então você morre, basicamente. Então eu acho que você tem que se adaptar e ter seu pé tanto no novo quanto no velho. Nós lançamos vinis, que as pessoas gostam e compram, e nós temos grandes números de streaming também. Então, nós vivemos em ambos os mundos. E eu acho que a maioria das bandas que ainda são bem-sucedidas dos anos 80 também vivem em ambos os mundos. Eu acho que bandas como Maiden e Priest — e Metallica, na verdade — elas usam muito as mídias sociais. Mas ainda existem jornais impressos de rock e ainda existem vinis e ainda existem cassetes e ainda existem CDs e há streaming e você pode comprar coisas no iTunes. Você só tem que se adaptar. Eu acho que é bom e ruim. Acho que algumas coisas são melhores para o público, mas acho que para os negócios, às vezes é muito pior agora.”
Breve histórico entre Saxon e Metallica
Biff Byford se juntou ao Metallica em dezembro de 2011, no palco para o primeiro de quatro shows intimistas no Fillmore. Contudo, o local possui capacidade para 1.200 pessoas, sendo localizado em São Francisco. O evento contou como parte da celebração de uma semana de seu 30º aniversário como uma banda somente para membros do fã-clube. O icônico vocalista tocou o clássico “Motorcycle Man” (faixa introdutória do clássico álbum, “Wheels of Steel”, de 1980) com o Metallica.
Além disso, só para ilustrar, Byford se juntou ao Metallica em Paris, no Palais Omnisport de Bercy, no ano de 2009.
Sobre o histórico inicial das bandas tocando juntas, o segundo show do Metallica foi abrindo para o Saxon, e Biff é um amigo de longa data dos caras. Assim sendo, como muitas outras bandas seminais do gênero, o Metallica sempre reconheceu o Saxon como uma de suas principais influências.
Além disso, quando o Metallica tocou na Sheffield Arena em 28 de fevereiro de 2009, eles convidaram como convidados VIP os antigos membros do Saxon. Foram eles: Graham Oliver e Steve Dawson.