Este é um quadro especial e bastante específico, pois abre espaço para inserir e entender junto ao caríssimo e assíduo leitor, o que cada música conta para nós em seus versos e estrofes, acompanhadas por grandes riffs e solos de sucesso. Por vezes, os videoclipes não mostram com exatidão toda a mensagem composta na canção, e este espaço foi idealizado exatamente para explanar e decifrar o que está por trás das letras. Vamos conferir a escolha desta edição.
Sobre a música:
A ascensão dos paulistanos do Torture Squad com o álbum “The Unholy Spell” (2001) foi bastante notória, o que acarretaria em uma sequência primorosa de sucessos seguintes, incluindo a tão cortejada vitória no Wacken Metal Battle de 2007. Ainda em 2001 à época do lançamento de seu terceiro full length, a banda mostrou ao público do Metal extremo que tinha competência suficiente para alçar vôos ainda maiores, afinal, o álbum descrito é aclamado por muitos adeptos até os dias de hoje, caso o leitor pense em alguma prova mais específica para a conclusão de tal êxito. Obviamente, que quando falamos sobre uma banda que sempre frequentou o tão sagrado bueiro empoeirado do underground nacional, entendemos que os números não são compatíveis com o alcance do famigerado mainstream. E nesse caso, nem foi preciso toda essa trama e investimento (que pudesse fazer a banda sair do Metal) para a obtenção de proezas que dão orgulho a todo músico que se preze. E não estou falando em gostar do som da banda, mas em reconhecer o trabalho feito e a realização da mesma, não só garantindo uma vaga em um evento tão disputado e valoroso, quanto o mais difícil ainda, que foi vencer aquela disputa.
Em 2001, talvez isso nem passasse pela cabeça dos caras, mas em compensação, “The Unholy Spell” é com toda certeza uma das grandes pepitas de ouro espalhadas pelo Metal brasileiro afora. Sobre o álbum, este foi gravado e masterizado no Da Tribo Studio, em São Paulo, entre maio e agosto de 2001. A faixa 9, “A Soul In Hell”, foi gravada ao vivo no Rockfabrik Ludwisgburg – Alemanha, no dia 10 de maio de 2000. A versão original de “A Soul In Hell” pertence ao disco “Shivering”, primeiro álbum de estúdio do esquadrão.
Muitos apontam esta canção como a melhor do disco, mas existem outras de ótimo destaque como “Spiritual Cancer”, “The Host” e “Area 51”, afinal de contas, estamos tratando sobre um álbum clássico do Metal nacional, tranquilamente equiparável a vários outros clássicos ao redor do mundo. Isso sem contar a faixa-título que também é sensacional.
Sobre a letra:
Para abordar sobre a letra de “Abduction Was The Case”, precisamos mergulhar no universo de uma das mais aclamadas séries feitas no mundo: Arquivo X (The X-Files no original). É através desta grande série que entendemos de cara sobre o tema lírico desta canção. Claro que ao assistir o ótimo videoclipe, já somos presenteados com a imagem de um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) cortando os céus. E antes de nos divertirmos um pouco com um trecho da letra, deixo uma famosa frase da série destacada para dizer que: “A verdade está lá fora”.
“Noite fria, estrada escura / Objeto estranho começa a flutuar”
É em momentos solitários assim que viajamos em pensamento ou realmente avistamos coisas fora da normalidade, ou até mesmo fora dos padrões normais que a maioria de nós conhece.
“Força desconhecida me carregando”
Estaria sendo abduzido talvez.
“Luzes no céu, sombras que vejo”
Silhuetas estranhas de seres que não se consegue visualizar direito?
“Figuras escuras, rostos estranhos”
Sim, são eles!
“Olhos tão brilhantes, raça alienígena”
Um entendimento superficial diante de uma novidade que “aparece” tão de repente.
“Paralisado pelo medo / Meu grito ninguém escuta”
O susto pode ser tão grande a ponto de se perder a voz em um instante, não é mesmo?
É sempre algo a se pensar sobre o que o universo esconde, ou se ele nos mostra as tais novidades o tempo todo, e nós, atrasados, não notamos ao nosso redor. Muito difícil não crer em vida alienígena diante de uma imensidão que pouco foi explorada de acordo com os milhares de dados obtidos, comparados com o tamanho aproximado de todo o universo, que por sua vez, abriga milhares de milhões de galáxias. Você pode acreditar para entender ou simplesmente perguntar se “eles” são mesmo uma farsa. De fato…
“Estamos mesmo sozinhos? Ou mentiram para nós?”
Letra Completa
“Abduction Was The Case”
Cold night, dark road
Strange object starts to float
Unknown force carrying me
Lights in the sky, shadows I see
Dark figures, odd faces
Eyes so bright, alien race
Paralysed by the fear
My scream no one hears
In the ship… nightmare
Experiences, voices in my head
Their purposes no one knows
Misterious unknown
Abduction was the case [6x]
At the mercy of greys
In my mind… I’m afraid!
Strange needles touch me
Excruciating reality
[Repeat verse #1 and #3]
Redigido por Stephan Giuliano