O Opeth é uma banda que possui uma carreira um tanto irregular se pensarmos na quantidade de variações musicais e mudanças de estilo propostas até hoje em sua sonoridade.
O grupo começou como uma banda de Death Metal com alguns elementos progressivos, depois passou a focar no Prog Death, com vocais limpos sendo inseridos no decorrer do tempo e, finalmente, abandonou o Death Metal para mergulhar de cabeça no Prog.
Chegou um ponto onde até mesmo o Metal foi colocado de lado. Seria justo afirmar que em determinados registros, o Opeth poderia ser classificado como Prog Rock.
No último trabalho, “The Last Will And Testament”, lançado no ano passado, surpreendentemente, aconteceu o tão esperado retorno dos vocais guturais e o disco acabou sendo bem aceito pela base de fãs do grupo.
Em um novo vídeo compartilhado pela Metal Hammer, o frontman do Opeth, Mikael Åkerfeldt, escolheu as cinco músicas que ele considera essências no catálogo da banda. Veja as escolhas:
5 – “The Apostle In Triumph”
4 – “Demon Of The Fall”
3 – “Deliverance”
2 – “Faith In Others”
1 – “§2”
Gostou das escolhas de Åkerfeldt? Discorda de alguma menção? Sua opinião é igualmente importante. Nos conte quais as suas cinco músicas essenciais no catálogo do Opeth, use o espaço destinado aos comentários, mas capriche nas escolhas.
Assista ao vídeo da Metal Hammer onde o líder do grupo fala detalhadamente sobre cada uma de suas escolhas, inclusive, contando os motivos que o fizeram selecionar estas músicas em detrimento de outras: