Em muitos momentos no decorrer dos anos, o terror/horror, casas mal assombradas, o Heavy Metal e o Rock and Roll, criaram boas histórias juntos. São inúmeras as bandas que adotaram temáticas ligadas a arte de amedrontar e, em contrapartida, uma vasta quantidade de filmes do gênero se utilizaram de músicas compostas por bandas de Rock/Metal.
Definitivamente, esta é uma combinação que funciona muito bem e ainda vai nos render muito material interessante no futuro.
Uma das maiores festas populares celebradas em muitos países do mundo é o Halloween, mais conhecido aqui no Brasil como Dia das Bruxas. O Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos e, dentre muitas outras tradicões, as pessoas se fantasiam, as crianças pedem “doces ou travessuras” e, principalmente, nos Estados Unidos, existem as “casas mal assombradas” (ao estilo das casas do terror dos parques de diversão onde as pessoas pagam uma quantia em dinheiro e podem se aventurar dentro de um labirinto repleto de monstros e sustos).
Anselmo e o gênero terror
Phil Anselmo, vocalista da lendária banda Pantera, é um dos muitos músicos que adoram o gênero terror, assim como toda a cultura ao seu entorno. Em 2001, Phil lançou a gravadora Housecore Records e, em 2013, uniu forças com o renomado escritor de best-seller, Corey Mitchell, para criar a Housecore Horror Film & Music Festival. Ademais, trata-se de um evento underground para fãs de terror e Heavy Metal. O evento de 3 dias combina exibições de filmes, shows de Metal e Rock, apresentação de videoclipes, assim como participações especiais de diretores de filmes.
Phil sempre foi um amante dos filmes de terror. Em uma entrevista de 2010 ao ARTISTdirect.com, ele conta como nasceu tal amor. Segundo Phil:
“Quando eu era criança, tínhamos uma TV em preto e branco e havia a ‘Matinê de Sábado’, que era um festival de terror. Na verdade, eu estava sozinho em casa e vi ‘Black Sabbath’, de Mario Bava, mas isso é uma lembrança posterior. Houve o show da tarde e depois o show de sábado à noite, havia um apresentador de terror, ‘The Guru’. Honestamente, o mais impactante foi o ‘Sunday Morning Movie’, filmes como ‘Fiend Without A Face’ e ‘How Awful About Allan’. Acredite ou não, eles estavam na TV! Merdas como essas me enlouqueceram. Eu me esgueirarava, levantava e implorarava à minha mãe todas as noites: ‘posso ficar acordado e assistir ‘Night Gallery’?’ (Risos)”
Em 2014, Phil falou ao Austin American-Statesman sobre quais os filmes que mais o impactaram quando ele era criança. Ele explicou:
“Não vou dizer que me assustou, porque na verdade me fez chorar, mas ‘King Kong’ foi o primeiro filme que realmente me tocou quando criança. No que diz respeito a me assustar realmente e me dar medo quando eu era jovem, havia um filme chamado ‘How Awful About Allan’, estrelado por Anthony Perkins, famoso por ‘Psicose’. Esse filme me assustou de verdade. E, claro, não há como negar o poder de ‘O Exorcista’. Na escola primária, vi ‘Don’t Go In The House’ no cinema. Vi ‘The Changeling’ no cinema, que me assustou bastante também! Eu vi ‘Silent Scream’, com Barbara Steele, e isso foi uma loucura na época.”
Anselmo ainda mencionou como foi a experiência de assistir “Evil Dead” (A morte do demônio aqui no Brasil):
“Cara, direi apenas que foi uma longa caminhada para casa nessas ruas vazias e desoladas. Oh meu Deus, fiquei praticamente acordado a noite toda. Superou ‘O Exorcista’, porque nessa idade você passa por uma fase sangrenta em que quanto mais sangrento, melhor. Esse filme atingiu meus nervos, cara.”
Há alguns dias, a Housecore Records publicou um vídeo de Phil Anselmo indo visitar sua casa mal assombrada, mas ela ainda estava em construção. Veja:
Já na data do Helloween, 31 de outubro, o canal publicou um vídeo com a casa em pleno funcionamento e, por fim, conseguimos entender um pouco das divertidas insanidades do vocalista. Assistam: