PUBLICIDADE

Savatage: o retorno é iminente e está mais perto do que nunca!

Existem bandas que quando encerram as suas atividades, ao invés de deixar seu público triste acaba causando um grande alívio. Em muitos casos as brigas entre integrantes se tornam insuportáveis, em outros a idade pesa e começa a comprometer as performances ao vivo. Muitos são os motivos que podem causar o fim de uma banda, mas uma coisa é certa, os fãs não querem ver seus heróis envolvidos em situações constrangedoras. O problema é que algumas bandas, inexplicavelmente, resolvem parar em momentos muito bons de suas carreiras. Parar “no auge” é algo que respeitamos, mas é fato que sempre deixa um gosto amargo.

   

Para mencionar exemplos de ambos os casos, temos o Motley Crue e o Kiss, ambas envolvidas em diversas polêmicas sobre playbacks, músicos simulando estar tocando ou cantando sendo que fitas gravadas estão sendo colocadas nos auto falantes dos shows. Do outro lado temos nomes exemplares como o Slayer, que encerrou realmente no auge de sua popularidade e deixou muita saudade em seus fãs. Nos aprofundando ainda mais no underground fatalmente chegaremos ao Savatage, outra banda que ainda tinha muita lenha para queimar mas acabou optando por colocar um ponto final em sua carreira após o lançamento do excelente “Poets And Madmen”, em 2001.

Reprodução/Facebook

De lá pra cá, o nome do grupo norte americano se tornou cada vez mais cult, cada vez mais ovacionado e cada vez mais pedido. O Savatage ganhou uma nova e grandiosa leva de fãs mais novos e se tornou um dos grupos mais mencionados quando a pergunta em questão é: “qual banda você gostaria que retornasse do limbo?.”

Em 2015, o festival Wacken Open Air conseguiu ressuscitar o Savatage ao menos por uma noite e aquele show deixou todos os fãs muito entusiasmados para um possível retorno. Os próprios músicos ficaram surpresos com a recepção grandiosa da banda e se empolgaram fazendo promessas que um retorno ocorreria. O grande problema é que desde este show no Wacken, já se foi quase uma década e não temos absolutamente nada de concreto sobre o tal retorno das cinzas. Bem, quase nada…

Reprodução/Facebook

Desde o ano passado, está acontecedo uma grande movimentação envolvendo os músicos que fazem parte deste projeto de trazer a banda de volta às atividades. Primeiro foi o guitarrista Chris Caffery que falou em uma entrevista que se sentia otimista com relação ao futuro do Savatage e após ter sua fala usada em um clickbait, tentou explicar e entregou mais ainda que há realmente coisas acontecendo nos bastidores. Veja a fala de Caffery em 2022:

   

“ESTOU TENTANDO DESCOBRIR QUAL CITAÇÃO POSSO USAR AQUI E QUE O SITE BLABBERMOUTH VAI JOGAR LÁ E DIZER, ‘CHRIS CAFFERY DISSE…’ (RISOS) É ENGRAÇADO ISSO, PORQUE EU ESTAVA CONVERSANDO COM ALGUÉM SOBRE ESTE ASSUNTO. EU DEI UMA ENTREVISTA, EU ACHO, EM DEZEMBRO DE 2021, E ELES ME PERGUNTARAM COMO EU ME SENTIA SOBRE ESSA SITUAÇÃO ENVOLVENDO O SAVATAGE E EU DISSE A ELES QUE EU E JON OLIVA ESTAVAMOS ESCREVENDO EM 2021 LITERALMENTE COM O SAVATAGE EM MENTE. E EU DISSE A ELES QUE DEFINITIVAMENTE ME SENTIA MAIS OTIMISTA DO QUE NO PASSADO. E NO BLABBERMOUTH ELES ESCREVERAM ALGO COMO ‘CHRIS CAFFERY ESTÁ COMPLETAMENTE OTIMISTA SOBRE O SAVATAGE’. E SIM, EU ESTOU SIM, PORQUE EM 20 ANOS, A ÚNICA COISA QUE FIZEMOS FOI MENCIONAR O FATO DE QUE PODERÍAMOS FAZER ALGUMA COISA. ESTA FOI A PRIMEIRA VEZ EM QUE… BEM, COM O RELANÇAMENTO DE TODOS OS DISCOS EM VINIL, FOI ISSO QUE NOS FEZ DIZER: ‘TUDO BEM. TALVEZ DEVÊSSEMOS FAZER OUTRO DISCO.’ JON TINHA MATERIAL PRONTO. COMECEI A TRABALHAR EM COISAS COM ELE, ELE COMEÇOU A TRABALHAR EM COISAS COM AL PITRELLI. TEMOS UM MONTE DE PEÇAS PARA UM QUEBRA-CABEÇAS AGORA. SE ISSO VAI ACONTECER OU NÃO… EU SOU SEMPRE O MESMO SOBRE ISSO, POR MIM EU TERIA FEITO 20 DISCOS ENTRE AGORA E 2002, ENTÃO VOCÊ NÃO ESTÁ CONSEGUINDO NADA DIFERENTE DE MIM NO QUE DIZ RESPEITO A ISSO. ACHO QUE VAI ACONTECER? EU NÃO SEI. EU MEIO QUE CONSIDERO O SAVATAGE COMO O COMETA HALLEY. (RISOS) VEM DE VEZ EM QUANDO. SE VOCÊ NÃO ESTIVER OLHANDO, PODE PERDER.”

