Tuomas Holopainen, tecladista e líder do Nightwish, adiantou que um novo substituto para Marko Hietala já foi escolhido e que seu nome será anunciado no finalzinho do mês de maio.
Sobre a saída de Hietala, após longos anos e vários discos gravados, o músico declarou: “Marco nos informou em dezembro do ano passado que estava deixando a banda. Embora ele tenha sido muito franco sobre sua condição e seus problemas nos últimos anos, foi uma pequena surpresa para nós ”, reconhece o músico finlandês. “Era uma pílula muito difícil de engolir.”
O tecladista admite que chegou a pensar que era o fim da banda: “por vários dias eu tinha certeza de que não havia como voltar, que era isso. Lembro-me de conversar com Emppu Vuorinen (guitarrista) e pensamos que era isso. Quer dizer, já basta. Muita coisa aconteceu no passado.”
Mas a longa história da banda foi um motivo convincente para continuar. “Depois de um tempo, alguns dias depois, começamos a pensar que tinha sido uma jornada de 25 anos, com muitos altos e baixos e que esta não era a maneira de acabar com isso”, continua ele. “Acho que ainda temos algo a oferecer, e esse é o principal motivo. A música ainda está lá. Sentimos que ainda há muita música para sair dessa banda. Encontrar o novo baixista foi muito fácil.”
Holopainen também confirmou que as futuras setlists da banda serão modificadas após a saída de Hietala. “Existem algumas músicas que são muito adaptadas para o Marco e acho que nunca mais poderemos tocá-las”, confessou.
“Passamos alguns dias na sala de ensaio depois, no entanto, e há algumas músicas que funcionam surpreendentemente bem sem Marco, com Floor Jansen e Troy Donockley fazendo as partes de Marco.”
Marco Hietala integrou o grupo em 2001, estreou no disco “Century Child” (4º registro da banda-2002) e desde então foram sete álbuns oficiais, além de inúmeros singles, compilações e “live albums”. O músico anunciou sua saída da banda e também da vida pública no dia 12 de janeiro deste ano.