[Ruidos & Sonidos] CODA (México)

PUBLICIDADE

Os caminhos que levam uma banda a despontar e fazer sucesso, são vários. Alguns países tornaram referência em determinado estilo ou mesmo “apenas” a referência para bandas/artistas diversos. Porém, é fato que na maioria das vezes os grupos que despontam e ganham notoriedade, usam o inglês (idioma) como linguagem principal e universal, caso queiram explorar outras fronteiras.

Isso é uma regra? Não! Definitivamente não é, no entanto, está claro que são poucos os grupos que conseguiram um lugar no degrau mais alto do pódium cantando em sua língua mãe, principalmente se o estilo escolhido for o Heavy Metal. Por inúmeros motivos, as bandas se abstêm de seu idioma e passam a usar o inglês como conexão direta com seus fãs e claro, com o sucesso.

Como exceção é algo que se aplica a tudo e a todos, na música não poderia ser diferente e “regras” foram quebradas. Nadando contra a maré mas conseguindo se firmar em suas propostas e principalmente sendo fiéis à sua sonoridade e aos seus fãs, alguns desses grupos foram ou ainda são grandes nomes dentro de seu país de origem e em alguns casos, também em outros países. Algumas das bandas carregam consigo status de “grande”, lotando arenas, vendendo milhares de discos e principalmente, sendo muito bem reconhecidos por seus fãs devotos.

Para falar um pouco sobre estas bandas e suas trajetórias, mergulhamos no mundo de RUIDOS & SONIDOS. De lá, trouxemos discos (ainda) desconhecidos por muitos mas que a partir de agora podem ser conferidos.

Em nosso primeiro capítulo falemos do CODA, quinteto mexicano formado em 1989 e que conta com cinco álbuns oficias e duas coletâneas.

Oriundos do México, é formado atualmente por Xava Aguilar (voz), Tonio Ruíz (guitarras), Allan (baixo), David Melchor (teclados) e Chuco Esquivel (bateria), o quinteto que executa um Hard Rock/Melodic Hard/AOR, deu os primeiro passos no finalzinho de 1989 quando gravaram seu EP de estréia intitulado “Tiempo Perfecto”, lançado oficialmente em 1990.

O primeiro disco de fato (álbum completo) chegou às lojas em 1993. “Enciéndelo”, chamou a atenção da gravadora Sony (Mexicana), em especial do diretor Rául Vázquez, que ao assistir ao show da banda no festival Rock Atitlán, ofereceu-lhes um contrato.

Contendo 12 faixas, distribuídas em 49 minutos de duração, “Enciéndelo” é um disco fascinante da primeira à última faixa, embora algumas consigam sobressair. Caso das belíssimas “Atrevete”, “Caminando En El Fuego”, “Viviendo De Noche”, “Atado A Tu Piel”, “Vivo O Muerto”, “Eternamente”, “Preso De La Inquietud”, e “Tocame”.

Em junho de 1995 o grupo lança mais um disco excepcional. batizado “Veinte Para Las Doce”, segundo e estupendo disco contendo 11 faixas inéditas, divididas em 48 minutos e desta vez os destaques vão para “Pon El Mundo A Girar”, Dame Un Poco De Tiempo”, “Aún”, Otro Tono Al Gris”, “Veinte Para las Doces”, “Frío”, No Puedo Estar Sin Ti”, e “Sed”.

Em 1997 o quinteto solta mais um trabalho de inéditas, “Nível 3” que como bem entrega o título, trata-se do terceiro álbum oficial da carreira, contendo 11 faixas divididas em pouco mais de 45 minutos.

Trazendo uma sonoridade diferente dos discos anteriores, o quinteto apostou numa pegada mais Acoustic Rock (ou Soft Rock) e menos Hard, o que faz de “Nível 3” um álbum “mediano”. Apesar de sua sonoridade mais clean, o disco traz boas canções e consegue agradar o ouvinte.

Após anos juntos e três discos lançados, o vocalista Xava Aguillar resolve deixar a banda alegando motivos pessoais, montando dois anos depois o Coda Drago. Em 2012 o grupo decide realizar alguns shows , trazendo a formação original e evidentemente o excelente Xava, nos vocais.

Em 2015 o quinteto lança “Ciclos”, novo e 4o disco de inéditas e apesar de trazer um algumas mudanças em seu Hard, apostando agora no Modern Hard Rock. O disco contém 10 faixas onde podemos destacar as canções: “Vivir En El Infierno”, “Desnudame”, “Sigo Aqui”, “Rueda Y Rueda”, “No Me Doblego”, “Reto” e “Desde Que Estás Aqui”.

Apesar de trazer mudanças de sonoridade e em nada comparados aos discos anteriores, “Ciclos” consegue ser um ótimo álbum de retorno onde a banda sabiamente “modernizou” sua música, trazendo uma pegada mais pesada e riffs que flertam em alguns momentos com o Heavy Metal.

Descartando o idioma inglês de sua carreira e apostando em sua língua nativa, o quinteto mexicano consegue ser excepcional dentro de sua proposta musica. Mais que uma banda de Hard Rock, o CODA pode se orgulhar de trazer em seu line uma cozinha de excelentes músicos, em especial os vocais de Xava Aguilar, uma das melhores vozes do Hard/Melodic Hard Rock Mexicano.

Uma banda para ser ouvida atentamente.

Algumas observações acerca da banda.

* Em 1993 o quinteto foi a banda de abertura da turnê do álbum Adrenalize dos britânicos do Def Leppard.

* Em junho de 1994, tocaram ao lado dos americanos do Motley Crue no festival “Rock Por La Paz”.

* Ainda em 1994 o grupo participa da “VIII Cerimônia de Premiação do Rock Espanhol”, realizado na cidade do México onde foram a banda vencedora na categoria Melhor Banda de hard Rock.

* Veinte Para Los Doces, foi produzido por Robin Black, conhecido por produzir discos de bandas como Bee Gee, Pink Floyd, Supertramp e Black Sabbath. Os arranjos deste trabalho foram feitos por Spike Edney, tecladista do Queen. * Em 1995, a banda realizou uma extensa turnê , tocando em países como Honduras, Estados Unidos, Guatemala, El Salvador e Costa Rica.

Em maio do mesmo ano a banda participa do Teleton realizado na Guatemala e em dezembro do mesmo ano participa da “Navidad Con Las Estrellas” na cidade do méxico, evento beneficente organizado pela Televisa Mexicana. * O clipe de “Luz Roja” lançado em 1997 garantiu ao grupo o prêmio de “Melhor Banda de Rock” .

* Em novembro de 1997, o grupo foi a banda de abertura na apresentação dos alemães do Scorpions na cidade do México.

* Em 1998 mais um prêmio! Desta vez, o quinteto foi o vencedor na categoria “melhor Banda de Hard Rock”, na cerimônia de premiação da revista mexicana Nuestro Rock. Vamos ouvir um pouco do trabalho do CODA:

Redigido por Geovani Vieira

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações