O frontman do Sabaton, Joakim Brodén, concedeu uma entrevista ao Rock Antenne da Alemanha, onde falou sobre como tem sido para ele e seus colegas de banda realizarem os seus primeiros shows diante da atual situação da pandemia. Acompanhe:
“Uma coisa que aprendemos aqui é que todos os países lidam com isso de maneira diferente – muito diferente. Na América, onde fizemos turnê com o Judas Priest, funcionou bem, tanto do ponto de vista do público, eu diria, e a perspectiva do lado da turnê. Geralmente fazíamos dois shows um após o outro e então tínhamos um dia de folga; isso era normal. E a cada primeiro show após um dia de folga, nós seríamos testados antes de entrar no local. As pessoas que iam aos shows tinham que se vacinar ou fazer um exame com menos de 24 horas ou algo assim. E praticamente foi muito tranquilo. Não fomos a todos os lugares, mas estávamos em, tipo, seis, sete ou oito estados andando por aí, e era uma situação mais tranquila. Assim que você entrar, coloque a máscara e então todo o resto ficará normal.”
Questionado se ele tem medo de que a próxima turnê europeia do Sabaton, prevista para março, seja cancelada, Joakim disse:
“Não, acho que não. Não estou nem um pouco preocupado. Quer dizer, pode – eu não posso fazer nenhuma promessa. Você terá que perguntar a pessoas de alto escalão no governo alemão [risos] infelizmente, ainda não consegui me tornar chanceler.
“É uma situação diferente para cada país também”, continuou. “Isso é o que é mais preocupante, eu acho. Porque se estamos em turnê pela América, é uma nação. Ok, estados diferentes, regras diferentes, em certo sentido. Mas vamos fazer uma turnê na Suécia em janeiro, e eu não ando preocupado com tudo, porque esse é um país – um governo que tem voz. O truque para as bandas hoje, e isso é um problema real, especialmente agora, é que planejar uma turnê, reservar uma turnê, não existe um acordo centralizado. Não estou dizendo que a União Europeia deveria fazer qualquer coisa assim; não estou aqui para falar de política. Mas a preocupação para qualquer promotor, banda ou agente de agendamento é, tipo, sim, podemos agendar uma turnê inteira e então, digamos, a França e a Alemanha decidem fechar. Isso torna toda a turnê impossível de fazer, porque então a banda estaria perdendo dinheiro e todo mundo estaria perdendo dinheiro. E neste momento, acredite em mim, não muitos agentes de reservas, promotores e bandas podem perder dinheiro. Então essa é a preocupação em fazer … Aqueles que fizeram turnês agora e às vezes tiveram que cancelar a turnê inteira – na verdade, tecnicamente, eles poderiam ter ido para um país, mas não puderam fazer a turnê por causa de outras coisas.”
O Sabaton lançará seu décimo álbum “The War To End All Wars”, em 4 de março de 2022 pela Nuclear Blast Records.