Deveras esquecida pelos fãs, “The Reicarnation Of Benjamin Breeg”, single principal do álbum “A Matter Of Life And Death”, de 2006, possui uma das jogadas de marketing mais geniais já produzidas pelo Iron Maiden.
Na capa do single, um Eddie ensandecido aparece empunhando uma picareta ao lado de uma lápide com o nome Benjamin Breeg cravado e os dizeres em latim: Aici zace un om despre care nu se știe prea mult. Em português:
“Aqui jaz um homem sobre o qual não se sabe muito”

Quando a imagem foi divulgada, muitos fãs se perguntaram: quem diabos é Benjamin Breeg? E para deixar todos ainda mais curiosos, o próprio Steve Harris apareceu em um vídeo da época dizendo algo como, “Benjamin Breeg? Ah, agora isso será revelado”.
Pronto, o suspense estava criado e a banda sabia que as pessoas iriam procurar pelo nome na internet. Sendo assim, um site misterioso foi ao ar contendo uma suposta biografia de Benjamin. Segundo informações, um primo de Benjamin Breeg havia pedido a criação do site.
Com relação a biografia, o texto publicado dizia:
“Benjamin Breeg nasceu em 3 de setembro de 1939 em Londres, Inglaterra (data em que França, Reino Unido, Nova Zelândia e Austrália declararam guerra à Alemanha após a invasão da Polônia, formando assim as potências aliadas). Seus pais morreram em um incêndio doméstico ainda inexplicável em 1947 e Benjamin foi enviado para um orfanato. Ele era inteligente, mas muito solitário. Lá, ele se interessou por religião e pensou em se tornar um clérigo. Ele nunca conseguiu se estabelecer com nenhuma das três famílias que o acolheram e, depois que completou dez anos, começou a ter pesadelos. Ele começou a mostrar talento artístico e fez muitas pinturas que desde então foram perdidas; presume-se que Benjamin as destruiu ele mesmo. Suas pinturas eram perturbadoras para os outros e, quando perguntado sobre o que inspirou os desenhos, ele disse que pintava o que via em seus pesadelos.
Ele deixou o orfanato em 1954 e conseguiu um emprego gravando lápides em uma funerária. Ele vivia sozinho e, nessa época, seu interesse por religião havia se tornado quase uma obsessão. Viajando pelo mundo de 1960 a 1970, ele voltou para a Inglaterra em 1971. Ele assumiu um emprego no Instituto Internacional de Investigação Paranormal e, nos seis anos seguintes, escreveu pelo menos quatro livros sobre práticas ocultas em países que visitou. Ele desapareceu em 18 de junho de 1978 e ainda não foi encontrado. O primo de Benjamin que criou a página da web pediu a qualquer um que soubesse algo sobre seu paradeiro que o contatasse e, de acordo com uma ‘nova informação’, um homem o fez. O primo marcou um encontro com o homem que acontecerá em 14 de agosto de 2006.”
Nesta data, na verdade, aconteceu o lançamento do single, “The Reincarnation Of Benjamin Breeg”.
Obviamente, a biografia, assim como uma das pinturas publicadas no site (veja na nossa foto) como um dos trabalhos de Benjamin, são criações do Iron Maiden em uma das jogadas de marketing mais legais já feitas para promoção de um single.

Uma pena a música não ter se tornado um grande clássico, já que é muito boa. Pena também que esta prática não recebeu mais testes, pois mostrou-se divertida ao extremo e deveras interessante.
Assista ao videoclipe oficial de “The Reincarnation Of Benjamin Breeg”:
Lembro bem de quando lançaram essa música e essa história do enigmático Benjamin Breeg. Gosto bastante desse som e realmente é uma pena a música não ser mais tão lembrada nos dias de hoje.