O Opeth nos dias de hoje é uma referência musical em seu nicho. Mas assim como quase toda banda, passou por momentos de dificuldade no passado. Muitas vezes, grupos passam por situações de mudanças de formação e precisam se adaptar, é comum um músico suprir a necessidade que sua banda está passando e, de repente, um guitarrista pode vir a assumir o baixo, um baixista pode virar guitarrista ou baterista. E em muitos casos, alguém assume os vocais mesmo sem ter sido um vocalista de ofício algum dia.
Em uma nova entrevista concedida ao Chaoszine, o guitarrista e vocalista Mikael Åkerfeldt contou como se tornou vocalista do Opeth. Segundo ele, não encontraram “alguém melhor” para a posição. O músico disse:
“Eu realmente não me vejo como um cantor ou um guitarrista, aliás. Eu me vejo como um músico. Gosto de vir e escrever músicas. Acho isso divertido. A coisa do cantor é, tipo, ninguém mais queria fazer isso. Acho que tem que ser eu. E eu não me comparo com meus colegas ou meus ídolos, especialmente meus ídolos. Eu não penso, ‘Ei, Ronnie Dio, qual é o seu truque? O meu é isso e aquilo. Vou te ensinar uma coisa.’ Não mexo com aqueles caras lá em cima. Sou como um vagabundo que teve sorte, se é que você me entende.”
Sobre sua relação com os vocais dos discos do Opeth ele diz:
“Com nossos próprios álbuns, eu quero ouvir o disco e não ouvir que sou eu, por assim dizer. Então, gosto de me distanciar da pessoa que canta no disco. E com vocais de death metal, isso é bem fácil, porque, claro, eu não pareço assim quando estou falando com vocês agora. E com os vocais limpos, estou apenas tentando chegar o mais próximo possível dos meus ídolos.”
Mikael conclui explicando sua ‘falta de técnica’:
“Mas todo mundo tem essa voz específica. Não tenho nenhum treinamento. Não sei o que diabos estou fazendo na maior parte do tempo. No último álbum que gravamos, acho que tentei cantar vocais mais limpos com um tipo de coisa um pouco mais sombria.”
Atualmente a banda segue em turnê europeia, com datas marcadas até 2025 para a divulgação de seu novo disco, “The Last Will And Testament”, com lançamento previsto para o dia 11 de outubro.