Após mais de 50 anos do lançamento do clássico do Led Zeppelin, “Led Zeppelin IV”, uma curiosidade que intrigou gerações de fãs da lendária inglesa, era saber quem é o homem enigmático na antológica capa do quarto álbum do Led Zeppelin, levantando muitas especulações.
Mas agora, o mistério finalmente chegou ao fim. E isso se deve ao pesquisador Brian Edwards, que trabalha no centro de história regional da Universidade do Oeste da Inglaterra.
O trabalho de Edwards inclui analisar pinturas antigas, artefatos e fotografias tiradas na região de Wiltshire em épocas passadas. Ao pesquisar as primeiras fotografias de Stonehenge, Edwards se deparou com a imagem vista na capa de Led Zeppelin IV.
Segundo Edwards, a fotografia faz parte de um álbum da era vitoriana intitulado “Reminiscences of a Visit to Shaftesbury. Whitsuntide 1892. Um presente de Ernest para a tia”.
Além disso, sob a imagem há uma simples observação atribuída à foto e contendo apenas três palavras: “Um palhaço de Wiltshire”.
Supõe-se que o referido palhaço seja Lot Long (ou Longyear), um homem que viveu de 1823 a 1893. O último detalhe explícito (até aqui) é que Long era viúvo na época do registro fotográfico e morava sozinho em uma casa de campo em Shaftesbury Road, Mere.
Em entrevista ao The Guardian, Edwards explicou o por que a sua descoberta é tão significativa para ele:
“Led Zeppelin criou a trilha sonora que me acompanha desde minha adolescência, então eu realmente espero que a descoberta deste estilo vitoriano fotografia agrada e diverte Robert, Jimmy e John Paul.”