PUBLICIDADE

MUNDO METAL ENTREVISTA: CARL CANEDY (THE RODS)

Carl Canedy, baterista do The Rods, banda americana de Hard&Heavy, cedeu entrevista ao redator do Mundo Metal, Cristiano Ruiz, falando sobre o lançamento de seu décimo full lenght, “Rattle the Cage”, o qual foi lançado no dia 19/1/2024, pelo selo Massacre Records e, além disso, respondendo questões sobre a história do power trio, o qual tem mais de 40 anos de estrada. A fim de saber mais, confira o nosso bate-papo abaixo.

   
CarlCanedy / The Rods / Reprodução / Facebook

Atualmente, The Rods conta com o seguinte line-up: Carl Canedy (bateria e vocal), David “Rock” Feinstein (vocal e guitarra) e Freddy Villano (baixo).

THE RODS / Divulgação / Metal Archives

Questões:

Mundo Metal: “Rattle the Cage” é o quarto álbum do The Rods desde que retornou as atividades. Assim sendo, como você mensura a evolução da banda de 2010 até o atual momento, entre um lançamento e outro?

Carl Canedy (The Rods):

“Claramente crescemos como banda. A adição de Freddy Villano (Quiet Riot e Dee Snyder’s Widowmaker) energizou a banda. Sair da Covid foi como começar de novo. A composição melhorou e a banda está mais unida do que nunca. Freddy traz um tom profundo para a banda. Eu nos chamo de“Gêmeos do Trovão”. É definitivamente uma novo era na terra do The Rods.”

Mundo Metal: sabemos que logo após o lançamento de “Brotherhood of Metal”, Garry Bordonaro deixou a banda e Freddy Villano o substituiu. Subtituir um membro de longa data em qualquer banda nunca é uma tarefa simples, mas parece que Villano se saiu muito bem. Em sua opinião, como foi adaptação do novo integrante a sonoridade do The Rods?

Carl Canedy (The Rods):

“David e eu já conhecíamos Freddy. Ele e eu trabalhamos juntos como convidados para Held Hostage, então sabíamos que imediatamente que funcionaríamos juntos. Freddy e eu também tocamos no projeto solo de David. Foi um ajuste perfeito em todos os sentidos. Grande cara e ótimo baixista. Ele traz ideias para músicas e ele e eu trabalhamos juntos. Algo não tínhamos no passado e isso fez uma enorme diferença em nosso som e potência, tanto ao vivo quanto no estúdio.”

Mundo Metal: o álbum “Rattle the Cage” teve anteriormente ao seu lançamento, dois videoclipes disponibilizados, o da faíxa-título e “Shockwave”. Há planos para o lançamento do terceiro videoclipe?

Carl Canedy (The Rods):

“Neste ponto temos mais dois para serem lançados e faremos mais ainda em breve.”

Mundo Metal: o intervalo de lançamento entre “Vengeance” e “Hollywood”, assim como entre “Hollywood” e “Brotherhood of Metal”, foi de quatro anos. No entanto, entre o lançamento atual e seu antecessor, o hiato aumentou para cinco anos. Apesar de não te sido um aumento significativo, isso se deve a ocorrência da pandemia, a troca de integrante ou a algum outro fator?

Carl Canedy (The Rods):

“Dois fatores. primeiro a pandemia e, depois disso, esperamos mais de um ano para que Garry decidisse se iria reconsiderar se aposentar da banda. Tudo isso nos custou muito tempo.”

Processo de composição do The Rods

Mundo Metal: quanto às composições do The Rods, você e David “Rock” Feinstein trabalham juntos para escrever cada nova canção ou cada um escreve as duas separadamente? A princípio, em seus primórdios na década de 80, o processo de criação de música ocorria da mesma forma?

   

Carl Canedy (The Rods):

“Ao longo dos anos, escrevemos de todas as maneiras possíveis. Neste álbum, David escreveu praticamente todas as músicas e quase todas as letras. Eu tinha algumas letras, “Rattle The Cage” e “Shockwave” e Freddy teve a ideia e riff para ‘Hell ou Highwater’. David produziu ótimas músicas para este álbum.”

Mundo Metal: as dez canções que compõe “Rattle the Cage” foram escritas ao poucos nesse hiato de cinco anos desde “Brotherhood of Metal”? Ou o processo de composição só começou pouco antes da produção do novo disco?

Carl Canedy (The Rods):

“Tudo começou com Rattle The Cage. Isso deu o tom para o álbum e depois disso David estava me ligando todos os dias. Alguns desses dias ele dizia “escrevi outra”. Ele estava pegando fogo.”

Mundo Metal: em 2024 o álbum “Let Them Eat Metal” completa quarenta anos de lançamento, dessa forma, por conta disso, há algum plano para celebrar o aniversário? Em 2022, “Wild Dogs” chegou a receber algum tipo de homenagem por parte da banda?

Carl Canedy (The Rods):

“Não fizemos nenhuma homenagem. Provavelmente deveríamos, mas ainda não o fizemos. 2024 marca o 45º aniversário do The Rods. David e eu estivemos juntos todos esses anos.”

Mundo Metal: essa pergunta que vou fazer agora faz parte da curiosidade de muitos fãs do The Rods. Ainda que fosse primo de David Rock e seu ex-colega de Elf, Ronnie James Dio tinha algum tipo de relacionamento mais próximo com The Rods?

“Ronnie cantou duas músicas com o The Rods. Estas são algumas de suas últimas músicas gravadas antes de falecer. ‘Metal Never Dies’ e ‘The Code’. Sua morte é uma perda trágica.”

Mundo Metal: esse espaço serve para que você avalie a entrevista, assim como para que diga o que quiser sobre a carreira do The Rods ou sobre sua estrada no mundo da música. Ou seja, fique a vontade e diga o que sentir que deve dizer.

Carl Canedy (The Rods):

“Esta entrevista teve algumas perguntas realmente interessantes. Obrigado! Vocês podem entrar em contato conosco nas redes oficiais, Fan Page, ou com meu perfil (Carl Canedy) no Facebook. Sempre que quiserem, www.therods.com; Obrigado novamente!!! Carl Canedy.”

Mundo Metal:

Nós é quem devemos agradecer pela entrevista Carl, já que The Rods tem uma respeitável carreira no Rock e Metal, fazendo a cabeça de muitos amantes do gênero nas últimas décadas! Longa vida ao The Rods.

   

Entrevistado: Carl Canedy, baterista do The Rods
Entrevistador: Cristiano “Big Head” Ruiz

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -