É verdade que muito já se especulou sobre um possível retorno do Savatage. Também é verdade que os músicos nunca disseram que jamais fariam isso e sempre nos deram certa esperança de que uma hora poderia rolar de verdade. O show no Wacken em 2015 nos fez acreditar ainda mais, mas o tempo foi passando e nada aconteceu. Há alguns meses atrás começaram a pipocar diversas declarações não apenas de Chris Caffery, mas também de Jon Oliva e, agora, sabemos que temos realmente uma movimentação dos músicos, incluindo Al Pitreli, na composição de músicas novas para a banda. Quer dizer, não é apenas Caffery dizendo que gostaria, mas Caffery se reunindo com Jon para compor músicas novas do Savatage, e Jon se reunindo com Al Pitreli para compor músicas novas do Savatage. Por mais que Caffery tente se esquivar (e ele realmente tenta como vocês verão abaixo), podemos dizer que está cada vez mais perto um retorno da banda. Veja o que o guitarrista Chris Caffery disse em uma nova entrevista ao programa Sea Of Tranquility sobre o possível retorno do Savatage com um disco novo e uma turnê comemorativa:
“Estou tentando descobrir qual citação posso usar que o Blabbermouth vai jogar lá e dizer, ‘Chris Caffery disse…’ (risos) É engraçado isso, porque eu estava conversando com alguém sobre este assunto. Eu dei uma entrevista, eu acho, em dezembro, e eles me perguntaram como eu me sentia sobre isso e eu disse a eles que eu e Jon Oliva estavamos escrevendo literalmente com o Savatage em mente em 2021. E eu disse a eles que definitivamente me sentia mais otimista do que no passado. E no Blabbermouth eles escreveram algo como ‘Chris Caffery está completamente otimista sobre o Savatage’. E eu estou sim, porque em 20 anos, a única coisa que fizemos foi mencionar o fato de que poderíamos fazer alguma coisa. Esta foi a primeira vez em que… Bem, com o relançamento de todos os discos em vinil, foi isso que nos fez dizer: ‘Tudo bem. Talvez devêssemos fazer outro disco.’ Jon tinha material pronto. Comecei a trabalhar em coisas com ele; ele começou a trabalhar em coisas com Al Pitrelli. Temos um monte de peças para um quebra-cabeça agora. Se isso vai acontecer ou não… Eu sou sempre o mesmo sobre isso – eu teria feito 20 discos entre agora e 2002, então você não está conseguindo nada diferente de mim no que diz respeito a isso. Acho que vai acontecer? Eu não sei. Eu meio que considero o Savatage como o Cometa Halley. (Risos) Vem de vez em quando. Se você não estiver olhando, pode perder.”
Caffery ainda disse que:
“Mas falando sério, eu adoraria ver um novo álbum do Savatage se concretizando. E eu vou ficar otimista sobre isso. Tantas coisas maravilhosas aconteceram na minha vida por causa do Savatage. Eu não vou ficar chateado… ficarei desapontado se nunca mais tocarmos, só porque eu amo a banda. Sou mais fã dela do que um membro dela. Eu amo aquela banda e aquelas músicas. Eu tento dizer às pessoas, mesmo que fizéssemos isso uma vez, talvez como uma maneira de comemorar e viajar pelo mundo e agradecer aos fãs antigos e deixar os novos fãs comemorarem conosco, o que tem sido uma montanha-russa muito louca desde o começo do Savatage, houve muitas perdas e muitas coisas. Quer dizer, todas as bandas têm isso com seus membros… Tivemos as passagens de Criss Oliva e Paul O’Nelll, e passamos por muita coisa na história dessa banda. Mas a música uniu tantas pessoas. E eu sei que não faltam fãs do Savatage nesse mundo, sejam eles fãs que tiveram filhos ou filhos que acabaram de se tornar fãs. E eu estou lá com os fãs nessa esperança. Eu adoraria ver isso acontecer. No que diz respeito a ser um membro da banda, estou alinhado e pronto, e sempre estive. Eu deixaria qualquer coisa que eu estivesse fazendo de lado pelo Savatage, então não é uma questão de se eu gostaria ou não de fazer, só estou esperando o momento certo para isso. Eu sempre disse, você não pode forçar esse momento só porque é algo que todo mundo quer que façamos… Eu acho que todos nós fazemos músicas muito legais, e se isso acontecer, será um álbum divertido do Savatage. Como eu disse, será uma boa maneira de comemorar tudo o que já fizemos.”