Sadus, um dos principais nomes americanos do Thrash/Death, lançou um disco de inéditas depois de quase 17 anos sem novidades, e de acordo com Jon Allen, essa foi a melhor decisão!
Não, o melhor caminho não foi dar um tempo, mas sim voltar. Sobre o processo de volta, o baterista do Sadus, Jon Allen, conta dessa forma:
“Eu me casei novamente e fui para o Texas e simplesmente não deu certo. Mas Darren apareceu e tocou comigo umas quatro ou cinco vezes enquanto eu estava lá. Somos tão old school. É como, ‘eu’ Não vou enviar isso para você pela Internet. Vamos fazer uma jam e é assim que vai ser.’ Ele continuou aparecendo e tocando, mas eu não achava que estava funcionando. Finalmente, me divorciei. Voltei para a Califórnia. Fui morar com Darren. Nos conhecemos desde os 14 ou 15 anos. anos. Mudei-me e morei na sala dele por um tempo. Começamos de onde havíamos parado quando ele estava vindo para o Texas. Ele tinha alguns riffs e foi muito mais fácil quando voltei. Eu não Não trouxe tudo, mas trouxe minha bateria elétrica. Certifiquei-me de que podíamos fazer música. Começamos a escrever, então provavelmente foi em 2018.”
Logo após falar um pouco sobre como tudo começou, Jon explica o porquê de Steve DiGiorgio não tocar em “The Shadow Inside”:
“Éramos todos amigos e ele fazia o que queria porque trabalhava como músico em tempo integral. Os empregos que Darren e eu tínhamos eram paralelos ao SADUS, mas Steve decidiu fazer isso em tempo integral. Tivemos que apoiá-lo nisso. Ele fez muitas coisas e agora está valendo a pena. Ele faz shows o tempo todo, como o último álbum do MEGADETH.”
Allen ainda revelou sobre os planos de tocar ao vivo:
“Temos três festivais agendados para o próximo ano. Temos Alcatraz, Brutal Assault e Bloodstock Open Air – são todos em agosto. Vamos fazer esses três e tentar reservar algo antes ou depois disso e fazer um pequena corrida. Enquanto conversamos, nosso antigo empresário está juntando as coisas. Temos que manter a bola rolando. É uma coisa boa agora. Estamos atacando enquanto o ferro está quente. Acho que o velho estilo de thrash metal está realmente chegando de volta. Acho que vamos pegar essa nova onda um pouco. Não conhecemos outra maneira. Experimentamos e tivemos uma abordagem natural no estúdio.”
Sobre a decisão de voltar e o feedback do seu trabalho, Allen conta como se sente:
“Isso me faz sentir que o próximo será mais fácil para nós decidirmos para onde iremos, porque as pessoas estão gostando. Nós só queríamos fazer algumas coisas. Essa é a força por trás disso, saber: ‘Vocês conseguem fazer isso. As pessoas vão gostar.’ Se você se mantiver firme, as coisas acontecerão do jeito que você deseja.”
A banda de Thrash Metal, Sadus, nasceu na cidade californiana de Antioch, em 1985, ou seja, em plena explosão do Thrash Metal. O debut “Ilusions” chegou três anos depois, tendo originalmente no line-up, Darren (vocal e guitarra), Rob Moore (guitarra), Steve DiGiorgio (baixo) e Jon Allen (bateria). Após sua fundação, a banda ficou na ativa por trinta anos e em 2015, encerrou suas atividades. Logo depois, em 2017, houve a anúncio do retorno. Há pouco tempo atrás, eles, novemente, fizeram um anúncio de encerramento das atividades, dizendo que o projeto do novo disco seria “arquivado”. No entanto, ainda em 2022, saiu um single, “It’s the Sickness”, e em 17/11/2023, “The Shadow Inside” saiu pela Nuclar Blast.