E se nós te disséssemos que existem subgrupos dentro do Metal usando a política para banir grupos inteiros de pessoas pelo simples motivo de não pensar da mesma forma?
Patrizio “Patrick” Mameli, líder da veterana banda holandesa de Death Metal, Pestilence, resolveu manifestar todo o seu descontentamento com o deterioramento da comunidade Metal atual.
Memeli é um músico tarimbado e participou do movimento que resultou na consolidação do Death Metal nos anos 80 e começo dos 90.
Pestilence X subgrupos politizados
Naquela época, respirávamos outros ares e quando pensamos no tratamento e na irmandade entre os headbangers daquela época, fica impossível encontrar algo de positivo na cena atual.
É claro que as coisas mudam e evoluem, mas existe uma forma positiva de dizer que algo era bom e de repente ficou ruim?
Em uma nova entrevista concedida ao programa de rádio italiano Heavy Demons, Mameli foi questionado sobre o que mais ele sente falta na cena Metal dos anos 80/90 e mencionou a existência de subgrupos politizados estarem interferindo no bom funcionamento da cena.
Sem pestanejar, a alma do Pestilence disporou:
“Bem, é muito fácil. A solidariedade e a irmandade. Acho que hoje em dia muitas coisas, e digo isso não apenas me referindo ao Metal, mas em geral, as coisas foram politizadas tanto e a tal ponto que mesmo no Metal você tem subgrupos que usam a política para banir outro grupo de pessoas quando elas não pensam o mesmo que você.
Lembro-me que quando o Metal começou, quando as primeiras bandas de Death Metal da Flórida surgiram e estávamos trocando fitas, todo mundo simplesmente reconhecia outro irmão e todos se tratavam com respeito. Mas agora é mais como se você não pertencesse a esse determinado grupo, então você é um pária, e isso acontece por que todos querem ser e soar politizados.”
Em 2020, Mameli já havia criticado e se posicionado contra a cultura do cancelamento. Era a época eleitoral nos Estados Unidos e Mameli disse o seguinte:
“O que está acontecendo agora, onde o foco está em coisas como ‘Black Lives Matter’, Antifas lutando entre si, temos também Trump x Joe Biden e todas essas coisas que estão acontecendo agora. Parece que sabemos o que está acontecendo e não há nada que possamos fazer a respeito. E esse é o problema, a maioria das pessoas não se importa mais em sair e levantar sua voz por conta do que outras pessoas vão pensar, dizer ou fazer com você.
A humanidade tornou-se uma coisa política. Tudo o que você diz pode ser usado contra você. Então não dá mais para dizer ‘pessoa branca’, ‘pessoa negra’, ‘hispânica’, sem que as pessoas usem as bandeiras raciais e te deem carteiradas políticas. Você tem que tomar cuidado com o que diz e em tudo o que faz. Como hoje a Internet existe, as pessoas são banidas também. Eu sou banido pelo que digo no Facebook. Eles retiram do ar as minhas fotos, retiram do ar o que eu digo. Algumas pessoas ficam assustadas com isso e escolhem parar de protestar contra o que acham que é certo. É isso que estamos vivendo hoje.”
E você, concorda com Mameli? As pessoas tem se dividido cada vez mais por conta de ideologias políticas?
Quem é Mundo Metal?
Mundo Metal nasceu em 2013, através de uma reunião de amigos amantes do Rock e Metal. Com o objetivo de garimpar, informar e compartilhar todos os bons lançamentos, artistas promissores e tudo de melhor que acontece no mundo da música pesada.
Despretenciosamente, veio o grupo e depois a página no Facebook, aos poucos passamos a utilizar outras redes como Instagram e Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca desistimos de nossos objetivos e, hoje, nosso site está em franca expansão.
Sejam muito bem-vindos a nossa casa e, por fim, desejamos de coração que voltem sempre.
A real é que tem um monte de gente querendo pagar de politizado e de engajado socialmente quando apenas reproduzem ideias de alguém que reproduziu de alguém, em um eterno telefone sem fio… E se voce fizer mais de 3 perguntas sobre as tais ideias que essas pessoas dizem defender, já ficam confusas, nervosas e partem para a rotulação pra cima de você.