Em agosto de 2021, o Primal Fear emitiu um comunicado em que dizia que “devido a um sério problema de doença”, do baixista e membro fundador Matt Sinner (junto com Ralf Scheepers) a banda ficaria fora da estrada por tempo indeterminado, levando a banda a cancelar todos os shows que estavam agendados 2021/2022
Em 19 de dezembro, Mat Sinner compartilhou uma mensagem revelando confirmando que os shows haviam sido cancelados devido à sua saúde, dizendo que ele passou oito meses em oito hospitais diferentes.
Mais recentemente, falando com Chris Akin para Chris Akin Presents Scheepers falou sobre o atual estado de saúde do colega e sobre se já há perspectivas de retornarem à estrada. Veja o que ele disse:
“Ele está em um bom caminho. Não é fácil. Ainda não podemos fazer shows ao vivo, e ainda agora depois da merda do COVID. Somos amigos, e amigos leais e ficamos juntos. E acabamos de dizer que não faremos shows até que ele esteja bem novamente. Mas esse é exatamente um tópico muito, muito atual sobre o qual estamos falando, e isso será o próximo passo. O que eu sei é que todo mundo está compondo e escrevendo como loucos. Então esse é sempre o lado bom do lado ruim, é que somos pessoas produtivas.”
O último álbum lançado pelo Primal Fear foi “Metal Commando” em 2020.