Nome: Simone Simons
Banda: Epica
Função: Vocalista
Outras Funções: Vocalista
Estilo: Symphonic Metal
Outras bandas/Participações: Kamelot, Aina, Primal Fear, Angra, Ayreon, Sons Of Season, Leave’s Eyes, Avalon, Exit Eden, Powerwolf, Tarja Turunen.
Ano de atividade: Ativa
Breve histórico: Nascida em 17 de janeiro de 1985 na cidade holandesa de Hoensbroek, Simone Johanna Maria Simons, conhecida mundialmente como Simone Simons, é uma das cantoras mais conceituadas do Heavy Metal Mundial, em especial do Symphonic Metal, gênero que ficou conhecido principalmente por algumas bandas que ousaram na combinação do Heavy Metal com a música clássica.
Sua experiência com o Heavy/Symphonic Metal começou de fato quando o Epica lançou “The Phantom Agony”, álbum de estréia lançado em junho de 2003. Na época, Simone tinha apenas 17 anos.
Antes porém, é preciso voltar no tempo e aportar em 1997 quando Simone ainda era uma criança de apenas doze anos de idade e ingressou na música, tocando flauta por dois anos consecutivos. Aos catorze anos deu início às aulas de canto, cantando música pop e aos quinze decidiu que queria cantar música clássica. A mudança de estilo aconteceu quando ouviu “Oceanborn”, segundo trabalho dos finlandeses do Nightwish, lançado em 1998. Segundo ela, este ainda é seu álbum favorito dos finlandeses.
Antes de integrar o Epica, Simone foi convidada a participar de uma banda de Black Metal. Mais tarde, cantou em um coral por alguns meses e tempos depois integraria em definitivo o Epica, banda do guitarrista Mark Jansen que havia deixado o After Forever.
Antes da mudança de nome o Epica era conhecido como Sahara Dust e trazia em seu line up a vocalista Helena Michaelsen, conhecida por seu trabalhos ao lado do Trail Of Tears. Meses depois e já sob o nome Epica, Simone Simons assumia as vozes em definitivo. Na época ela era a namorada de Mark.
Após o lançamento de “Divine Conspiracy”, quarto álbum de estúdio, Simone começou a ter alguns problemas de saúde que ocasionou em uma pausa (temporária) nas atividades. Pro seu lugar, a banda convidou Amanda Sommerville, para cumprir a agenda de shows. Em 2008, Simone retornaria à banda e assumiria os vocais.
Recentemente o Epica lançou o excelente “Omega”, oitavo álbum da carreira e um dos trabalhos mais brilhantes da banda, uma vez que alguns de seus lançamentos anteriores apresentaram músicas mais técnicas deixando parte das melodias de lado (opinião pessoal). Felizmente isso é passado e podemos dizer que houve uma notória evolução em “Omega”, que o faz ser um dos melhores trabalhos do sexteto, bem como um dos grandes discos lançados até o momento.
Sobre as influências musicais de Simone Simons como cantora, ela destaca nomes como Lacuna Coil, Nightwish, Tristania, Kamelot, Within Temptation, Dimmu Borgir, Tiamat e alguns compositores voltados à música clássica. Dentre eles, Wolfgang Amadeus Mozart.
Sobre sua beleza estonteante e sobre ser uma das vocalistas mais belas do Symphonic Metal, Simone respondeu o seguinte: Antes de mais nada o mais importante é o som da banda, porque a beleza vai sumir um dia e espero que minha voz não [risos] … Você tem dois aspectos na banda. A música (CD) e o lado ao vivo dela que é o show. Então, é importante ter uma boa aparência e por isso eu aceito bem e continuo cuidando de mim e certifico-me de que os fãs tenham algo para olhar durante o show [risos].
Em outubro de 2015 o diretor Mark Harwood lançou “Soaring Highs and Brutal Lows: The Voices of Women in Metal”, um documentário que fala das jornadas pessoais de mulheres de diferentes gerações que são vocalistas dentro do Heavy Metal, Simone Simons é uma das celebridades mencionadas, como exemplo de grande sucesso.
A cantora mantém um blog chamado “SmoonStyle”, onde escreve sobre moda, maquiagem, comida e experiências que teve como membro do Epica, bem como em sua vida pessoal.
Ao lado de nomes como Sharon Den Adel, Vibeke Stene e Tarja Turunen, Simone Simons tornou-se referência e influência para jovens vocalistas que assim como ela, mergulharam de cabeça no Heavy Metal.
Na lista de bandas relevantes e importantes do Symphonic Metal Mundial, o Epica está entre as cinco melhores, graças ao talento e a voz brilhante da belíssima e talentosa Simone Simons.
Discografia:
- The Phantom Agony (2003)
- Consign to Oblivion (2005)
- The Divine Conspiracy (2007)
- Design Your Universe (2009)
- Requiem For The Indifferent (2012)
- The Quantum Enigma (2014)
- The Holographic Principle (2016)
Além de ser muito bonita, Na minha opinião essa mulher canta muito!!!! valeu!!!!