“The Quantum Phase” é o terceiro full lenght do supergrupo The End Machine, o qual veio à tona no dia 8 de março de 2024, através do selo Frontiers Music SRL. Mas, afinal de contas, por que devemos considerar The End Machine como um supergrupo? Em primeiro lugar, seu guitarrista, George Lynch, é membro do Lynch Mob, KXM, além de ex-integrante do Dokken. Já o baixista Jeff Pilson é membro do Foreigner, ex-Dio, ex-McAuley Schenker Group e, assim como George Lynch, ex-membro do Dokken. O baterista Steve Brown é membro do Tesla, Ronnie Montrose e Oleander, enquanto o vocalista indiano Girish Pradhan, um dos melhores da nova geração, se destaca também em sua própria banda, Girish and The Chronicles. Ou seja, nomes importantes do Hard Rock fazem parte desse line-up e o resultado final desse trabalho não teria como dar errado.
Trinca inicial exala a perfeição
Logo que inicia, a fim de deixar as melhores primeiras impressões possíveis no ouvinte, as três melhores canções do disco já vem em sequência. “Black Hole Extinction”, “Silent Winter” e “Killer of the Night”, certamente, estão entre as melhores músicas de Hard Rock de 2024, principalmente, “Silent Winter”, a qual elegemos com a nossa favorita.
A sonoridade do The End Machine parece equilibrar influências como Mr Big, Foreigner, Def Leppard e Dokken, todas elas soando juntas e ao mesmo tempo. A poderosa voz de Girish Pradhan ora lembra Eric Martin ora soa como Lou Gramm. Os solos de Lynch, por sua vez, fazem com que lembremos o seu período como membro do Dokken, ao passo que tanto o baixo quanto o teclado de Jeff Pilson colaboram para que todas essas características que citamos se tornem mais intensas. Não menos importante, o competente baterista Steve Brown dá ainda mais qualidade a todas as onze composições do novo registro.
Seguindo com Hard Rock de primeiríssima qualidade
Em seguida, “Hell or High Water”, título comum dentro do gênero, faz com que o Hard Rock continue em alta temperatura. Quebrando um pouco o ritmo acelerado, “Stand Up” é uma canção mais cadenciada, porém ainda quente como o inferno, adicionando uma pitada de 70’s em um disco que devota a década de 80.
Como diria um velho conhecido, o que seria do Hard Rock sem as suas baladas fantásticas? Assim sendo, “Burning Man” chega para preencher essa lacuna, sendo uma belíssima balada, destacando, mais uma vez, o talento vocal e Girish Pradhan e, da mesma forma, os lindos solos de George Lynch.
Um toque a mais de AOR + Van Halen serve como tempero para “Shattered Glass Heart”, dessa forma, oferecendo ao ouvinte um pouco de Hard Rock com a cara dos Estados Unidos da América, dançante e festeiro.
Desde que ouvimos “Time” pela primeira vez, foi impossível não lembrar de Mr Big. Não é que ela soe como cópia, mas o timbre de voz de Pradhan se parece demais com o de Eric Martin em certos momentos e essa canção é um deles.
Trinca final
Assim que o teclado introduz “Hunted”, nossa mente nos transporta direto para década de 80. Além disso, as referências em Whitesnake e, principalmente, Def Leppard trazem de volta as memórias de uma época na qual a boa música ainda dominava parte do mainstream.
Embora os primeiros segundos de “Stranger in the Mirror” sejam bem “sabbáthicos”, ela se desenvolve como puro Hard Rock, destacando, dessa vez, a linha de baixo de Jeff Pilson, com um timbre brilhante e metálico, soando divino.
Encerrando o terceiro registro completo da discografia do The End Machine, temos a acelerada “Into the Blazing Sun”, a qual evidencia novamente o talento de Girish. Será muita injustiça se esse jovem, de alguma forma, não ocupar o seu lugar no mainstream, pois, se ele não tem qualidade para isso, quem tem então?
Em suma, um dos melhores discos de Hard Rock de 2024.
Nota: 9,1
Integrantes:
- George Lynch (guitarra)
- Jeff Pilson (baixo, backing vocals, teclado e guitarra)
- Steve Brown (bateria)
- Girish Pradhan (vocal)
Faixas:
- 1.Black Hole Extinction
- 2.Silent Winter
- 3.Killer of the Night
- 4.Hell or High Water
- 5.Stand Up
- 6.Burning Man
- 7.Shattered Glass Heart
- 8.Time
- 9.Hunted
- 10.Stranger in the Mirror
- 11.Into the Blazing Sun