Resenha: Saor – “Origins” (2022)

PUBLICIDADE

Season Of Mist

O vocalista e multi-instrumentista escocês, Andy Marshall, me surpreendeu, mais uma vez, com o quarto e novo full lenght do seu projeto de Atmospheric Folk/ Black Metal, Saor. “Origins” foi lançado, hoje, pelo selo Season Of Mist, sucedendo o já excelente “Forgotten Paths”, de 2019.

A canção “Call Of The Carnix” abre o disco com uma atmosfera fantástica. Os arranjos de Marshall em todos os instrumentos são fabulosos. Todos os elementos que já haviam me conquistado no “Forgotten Paths” estão presentes e funcionando ainda melhor no resultado final da produção. Mais uma vez, Saor faz a minha mente relaxar e visitar os lugares mais lindos e misteriosos do cosmos. Até o mais profundo hater de Black Metal não pode negar a imensa qualidade musical presente nesse trabalho. Andy utiliza mais os vocais limpos que no álbum anterior, intercalando com seus guturais, porém toda essa variação combina perfeitamente e a pequena mudança deixa a audição ainda mais formidável.

ANDY MARSHALL / Divulgação / Facebook

“Fallen” dá sequência à obra, mesclando uma veia Heavy e soando minimamente mais agressiva que sua antecessora. Em alguns momentos do disco, a sonoridade lembra os primórdios do Opeth, banda sueca que flertava com a temática Black Metal em suas composições e o faz até a atualidade, mesmo soando de outra forma. O instrumental é impecável e o híbrido entre Folk e Black é precisamente homogêneo. A música “The Ancient Ones” é discretamente mais acelerada que a anterior. O gutural de Marshall é executado de forma mais intensa, dando a sensação de um disco que está crescendo em peso a cada novo acorde que soa. Algumas variações rítmicas mostram a referência presente de Prog Metal nas composições.

O que vem daqui pra frente consegue ser ainda melhor.

“Aurora” faz parte das minhas favoritas ao lado de “Beyond The Wall”. Ela é a canção que já assimilei desde a primeira audição e posso escutá-las repetidas vezes sem pensar duas vezes. Seus trechos Black Metal são bem agressivos e marcantes, mas não tiram a suavidade e a melodia, sendo essa uma das características que mais impressiona no trabalho do Saor. Andy Marshall executa aqui os meus solos de guitarra preferidos entre as seis músicas do atual LONG PLAY.

Minha outra favorita, “Beyond The Wall”, foi single que ganhou belíssimo videoclipe e a primeira música que escutei do “Origins”, já tendo me deixado com altas expectativas sobre o conteúdo completo e que foram até superadas com a sua chegada.

Música e letra acima do bem e do mal.

“sou um homem livre / Aos pés de um gigante / Cabeça acima das nuvens / Fazendo mitos onde sua sombra é lançada / Beleza igualada apenas pelos sonhos / Daqueles para quem o chão está longe demais para se apoiar / Além das paredes, onde eles nunca viram / Um momento mais vibrante do que qualquer um que eles tenham concebido.”

ANDY MARSHALL / Photo By: Stéphane Gallay

A canção que intitula o full, “Origins”, também o encerra de forma magistral. Impressionante até para mim mesmo como a música do Saor atua positivamente sobre o meu ego e parece me deixar completamente envolvido, até hipnotizado. Eu simplesmente amo de uma forma que não consigo explicar com todas as palavras que eu deveria. Mais uma vez, o exímio músico Andy Marshall acertou em cheio em todas as suas escolhas. Nas primeiras audições, cheguei acreditar que o atual registro, embora excelente, fosse inferior ao anterior, porém, após algumas audições posteriores, notei que se trata de uma obra mais complexa e necessita de mais dedicação para ser absorvida, feito isso, cheguei a conclusão que Saor se superou em seu atual trabalho.

“Uma lição gravada nas lendas que todos nós esquecemos / Desvanecido sobre os ossos de uma montanha / Esses monumentos são tudo o que ecoa de sua linhagem Impresso em uma mente de pedra”

Congratualations Andy Marshall & Saor for the great album.

Aprovado e indicado para fãs de Black Metal e de música de extrema qualidade e refinada.

Nota 9,6

Integrantes:

  • Andy Marshall – (vocal e todos os instrumentos)

Músicos convidados:

  • Dylan Watson (bateria)
  • Sophie Marshall (back vocal)

Faixas:

  • 1.Call Of The Carnix
  • 2.Fallen
  • 3.The Ancient Ones
  • 4.Aurora
  • 5.Beyond The Wall
  • 6.Origins

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

CONFIRA A NOSSA RESENHA DO ÁLBUM ANTERIOR, “FORGOTTEN PATHS” (2019):

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
164SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Mais Acessadas

Últimas Publicações