Música & Letra: “Mama, I’m Coming Home” (Ozzy Osbourne)

PUBLICIDADE

Este é um quadro especial e bastante específico, pois abre espaço para inserir e entender junto ao caríssimo e assíduo leitor, o que cada música conta para nós em seus versos e estrofes, acompanhadas por grandes riffs e solos de sucesso. Por vezes, os videoclipes não mostram com exatidão toda a mensagem composta na canção, e este espaço foi idealizado exatamente para explanar e decifrar o que está por trás das letras das canções. Vamos conferir a escolha desta edição.

Sobre a música:

“Mama, I’m Coming Home” é um dos grandes clássicos na voz de Ozzy Osbourne e que faz parte do catálogo contigo na obra “No More Tears”, álbum de 1991, e que consolidou Zakk Wylde de uma vez por todas como um dos melhores guitarristas que trabalharam com o Madman. Originalmente, “Mama, I’m Coming Home” foi co-escrita por Lemmy Kilmister, eterno líder do glorioso Motörhead, e o baixista / vocalista também contribuiu em outras canções. Todas as músicas escritas por Lemmy revelaram ao universo do Metal e do Rock como uma das melhores parcerias com resultados surpreendentes até os dias de hoje.

Lemmy chegou a dizer que o mesmo ganhou muito mais dinheiro com estas canções do que com toda a discografia do Motörhead junta. Isso torna ainda mais importante e certeiro o trabalho em conjunto destes dois ícones da música como um todo.

Juntamente com “Mama, I’m Coming Home”, Lemmy co-escreveu também “Hellraiser”, “Desire” e “Don’t Want To Change The World “com Ozzy, o guitarrista Zakk Wylde e, nas duas últimas faixas, o baterista Randy Castillo (R.I.P. 2002). Podemos dizer que “No More Tears” só existe de verdade graças à lendária figura do Motörhead em questões líricas. Zakk e Randy também foram muito importantes, mas Lemmy é o principal destaque nesse quesito, além do próprio Ozzy que não ficou apenas como intérprete, também gastando grafite ao contribuir na construção das letras de cada música do disco.

Ozzy comentou bastante contente à época sobre a participação de Lemmy no disco:

“Lemmy é fodidamente incrível! Eu amo o cara!”

Ozzy entusiasma-se com o assunto de um homem que ele descreve como:

“Um dos meus maiores e mais antigos amigos”.

“Eu vou ao apartamento dele e ele diz ‘O que você tem?’ Costumo dizer a ele que estou confuso sobre aonde ir com um conjunto de letras. Foi o que aconteceu com ‘Mama I’m Come Home.’ Sempre que faço o rascunho no estúdio, tenho uma frase ou uma melodia de que gosto. Não significa que tenho tudo. Com aquela faixa eu disse a Lemmy: ‘Tenho um vocal que vai “Mamãe, estou voltando para casa”, mas não tenho certeza do que significa. Ele apenas disse ‘Dê-me uma hora.’ Voltei uma hora depois e ele tinha cerca de 10 conjuntos de letras para essa faixa. E ele disse: ‘Se você não gostar de nenhuma delas, posso mudá-las.’ Incrível!”

“No More Tears” é o sexto full length do inimigo número um dos morcegos, também conhecido como o Príncipe das Trevas, sucedendo o álbum “No Rest For The Wicked”, e marcando aquela época em que Ozzy dizia estar próximo de sua aposentadoria. Muitos artistas usaram dessa artimanha, vide Scorpions e Kiss, só para citar exemplos bem claros disto. O álbum foi lançado no dia 17 de setembro de 1991, via Epic Records, contendo vários clássicos, na qual mergulharemos nos versos de um deles. A produção ficou a cargo de Duane Baron & John Purdell. Vale citar que Mike Inez, que cuidou da direção musical, aparece como baixista no videoclipe desta música, além de “No More Tears” e “Road To Nowhere”, enquanto a assinatura das gravações das linhas de baixo pertence ao Bob Daisley.

Sobre a letra:

Muitas pessoas achavam se tratar de uma homenagem de Ozzy para a sua mãe por conta do nome da música, e a verdade é que se trata de uma homenagem mesmo, mas o alvo da história é a sua esposa e empresária Sharon Osbourne, na qual possui o apelido de “Mama”, e refere-se ao seu retorno para casa, ou seja, para os braços dela após sua aposentadoria iminente. Porém, sabemos bem que essa aposentadoria nunca aconteceu de fato, conforme já foi brevemente citado. O dono do nanquim que entrega esta escrita ao nobre leitor e adepto da boa “múzga”, entende muito sobre esse “Mama”, afinal é assim que aprendi a chamar a minha própria mãe. Agora, se o Ozzy chama a sua esposa assim, ele deve ter os seus motivos e ficamos agradecidos pela parceria entre ele e Lemmy para o surgimento do que viria a ser um grande clássico e hit radiofônico desde então. Agora vamos navegar nas águas líricas de “Mama, I’m Coming Home”.

“Mama I’m Coming Home” single

“Os tempos mudaram e os tempos são estranhos”

Referindo-se aos tempos desde os primeiros anos com o Black Sabbath até os dias atuais à época da música.

“Lá vou eu, mas eu não sou o mesmo”

O tempo caminha e as pessoas mudam conforme aprendem.

“Mamãe, estou voltando para casa”

O retorno para sua amada, a volta para o seu lugar, aonde se sente seguro.

“Os tempos que se passaram parecem ser”

Referente a algo vivido e que está sendo revisto.

“Você poderia ter sido um amigo melhor para mim / Mamãe, estou voltando para casa”

Sobre os tempos conturbados que poderiam ser melhores, e mesmo assim existe uma vontade de voltar para prosseguir junto.

“Você me acolheu e me expulsou / Sim, você me hipnotizou, sim”

Uma tentativa de consertar e controlar tudo ao mesmo tempo em meio à conquista e ao convencimento de que é algo certo a se fazer. Ou seja, o de ficar e caminhar junto.

“Perdido e encontrado e revirado / Pelo fogo em seus olhos”

O fogo aos olhos pode ser de acordo com a confiança e com a perseverança dela para com ele, que se encontrava perdido em sua jornada sem saber ao certo para aonde ir.

“Você me fez chorar, me contou mentiras / Mas, eu não aguento dizer adeus / Mamãe, estou voltando para casa”

Mesmo com tantas intrigas e desentendimentos por vários motivos, existia a compaixão e a chama da paixão não permitia simplesmente dizer adeus, fazendo com que retornasse para o aconchego de seu lugar de direito.

“Eu posso estar certo, eu posso estar errado / Dói tanto, faz tanto tempo / Mamãe, estou voltando para casa”

Há certo constrangimento com tudo que tem acontecido desde então, pois a dor o alerta sobre isso, mas mesmo assim, existe a certeza de que a volta é mais do que certa.

“Amor egoísta, sim, nós dois estamos sozinhos / O passeio antes de uma queda”

O amor por vezes é egoísta, quase que se tornando uma competição para ver quem ama mais e qual casal ama mais que o outro, e isso é um perigo para que facilmente se torne algo terrível, como um passeio pela vida antes de cair em tentação.

“Mas eu vou levar este coração de pedra / Eu só tenho que ter tudo”

Seria o coração de pedra da Sharon? Sabemos de duas imposições dentre os trabalhos de Ozzy, mas em questões pessoais, só Ozzy poderia dizer sobre o coração de sua esposa. Ter tudo seria ter mais tempo com ela ao deixar todos os problemas adquiridos em sua jornada para trás.

“No More Tears” album

Agora é aquela hora de relembrar o videoclipe desta ‘power ballad’ chamada “Mama I’m Coming Home”!

Letra completa de “Mama, I’m Coming Home”

“Times have changed and times are strange
Here I come, But I ain’t the same
Mama, I’m Coming Home
Times gone by seem to be
You could have been a better friend to me
Mama, I’m Coming Home

You took me in and you drove me out
Yeah, you had me hypnotized, yeah
Lost and found and turned around
By the fire in your eyes

You made me cry, told me lies
But, I can’t stand to say goodbye
Mama, I’m Coming Home
I could be right, I could be wrong
Hurts so bad, it’s been so long
Mama, I’m Coming Home

Selfish love yeah we’re both alone
The ride before a fall
But I’m gonna take this heart of stone
I just got to have it all

I’ve seen your face a thousand times
Everyday we’ve been apart
I don’t care about the sunshine, yeah
‘Cause Mama, Mama, I’m Coming Home
I’m Coming Home

You took me in and you drove me out
Yeah, you had me hypnotized, yeah
Lost and found and turned around
By the fire in your eyes

I’ve seen your face a thousand times
Everyday we’ve been apart
I don’t care about the sunshine, yeah
‘Cause Mama, Mama, I’m Coming Home
I’m Coming Home”

Redigido por: Stephan Giuliano

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações