Os fãs do Savatage estão ansiosos pelo retorno da banda aos palcos desde o anúncio oficial em outubro passado. E os fãs brasileiros presenciarão o primeiro show do Savatage em 2025 bem de pertinho, pois, a banda será uma das atrações do Monster of Rock, no dia 19 de abril no Allianz Parque. Entretanto, como você já deve saber à essa altura, Jon Oliva (vocalista, tecladista e fundador) não estará no palco devido aos vários problemas de saúde que o acometem, incluindo uma fratura na vértebra T7 em três lugares, uma lesão grave que sofreu em 2023 e o deixou dependendo de uma cadeira de rodas. Recentemente, Jon também recebeu diagnóstico de esclerose múltipla e doença de Ménière, que agravaram ainda mais seu estado de saúde.
Em nova entrevista ao Poisoned Rock da Itália, o guitarrista Chris Caffery, falou sobre os próximos shows na Europa e América do Sul. A formação para a aguardada turnê inclui Johnny Lee Middleton no baixo, Al Pitrelli na guitarra, Jeff Plate na bateria e Zak Stevens nos vocais principais, além é claro, Chris Caffery. Veja a declaração de Chris:
“Foi Jon quem nos disse para fazer isso, realmente. Ele meio que quer que isso aconteça tanto quanto qualquer um. E ele foi o primeiro a dizer que estaríamos trabalhando em um novo disco. E então ele teve seus problemas de saúde surgindo e nós meio que pausamos as coisas e a capacidade de fazer esses shows aconteceu. E Jon queria que fôssemos fazer isso.
Lembro-me de falar com Jon pouco antes de partirmos para a turnê TSO [Trans-Siberian Orchestra] [no final de 2024]. E eu fiquei tipo, ‘Sabe, Jon , eu nunca fiz um show do Savatage sem você.’ E nós estávamos meio emocionados falando sobre seu irmão [o falecido guitarrista do Savatage Criss Oliva] e coisas em nossas vidas e nossas famílias e pessoas que perdemos e tudo mais. E ele apenas olhou para mim e disse, ‘Você vai tocar essa porra de música?’ Então isso explica tudo.
Jon quer estar lá. E eu acho que de alguma forma isso vai inspirar os poderes constituídos a ficarem com ele, curá-lo e deixá-lo ficar conosco de alguma maneira. E eu sei que ele estará em nossos ensaios e ele estará trabalhando conosco nos sets. Ele estará trabalhando na produção e em tudo o mais que fizermos. E espero que possamos adicioná-lo aos shows de alguma forma através dos telões, se gravarmos algo ou o que for. Mas nós garantiremos que ele esteja lá, na verdade, ele sempre estará lá. Quero dizer, é a banda de Jon, basicamente. Ele simplesmente não está fisicamente apto a voar e viajar agora. mas eu sei que ele quer fazer isso.
Eu conheço Jon. Ele é uma das pessoas mais fortes que já conheci na minha vida. E ele teve um turbilhão de acontecimentos em sua vida. Sua esposa faleceu, seu pai faleceu, seu genro faleceu, Paul O’Neill faleceu. Mas Ele tinha vários engenheiros de som e membros da banda do Jon Oliva’s Pain e todos esses caras — ele tem tantos motivos para se esforçar para ficar bem, estar no palco e sair para fazer isso. E eu acho que, como eu disse, ele é a pessoa mais forte com quem já trabalhei neste negócio, física e emocionalmente. E eu só acho que conhecendo o Rei da Montanha, nós o levaremos conosco quando ele puder.”
