[ Mulheres em destaque ] Tarja Turunen

PUBLICIDADE

Nome: Tarja Turunen

Banda: Tarja

Função: Vocalista

Outras Funções: Compositora

Estilo: Symphonic Metal

Outras Bandas/Participações: Noches Escandinavas, The Beauty & The Beat, Hans Zimmer, Angra, Scorpions, Within Temptation

Anos de Atividade: Ativa

Breve histórico: Nascida em 17 de agosto de 1977 no pequeno vilarejo de Puhos, em Kitee, cidade localizada na região norte da Finlândia, Tarja Soile Susanna Turunen Cabuli , ficou mundialmente conhecida por seus trabalhos ao lado da banda de Symphonic Metal, Nightwish, atualmente um dos grandes nomes do metal finlandês e uma dos maiores e importantes nomes daquele país.

Oficialmente, Tarja estreou em 1997 em “Angel Fall First”, álbum oficial de estreia lançado em 01 de novembro de 1997. Antes, porém, em outubro de 1996 o grupo havia lançado uma Demo (auto intitulada) contendo três excelentes faixas.

Os discos seguintes marcaram a carreira de Tarja e do Nightwish que “inovaram” ao unir de forma perfeita o peso do Heavy Metal com a suavidade da Música Clássica e da Ópera. Embora os suecos do Therion já tivessem experimentado esta combinação em “Theli”, disco lançado em 1996.

Após o sucesso estrondoso (e mundial), cinco discos e nove anos a frente do Nightwish, Tarja Turunen seria demitida em 2006 após o show que serviu de gravação para o excelente “End Of An Era”, segundo DVD do grupo lançado em 2008.

Fora do Nightwish, Tarja daria início a sua carreira solo e investiria também em outros projetos envolvendo seu nome e claro, sua voz. O primeiro de sua carreira solo, “My Winter Storm” foi lançado em 19 de novembro de 2007, seguido de outros quatro discos, sendo “In The Raw” seu trabalho mais recente, lançado em agosto de 2019.

Paralelo a sua carreira voltada ao Heavy Metal, Tarja integra os projetos Noches Escandinavas e Beauty & The Beat, este último ao lado do baterista Mike Terrana.

Em 2006, antes de sua estreia com a banda que leva seu nome a cantora lançou “Henkäys Ikuisuudesta”, disco contendo canções natalinas. O disco ficou restrito apenas a Finlândia e Argentina. Em 2015, lançou “Ave Maria-En Plein Air”. Gravado na Finlândia, o disco conta com 12 faixas, trazendo versões de diferentes compositores como Paolo Tosti, Astor Piazzolla, e Johann Sebastian Bach / Charles Gounod, para o tema “Ave Maria”. O disco também conta com uma música clássica de autoria da própria Turunen, lançada em 2015.

Em 2017 o disco “From Spirits and Ghosts (Score For A Dark Christmas)”, contendo 12 temas natalinos. Sobre este trabalho, Tarja disse o seguinte: Neste álbum eu explorei o outro lado do Natal. O natal dos solitários e dos desaparecidos. O natal para quem não encontra alegria nas luzes que piscam e nos sinos que tocam.

* From Spirits and Ghosts (Score For A Dark Christmas), ganhou relançamento. Em sua nova versão, o álbum conta com três faixas bônus, participações especiais de nomes como: Simone Simons (Epica), Elize Ryd (Amaranthe), Floor Jansen (ex After Forever, atual Nightwish), Doro Pesch (Doro), Sharon Den Adel (Within Temptation), Joe Lynn Turner e Hansi Kürsch (Blind Guardian), além do CD bônus “Christmas Together: Live at Olomouc and Hradec Králové 2019.

Discografia

(Com o Nightwish):

  • Angels Fall First (1997)
  • Oceanborn (1998)
  • Wishmaster (2000)
  • Century Child (2002)
  • Once (2004)
  • End of an Era Ao Vivo (2008)

Carreiro solo:

  • My Winter Storm (2007)
  • What Lies Beneath (2010)
  • Colours in the Dark (2013)
  • The Shadow Self (2016)

Redigido por Geovani Vieira

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações