Savatage quer eternizar show histórico em Pompeia com orquestra em futuro lançamento

Photo: Ryan Hildrew/MetalTalk

Depois de um retorno triunfal aos palcos em 2025 e da confirmação de uma extensa turnê europeia em 2026, o Savatage já começa a pensar em formas de eternizar este novo capítulo de sua história. Um dos projetos mais ambiciosos da banda envolve justamente aquele que promete ser o show mais especial de toda a excursão. A apresentação no lendário Anfiteatro de Pompeia, na Itália, acompanhada por uma orquestra.

A informação foi revelada pelo guitarrista Chris Caffery durante entrevista ao programa This Day In Metal. Segundo o músico, a intenção da banda é registrar profissionalmente a performance para um futuro lançamento em vídeo. Dito isso, ainda não existe uma confirmação oficial sobre formato ou data de lançamento.

Ao comentar a atual fase do grupo, Caffery destacou que o retorno aos palcos superou todas as expectativas. Após quatro apresentações na América do Sul em 2025 — incluindo a aguardada passagem pelo Monsters Of Rock Brasil — e uma série de shows europeus, o guitarrista afirmou que a decisão foi unânime: continuar levando o Savatage para o maior número possível de lugares.

“Vamos tocar em todos os lugares que conseguirmos. Estamos fazendo tudo de uma forma em que sintamos que podemos fazer justiça a cada show. Não queremos simplesmente aceitar uma apresentação isolada em qualquer lugar e aparecer sem que ela tenha o mesmo nível das outras. Por isso estamos ensaiando muito e dedicando bastante tempo para estarmos preparados para tudo o que fazemos.”

Um show histórico

O músico também explicou que a banda mantém uma rotina intensa de preparação antes de cada etapa da turnê. Antes do início da nova sequência de datas europeias, por exemplo, os integrantes passarão uma semana ensaiando em Atenas, na Grécia, antes de seguirem para Istambul, onde farão o primeiro show da carreira na Turquia.

Foi justamente ao falar sobre a agenda que Caffery revelou os planos envolvendo a apresentação em Pompeia, marcada para 27 de julho. Segundo ele, trata-se de um evento tão especial que a banda pretende registrá-lo para um lançamento futuro.

“A apresentação em Pompeia será algo muito especial. Vamos tocar com uma orquestra e existem planos para filmar esse show para um futuro lançamento. Acho que será uma noite realmente incrível.”

O espetáculo já havia chamado atenção quando foi anunciado, justamente por unir o repertório do Savatage à grandiosidade de uma orquestra. Além disso, a apresentação será em um dos locais históricos mais famosos do mundo. Caso a gravação realmente tenha seu lançamento confirmado, ela poderá se tornar o primeiro registro audiovisual oficial desta nova fase da banda. Aliás, fase esta iniciada após um hiato de mais de duas décadas.

Enquanto isso, os fãs seguem aguardando não apenas a turnê, mas também novidades sobre o aguardado álbum de inéditas, que vem sendo desenvolvido gradualmente por Jon Oliva e os demais integrantes. 2026 certamente deverá marcar um capítulo importante na trajetória de uma das bandas mais influentes da história do Heavy Metal.

Photo: Ryan Hildrew/MetalTalk
Paulistano, nascido em 1981, fã de Rock e Heavy Metal desde criança. Idealizador, fundador e criador do Mundo Metal. Valoriza tanto os clássicos como as novas gerações. Assíduo frequentador de shows e se considera um organismo movido à música.
Deixe seu comentário
Sair da versão mobile