PUBLICIDADE

Saxon: Biff Byford manda conselho certeiro para bandas em início de carreira

Definitivamente, não é qualquer banda que chega a incrível marca de 46 anos de carreira. Ao longo das décadas, os incansáveis e imparáveis saxões nos presentearam com nada menos que 27 discos de estúdio (contando com os dois “Inspirations”, que são álbuns de covers).

   

Pense bem, se você estivesse montando uma banda de Heavy tradicional ou qualquer outro estilo dentro do Metal, precisasse de um conselho e pudesse escolher a quem pedir este conselho, certamente, o vocalista Biff Byford seria um dos nomes em sua lista.

Pois em uma nova entrevista concedida ao Tulsa Music Stream, Biff foi questionado sobre qual conselho ele daria para uma banda novata em 2024. Ele respondeu:

“É muito competitivo. E o fato é que você também tem que ter muita sorte. Você tem que ter, obviamente, talento e tudo o mais que isso envolve. Mas o mais importante, realmente, é subir com uma música ou um grupo de músicas que as pessoas possam entender. É muito difícil aquela coisa do tipo Greta Van Fleet, onde uma banda vem do nada e soa como uma certa outra banda e se torna bastante conhecida por causa disso. Acho que esse talvez seja um caminho a seguir, mas acho que você tem que inventar algo que seja um pouco mais único.

É muito, muito difícil dar conselhos a alguém sobre como escrever músicas, mas acho que é tudo uma questão de escrever músicas. A imagem da banda, escrever músicas e entregar essas músicas ao vivo de uma forma que as pessoas digam, ‘Jesus, essa banda é ótima’. E tem que haver alguma coisa carismática acontecendo naquela banda, seja um membro ou um grupo ou apenas algo que te diferencie de todos os outros. Essa é a única coisa que posso dizer, realmente. E há uma química que acontece dentro de uma banda. Às vezes as pessoas veem e percebem e querem um pedaço disso. E você apenas tem que continuar.”

Reprodução

Opinião Mundo Metal:

Biff foi cirúrgico em seu comentário. Num mercado tão concorrido e com ferramentas que possibilitam as pessoas escutarem basicamente qualquer banda que queiram, é preciso impactar o ouvinte de alguma maneira. Seja com a imagem, com a música ou com alguma postura diferenciada. O ouvinte precisa ser fisgado. Tudo o que for exatamente igual a algo que já existe, tem a tendência de ser esquecido mais facilmente.

Se você possui uma banda e tem como sonho ou meta de vida, viver de música, não atropele etapas. Invista o que você puder na profissionalização do seu trabalho, mas entenda que ser profissional é obrigação. Você pode fazer tudo certinho e mesmo assim não conseguir, não existem garantias ou métodos comprovados. Mas além do profissionalismo, é um fato que você precisa ter o diferencial.

Faça as seguintes perguntas e tente respondê-las:

  1. Qual o diferencial da sua banda?
  2. Sua banda tem potencial para se destacar das demais?
  3. Você trabalha, divulga e investe no seu diferencial?

É mais ou menos por aí…

PUBLICIDADE

Comentários

  1. Nos dias de hoje está mais complicado e ao mesmo tempo mais fácil divulgar o seu material ou seja lá o que for!!!! Temos a internet, alguns festivais e shows pequeno onde vc pode divulgar a sua banda!!!! Claro que na rádio, se não for especificamente de rock/metal…dificilmente vc conseguirá chamar a atenção de alguma rádio Pop/Sertaneja!!!!
    Boa sorte para todas as bandas novas, valeu!!!!

  2. a minha única recomendação, ainda mais se você for montar uma banda de rock nesse BRASIL:

    – tenha um emprego estável antes….

    – não dá para confiar nessa carreira no ROCK aqui no BRASIL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -