Algumas bandas, mesmo tocando estilos mais tradicionais e pouco comentados no mainstream, tem conseguido obter um resultado fenomenal entre os fãs mais jovens. No Power Metal, estilo para muitos completamente saturado, podemos mencionar o Sabaton e o Powerwolf como dois destes fenômenos avassaladores.
O Sabaton, há tempos, vem se mostrando uma banda surpreendente. Com uma presença de palco marcante, performances explosivas e discos que abordam temáticas históricas geralmente relacionadas a guerras e batalhas épicas do passado, o quinteto sueco tem conquistado uma verdadeira legião de fãs.
É verdade que esta era uma tendência exclusiva no mercado europeu, mas parece que estamos diante de uma possível nova invasão massiva do Power Metal ao território norte americano.
O próximo filme do Sabaton, “The Tour To End All Tours”, acaba de receber a benção da América. Ele irá ser transmitido em mais de 500 cinemas do país à partir dos dias 30 e 31 de outubro.
Na Europa, região em que a banda está estabelecida e é uma das maiores potências do gênero, por conseqüência, mais de 700 cinemas espalhados por 26 territórios participarão da estreia. Com a aderência do mercado norte americano, o filme ganha contornos de mega produção. Somente no país, temos a incrível marca de 500 cinemas aderidos. Veja, são mais de 1200 cinemas ao redor do mundo e é provável que os números sigam aumentando. Há previsões de que o Canadá e outros países deverão fazer parte.
O filme/show “Sabaton – The Tour To End All Tours” foi gravado em Amsterdã, no Ziggo Dome esgotado com a presença de mais de 16.000 fãs. A performance ocorreu durante a turnê europeia de 2023. Sobre o filme, o vocalista Joakim Brodén comentou:
“O plano inicial com este filme/show era trazer um show explosivo do Sabaton direto para a porta dos nossos fãs! Colocamos cada grama da nossa energia ao vivo nesta experiência, tornando-a o mais próximo que você pode chegar de um show do Sabaton sem realmente estar lá pessoalmente. Este não é apenas um filme, é uma experiência imersiva de Heavy Metal e mal podemos esperar para que nossos fãs vejam e sintam o poder da nossa música através da tela grande como nunca antes. Quem sabe, talvez ganhemos alguns novos fãs ao longo do caminho.”