Alguns álbuns são tão impactantes que seus respectivos intérpretes precisam tomar cuidado para não se tornarem reféns. Com o Queensryche, podemos dizer que este disco é “Operation: Mindcrime”.
Considerado por muitos como um dos maiores (senão o maior) álbum de Metal conceitual da história, o registro acabou pautando boa parte da carreira do grupo. Mais do que isso, pautou praticamente toda a trajetória do vocalista Geoff Tate depois de sua saída da banda.
Dessa forma, o músico chegou a montar uma banda chamada Operation Mindcrime. No momento, está desenvolvendo o que ele diz ser o último capítulo para a história. Sim, “Operation Mindcrime III” vem aí.
Uma trilogia?
Apenas para situar o amigo leitor, o clássico terceiro disco de estúdio do Queensryche chegou às lojas em 1988. A história contada no álbum acompanha o personagem Nikki, desiludido com a corrupção na sociedade assim como portador de sérios problemas referentes ao abuso de substâncias, ele acaba adentrando uma espécie de grupo revolucionário liderado pelo Dr X e é manipulado a assassinar líderes políticos. A história tem muitos acontecimentos marcantes até que Nikki encontra a freira Sister Mary para abrir seus olhos à respeito de toda a verdade.
Um capítulo II foi desenvolvido em 2006, ainda com Tate no Queensryche, mas o disco não conseguiu o mesmo tipo de repercussão do original.
Pois Geoff Tate não desiste nunca e lá vem ele com o terceiro capítulo. Em uma nova entrevista concedida ao programa “Rock Of Nations With Dave Kinchen And Shane McEachern”, o vocalista foi questionado sobre o direcionamento musical de seu novo material solo e respondeu o seguinte:
“Eu diria que tem mais uma pegada do início do Queensryche. As novas músicas são superpesadas e algumas delas são incrivelmente técnicas. Elas são como álgebra (Risos). Você precisa de uma calculadora quando está ouvindo a música (Risos). E, claro, algumas delas são muito emocionais. É o último capítulo da série ‘Mindcrime’. Então, ele segue as façanhas do Dr. X, Nikki e Sister Mary, e pega um ponto específico da história deles e meio que faz o microscópio do que está acontecendo naquele momento específico com eles. E eu estou simplesmente apaixonado por isso. Estou muito feliz com tudo até agora, e mal posso esperar para que as pessoas ouçam.”
Quando questionado se “Operation: Mindcrime III” trará algumas críticas e interações relacionadas a política atual, Tate disse:
“Oh, eu acho que sim. Sim, eu acho que as pessoas serão capazes de detectar pequenos pedaços do que está acontecendo ao redor delas. E é um momento interessante agora, muito interessante. Especialmente na próxima semana após a eleição presidencial dos EUA, vai ser muito interessante (risos). O que vai acontecer? Então, veremos.”
Pressionado sobre se “uma voz familiar” interpretará o Dr. X em “Operation: Mindcrime III”, já que o ator Anthony Valentine (que fez a voz original) faleceu, Geoff disse:
“Na verdade, não posso te dizer. Mas obrigado por perguntar (Risos)”