Ícone do site Mundo Metal

My Dying Bride: em meio a um grande conflito interno, membros fundadores discutem sobre o futuro da banda

My Dying Bride: em meio a um grande conflito interno, membros fundadores discutem sobre o futuro da banda

gimme metal

Andrew Craighan, guitarrista e cofundador do My Dying Bride, conversou recentemente com a Metalirium, e refletiu sobre o “distanciamento” do vocalista original e fundador Aaron Stainthorpe, que está sendo substituído por Mikko Kotamäki (Swallow The Sun) nos shows ao vivo. Veja a declaração de Andrew Craighan:

“Apesar de todos os problemas, a banda estava disposta e pronta para realizar os shows restantes em 2024, mas, infelizmente, não havia um vocalista disposto. A banda só descobriu isso no último minuto, o que levou ao cancelamento. Dado que o álbum tinha acabado de ser lançado, a banda não estava preparada para ser deixada de lado. Como resultado, uma reunião foi organizada para discutir a possibilidade de um substituto. Mikko foi a primeira escolha unânime.”

Sobre a situação atual entre Aaron e o My Dying Bride, Andrew disse que ele e os demais membros sequer sabem dos planos de Aaron para a banda, já que eles tentaram contatá-lo em março e não obtiveram resposta:

“Como Aaron, na verdade, se distanciou da banda, só tomamos conhecimento de suas atividades por meio de mídias sociais e entrevistas online. A banda o contatou em março de 2025 para perguntar sobre suas intenções com o MY DYING BRIDE, mas ele não respondeu. Soubemos inicialmente pelas mídias sociais que ele estava em um hiato do MDB. Embora ele afirme online que ainda faz parte da banda, ele não se envolve conosco desde abril de 2024. Portanto, em resposta à sua pergunta, a banda não sabe quais são os planos dele com o MDB.”

Vale lembrar que Aaron Stainthorpe já lidera uma nova banda chamada High Parasite, cujo primeiro álbum “Forever We Burn” estreou em setembro passado. Em uma uma entrevista recente ao podcast Iblis Manifestations, Aaron Stainthorpe comentou sobre sua atual relação com o My Dying Bride:

“Bem, na verdade, a última coisa que ouvi foi que eles também estão compondo material novo, o que é interessante. Não tenho notícias do Andrew há mais de um ano. E como eu e ele somos os únicos membros fundadores restantes… E nunca tivemos um empresário. Eu e o Andrew administramos o melhor que podíamos por anos e anos e anos. Houve apenas uma temporada em que quase conseguimos um empresário — a ex-mulher do Ronnie James Dio, curiosamente. Isso foi há muito, muito tempo. Então, eu e o Andrew pensamos: ‘Bem, provavelmente conseguiremos’. Então, tentamos, e aí tivemos essa grande briga — nem me lembro quando foi agora, há um ano, um ano e meio. E eu pensei: ‘Vamos deixar a coisa esfriar um pouco e, quando nos acalmarmos, vamos nos reunir, resolver nossas diferenças e reacender a banda.’ E então eu vi que eles estavam fazendo shows sem mim. Então eu pensei, obviamente não há comunicação. Então, o que eu faço? Vou continuar fazendo o que faço até que haja alguma comunicação. E ainda não houve. Então, vou seguir com a minha vida. Não vou ficar sentado aí, remoendo e esperando as coisas acontecerem. Vou continuar e manter uma agenda lotada. Mas não tenho ideia de quem eles vão usar no estúdio, se fizerem um novo álbum. Eu nem sei se ainda existe um contrato com uma gravadora, porque tudo deu errado na Nuclear Blast. Eu nem sei se a Nuclear Blast ainda está operando como uma gravadora completa. Eu ouvi todos os tipos de histórias estranhas. E eu sei com certeza que o cara com quem eu costumava conversar na Nuclear Blast, ele não está mais lá. Então, nos últimos dois anos, houve mudanças enormes, enormes. Então, eu nem sei se MY DYING BRIDE tem um contrato. E se tiver, eu não sei onde isso me deixa. Não saí da banda e não fui expulso, então não entendo para onde vamos. Não sei qual é o futuro. Mas, tendo sido membro fundador e estando na banda por 35 anos, não vou sair. Se eles quiserem fazer algo sem mim, bem, boa sorte para eles.”

Sair da versão mobile