PUBLICIDADE

Resenha: RF Force – “RF Force” (2022)

“RF Force” é o debut da banda de Heavy tradicional de mesmo nome.

   

Talvez o Mundo Metal seja um dos canais dedicados ao Rock e Metal que mais celebre e apoie a ascensão do NWOTHM, movimento que resgata o Heavy tradicional e suas raízes.

A nova onda do Heavy Metal cresceu em muitos países, mais em uns do que em outros, e o Brasil não ficou de fora desse movimento. Nos últimos anos houve o surgimento de bandas como:

Living Metal, Night Prowler, Fire Strike, Grey Wolf, Overlloud, Hellhounds, Steed Of Fury, Nightwölf, entre outras.

RF Force

No entanto, no início de 2022, me deparei com um novo nome, RF Force, e o seu impressionante debut homônimo, que ainda será lançado oficialmente no dia 27/02, pelo selo Classic Metal.

Pesquisando com a equipe do MM, eu soube que RF Force é a banda do guitarrista Rodrigo Flausino, que tem um canal sobre guitarra no Youtube com 157 mil seguidores.

Além disso, o vocalista Marcelo Saracino, o guitarrista Daniel Iasbeck, que também foi produtor do registro, o baixista Ricardo Flausino e o baterista Lucas Emidio compõe o line-up matador.

Photo By: Xtudo Obze

“Fallen Angel”

O single “Fallen Angel”, que tem videoclipe oficial, foi o cartão de visitas do RF Force e tem todos os ingredientes de uma perfeita receita de Heavy tradicional.

Marcelo Saracino

O vocal de Marcelo Saracino me faz lembrar o timbre de Nils Patrik Johansson, da banda sueca de Heavy/Power, Astral Doors, e ele é claramente influenciado em Ronnie James Dio.

Rodrigo Flausino e Daniel Iasbeck

Aliás, a dupla de guitarristas Rodrigo Flausino e Daniel Iasbeck, de quem eu já conhecia o trabalho desde o cover do Kiss que tocou em minha cidade, é perfeita em seus riffs e solos que mesclam técnica e feeling.

Ricardo Flausino e Lucas Emídio

O baixista Ricardo Flausino e o baterista Lucas Emidio conduzem o suporte perfeito para a sonoridade precisa do quinteto.

“Anjo caído / O que é que você fez? / Espíritos temem pelos céus / O inferno não está dando as boas-vindas a você / Anjo caído / As acusações seguem / Seu mal é pecado (até) para o diabo / Humanidade… A humanidade é a sua casa.”

“Old School Metal”

   

“OLD SCHOOL METAL”, QUE É, EM CONTRAPARTIDA, DISCRETAMENTE MAIS CADENCIADA QUE SUA ANTECESSORA COM UMA PEGADA HARD’N’HEAVY, DÁ SEQUÊNCIA AO FULL LENGHT, TRANSBORDANDO O ESPÍRITO QUE INFLUENCIA SUA SONORIDADE DO RF FORCE, QUE É O DO METAL OLD SCHOOL, PRESENTE EM CADA ACORDE DESSE ÁLBUM DE ESTREIA.

O PEDAL ACELERADOR É ACIONADO EM “FLYING DOGS”, FAZENDO COM QUE ESSA CANÇÃO SOE SPEED METAL, FECHANDO COM PERFEIÇÃO A PRIMEIRA TRINCA DO DISCO.

EXCELENTE E IMPECÁVEL.

A quarta música, “The Beast And The Hunter”, remete a carreira solo de DIO, porém sem que a personalidade RF Force seja deixada de lada. Seu refrão é um dos meus favoritos.

Mais uma faixa acelerada com pegada Speed. “Creeps Of The World” é pura energia para banguear sozinho frente aos autofalantes, pois, eu não conseguiria ficar parado de forma alguma.

Aliás, os solos de guitarra maravilhosos são a cereja do bolo dessa composição.

“In The Heart And Mind”

Ao contrário das demais, “In The Heart And Mind” não me impressionou muito nas primeiras duas audições, mas hoje é minha favorita, pois ela vai ficando melhor a cada vez que a escuto novamente.

Enfim, “Fighter” é um descanso para o carregamento das baterias, simplesmente, pelo fato dela ser o Heavy/Hard mais cadenciado no track list. Saracino mostra que um bom frontman faz a diferença em qualquer banda, principalmente, quando ela leva Heavy Metal em sua bagagem.

Photo By: Xtudo Obze

Como diria meu brother Geovani “Gigio Tadeu” Vieira, balada é a hora de curtir com a patroa, deixando as crianças com a sogra (rs), brincadeiras à parte, “Will You Remember?” se encaixa, mesmo que parcialmente, nesse jargão do Gigio, pois trata-se de uma power ballad de alto nível.

Acima de tudo, como é bom presenciar o nascimento de mais uma força nacional do NWOTHM, e que FORÇA, como seu próprio nome transmite.

Até aqui, eu sentia falta de algo mais Heavy/Doom. “Beyond Life And Death” preencheu essa lacuna. Não tive como não pensar em Black Sabbath nas eras DIO e Tony Martin.

   

Teria como dar errado? Absolutamente, não! Excelente canção que deve ser ouvida no modo REPLAY. O encerramento desse candidato a clássico do Metal nacional é “M.O.A.B.”.

Assim que ela é a faixa mais técnica do full lenght, na qual os músicos mostram mais as cartas que guardam nas mangas.

Isso quer dizer que soou artificial?

Negativo! Música absolutamente linda! Destaco, principalmente, a linha de baixo de Ricardo Flausino.

Ao final, o registro se encerra da mesma forma surpreendente com a qual se iniciou, já me deixando ansioso pelo segundo disco do RF Force. Oxalá, ele não tarde.

Você é fã de Heavy Metal old school? Então esse disco não é somente indicado para você, mas obrigatório! Ouça já e ouça no talo!

Nota 9,1

Integrantes:

  • Rodrigo Flausino (guitarra)
  • Marcelo Saracino (vocal)
  • Daniel Iasbeck (guitarra)
  • Ricardo Flausino (baixo)
  • Lucas Emidio (bateria)

Faixas:

  • 1.Fallen Angel
  • 2.Old School Metal
  • 3.Flying Dogs
  • 4.The Beast and The Hunter
  • 5.Creeps Of The World
  • 6.In The Heart And Mind
  • 7.Fighter
  • 8.Will You Remember?
  • 9.Beyond Life And Death
  • 10.M.O.A.B.

Redigido por Cristiano “Big Head” Ruiz

Quem é Mundo Metal?

Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.

   

Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre.

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -