Este é um tema muito delicado. Em pleno 2024, nossa medicina ainda não é totalmente eficaz na luta contra algumas doenças e, algumas delas, corriqueiramente, ceifam a vida de amigos, parentes e pessoas que admiramos. O câncer talvez seja uma das mais devastadoras nesse propósito.
Quando combatido em seu início, o paciente consegue obter maiores chances de uma cura total, mas quando o câncer se espalha e entra na fase de metástase, não há muito o que fazer. A pessoa é desenganada pelos médicos e adentra um processo de deterioração mental e física até finalmente se despedir deste mundo.
Este é o pensamento lógico e o que acontece na maioria dos casos, mas não para Ronnie Atkins, vocalista do Pretty Maids.
Notícia devastadora
Após o diagnóstico de câncer de pulmão obtido em 2019, Atkins, agora com 59 anos de idade, passou por cerca de 33 tratamentos de radiação e 4 quatro de quimioterapia. Ele chegou a ser declarado curado do câncer, mas em outubro de 2020 a doença retornou mais agressiva.
A metástase foi diagnosticada e o estágio 4 não permitia mais nenhum tipo de cirurgia. Atkins foi desiludido pelos médicos e tudo indicava que era apenas questão de poucos meses até o óbito.
Certamente, uma notícia devastadora como esta abalaria qualquer um, mas algumas poucas pessoas neste mundo tem braveza e força interior suficiente para dizer não aos diagnósticos médicos e lutar à sua maneira pela própria vida. Ronnie Atkins tirou força da coisa que ele mais ama: a música.
A música salva!
De 2020 até agora, o cantor gravou e lançou nada menos que três excelentes álbuns solo, sendo eles “One Shot” (2021), “Make It Count” (2022) e “Trinity” (2023), mais dois EP’s, “4 More Shots” (2021) e “Symphomaniac” (2022), assim como “Animalistic” (2022) com o projeto Nordic Union. Além disso, o vocalista ainda conseguiu retornar aos palcos com o Pretty Maids, além de fazer aparições regulares com o Avantasia.
Ronnie Atkins literalmente vive da música e se mantém vivo através da música. Hoje, 3 de setembro de 2024, exatos 5 anos depois do diagnóstico de câncer, o vocalista deixou uma mensagem de otimismo em suas redes sociais:
“Neste mesmo dia, faz 5 anos que fui diagnosticado com câncer. Mas o que aconteceu é que nesses 5 anos consegui escrever e gravar muitas músicas. Voltei aos palcos e fiz turnês pelo mundo em diferentes constelações e ainda haverá mais. Tive uma linda neta e em alguns dias seguirei minha filha até o altar. Isso era algo que eu dificilmente ousava sonhar naquela época, 5 anos atrás, quando enfrentei as devastadoras notícias ruins. Mas ainda estou aqui vivo e chutando bundas. Ainda tenho sonhos a seguir e, acima de tudo, ainda tenho uma enorme sede de vida!!!
Dito isso, também estou ciente de que não estaria aqui se não fosse pelos oncologistas/médicos qualificados, pelos métodos de tratamento em constante evolução, pela equipe/enfermeiros fantásticos que estiveram ao meu redor durante todo esse tempo e, finalmente, por Deus, o Todo-Poderoso, por cuidar de mim.
Espero sinceramente que minha situação possa servir de exemplo ou pelo menos ser uma luz na escuridão para outras pessoas que possam se ver envolvidas no desespero e na desesperança que acompanham essa doença horrível.
Então, deixe-me aproveitar a oportunidade para agradecer mais uma vez a toda a minha família e amigos e a todos vocês por me apoiarem. Por todas as bênçãos, saudações e amor que foram passados em meu caminho durante esses 5 anos. Estou mais do que agradecido”.
De verdade, Ronnie Atkins merece uma salva de palmas! Difícil não se emocionar.