Reprodução/Facebook

Depois, com uma curta distância de tempo entre as falas de Chris Caffery, foi a vez de Jon Oliva se pronunciar e as coisas ficaram ainda mais claras:

“Todos os integrantes adorariam fazer isso se tornar realidade. Mas no momento não há acordo com uma gravadora para fazermos isso. Não há um plano, eu digo um plano real, nos dizendo que vamos começar a gravar um disco do Savatage. Não há um plano como este ainda. Tudo o que estamos fazendo como músicos e compositores é compilar novo material. Então, se nós conseguimos fazer isso, você deve pensar por que alguém não chega em nós e diz, ‘ei, por que vocês não fazem isso? Temos uma empresa que quer oferecer a vocês um acordo’. E quando isto acontecer estaremos preparados.

Muitos fãs, e isso me deixa chateado, porque nossos fãs, e eu os amo muito, eles nunca, nunca viraram as costas para o Savatage. Nunca. E eu simplesmente não quero levá-los por uma merda de caminho falso. Se acontecer algo em que pudermos dizer: ‘Ok, estamos prontos para fazer isso. Vamos lá, pessoal’, serei a primeira pessoa a fazer um comunicado de imprensa profissional para contar a todos. Mas simplesmente não quero fazer isso por enquanto porque ainda não está cravado na pedra neste momento.

Queremos fazer isso? Pode apostar que queremos fazer isso. Temos o material para isso? Pode apostar que temos material suficiente para mais 10 anos. Mas tudo o que posso dizer é que se fizermos alguma coisa neste sentido com o Savatage, isso vai foder com suas mentes, pode crer que vai.”

Bem, muitas declarações fortes, muitas novas informações e, mesmo assim, o ano de 2022 passou e nada foi de fato anunciado. Será que novamente as coisas estariam esfriando com relação ao Savatage?

Foto: Matthias Bishop

Em uma nova entrevista concedida a Jeff Gaudiosi, do site misplacedstraws.com, o vocalista Zak Stevens revelou mais alguns detalhes de bastidores sobre o atual status do Savatage. Reparem que Zak fez questão de deixar claro que a banda está trabalhando muito e de forma abundante em novo material e está resolvendo pendências contratuais e, vejam bem, assuntos com a gravadora. Portanto, houve avanços desde as falas de Jon Oliva e possivelmente já existe um contrato em cima da mesa. Zak disse o seguinte:

“Temos muito trabalho feito no final do ano passado com o Savatage. Em 2015, nos reunimos e tocamos no Wacken com TSO (Trans-Siberian Orchestra) e o Savatage ao mesmo tempo. Foi muito agressivo. Isso foi realmente legal. E aí a ideia era voltar a tocar e fazer outro disco. Portanto, ainda estamos com nossas miras apontadas para este alvo. Temos mais trabalho feito neste ano de 2023… Quando estávamos todos lá tocando com o TSO, todos nós apenas nos encontramos e nos reunimos e tivemos reuniões sobre o Savatage. E eu fiquei muito animado com isso. Então estamos progredindo.

Tenho que dizer a todos, para nós do Savatage e este é o nosso ponto, pedimos que continuem sendo pacientes porque estamos fazendo tudo o que podemos. Temos algumas coisas que ainda estão fora de nosso controle, mas não é grande coisa e estamos apenas trabalhando nisso. E enquanto isso estamos colocando a música para fluir. Estamos trabalhando muito e de forma abundante, posso garantir isso. Então todo mundo tem um trabalho a fazer no momento.

Essa é uma área que eu gostaria de ver realmente desenvolvida, me refiro a trazer o Savatage de volta. Isso veio à minha mente quando eu estava falando sobre tocar em festivais, essa é a maneira perfeita. Se lançarmos este álbum, podemos partir direto para tocar em festivais e isso deixaria muitas pessoas felizes, incluindo todos na banda e as pessoas que estão esperando que o Savatage grave novamente.”

Questionado se ele fica surpreso com as pessoas se mostrarem tão interessadas por uma volta do Savatage mesmo tanto tempo depois do lançamento do último diszo, Zak disse:

“É incrível. É uma bênção. É o que é. Temos nosso trabalho a fazer, só quero que todos saibam que estamos fazendo tudo o que podemos. Nós temos algumas pequenas coisas para resolver sobre o gerenciamento e o lado da gravadora, tentamos tomar algumas decisões importantes, mas estamos realmente abençoados que ainda seja o caso de haver tanta demanda lá fora para a banda. Para mim, é meio que tudo em que minha carreira se baseia. Essa foi a primeira grande banda em que participei, sou o segundo vocalista do Savatage e, portanto, não haveria nada melhor do que fazer tudo aquilo rolar novamente.”

Pois é, meus amigos, se você é um grande fã da banda, prepare-se! Ao que tudo indica teremos o grande Savatage de volta em breve.

   

Mate a saudade ouvindo uma playlist com algumas das nossas músicas favoritas da banda:

Redigido por Fabio Reis

   
PUBLICIDADE

Comentários

  1. Bons tempos de Savatage com Zak Stevens, considero!!!! A verdade é que a galera hoje em dia gosta mesmo é dos clássicos, não importa muito se determinada banda volta ou não com disco novo…o que importa mesmo é a banda voltar em si!!!! valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -