Satyricon é um dos grandes nomes do Black Metal norueguês, porém também passou por mudanças em sua sonoridade. Assim, acrescentando mais e novos elementos ao seu alicerce musical. Em contrapartida, o duo formado pelo vocalista e multi-instrumentista Satyr e o baterista Frost, segue com sua conduta nefasta e maligna dentro do que fora proposto desde o princípio da jornada.
A banda está em processo de gravação do vindouro e novo disco, porém a curiosidade sobre o que poderá vir é bastante ampla. Portanto, isso mostra o valor que a banda adquiriu ao longo dos anos.
O baterista Kjetil-Vidar “Frost” Haraldstad participou de uma entrevista para Jerry Kurunen, do canal Rauta. A entrevista aconteceu no início de agosto em Bergen, na Noruega, durante o festival Beyond the Gates. Nela, Frost foi questionado sobre o que os fãs podem esperar para o próximo lançamento. O baterista do Satyricon disse:
“Eu acho que seja lá o que for esse novo álbum, porque ainda não sabemos ao certo, mas será um álbum mais convencional de certa forma, mas haverá muita coisa nele que não é convencional. Estamos analisando algumas ideias diferentes, mas não posso revelar muito sobre elas. Isso não faria sentido neste momento. Mas de alguma forma, a jornada que Satyr (vocalista do Satyricon, Sigurd Wongraven) estava quando trabalhou no projeto (Edvard) Munch também terá um efeito muito grave no que está acontecendo com esse novo material. E eu acho que isso refletirá de alguma forma em como pensamos musicalmente. Mas você também pode dizer que estamos um pouco mais para trás em um cenário mais convencional, se esse termo faz sentido no mundo do Satyricon. E eu acho que o álbum será muito, muito variado. Mas você sempre pode esperar o inesperado dessa banda, e isso continua a seja verdade agora e definitivamente não menos – talvez até um pouco mais depois daquele período de Munch.”
O assunto chegou até o tema referente à data de lançamento do novo álbum e se haverá alguma turnê de promoção do novo material. Frost revelou o seguinte:
“Fizemos a maior parte do material para o álbum, e estamos ensaiando e indo e voltando um pouco com esse material agora, fazendo algumas demos e outras coisas por um tempo. Então, vamos levar isso até o fim, gravar, descobrir exatamente o que fazer com o lançamento, porque isso vai ser algo que as pessoas vão descobrir quando estiver pronto. E espero que de alguma forma façamos uma turnê com o álbum – talvez não uma turnê convencional em clubes. Pode ser outra coisa. Pode ser algo mais como fazer shows especiais com alguns elementos que adicionem algo visualmente ou musicalmente ou ambos. E sabemos que a banda estará pelo menos ativa como uma banda ao vivo também no futuro. E temos algumas turnês planejadas. Se você tivesse me perguntado um ano atrás, eu teria dito que isso provavelmente não vai acontecer de novo, mas as pessoas que nos seguem na Internet provavelmente sabem que faremos uma turnê na primavera novamente. E provavelmente haverá mais disso também. Então o que posso dizer agora é que o novo álbum e a turnê que o segue vão preencher boa parte dos próximos dois ou três anos. Tenho quase certeza.”
Enquanto o Satyricon segue trabalhando de forma contida no novo álbum, é bom relembrar os materiais já lançados para se ter ao menos uma ligeira ideia do que está por vir. Seja mais convencional ou completamente variado, ou ambos, o que importa é que vem disco novo por aí e sempre devemos ficar atentos a isso.