A lendária banda de Hard Rock, Mr. Big, anunciou que não fará mais turnês após a The BIG Finish. De fato, isso mostra o caminho a qual estamos vivenciando dia após dia em relação aos artistas mais antigos e que contribuíram para a formação da sonoridade a qual aprendemos a amar. Certamente, acaba por ser um caminho dolorido por se tratar de uma banda amplamente relevante. E sempre que alguma banda resolve “pendurar as chuteiras” de alguma forma, acaba por trazer uma sensação de vazio, mesmo sabendo que existem bandas e mais bandas surgindo em todos os cantos do planeta.
Todavia, não é apenas o fato de uma banda surgir que irá suprir a ausência de um medalhão. É algo muito simplório e sem sentido pensar assim. Não que uma banda mais nova não possa alçar voos maiores, mas entrar no lugar de outra mais antiga é bem sem sentido mesmo.
Também é colocada à mesa a questão de “quando parar”, ou nesse caso mais específico, “quando parar de fazer turnês”. Será que o Mr. Big está certo em encerrar as atividades nos palcos dos grandes festivais e a sequência fixa e grande de shows ao redor do mundo? O vocalista Eric Martin tem a sua opinião formada e se mostra em dúvida sobre a escolha da banda.
Mr. Big e a turnê The BIG Finish
Eric Martin participou de uma entrevista com o meu xará sem PH, Stefan Nilsson, do Roppongi Rocks. A entrevista foi realizada no ônibus da turnê do MR. BIG nos bastidores do festival Skogsröjet na Suécia em 3 de agosto.
O cantor disse:
“Esta é a turnê final, mas é um pouco agridoce porque é o fim, e cada noite é como saborear o momento de, tipo, ‘Boa noite. Obrigado.’ …E então estou acenando e pensando que, ‘Oh, vejo vocês na próxima vez.’ Mas eu os vejo na próxima vez, provavelmente tocando em algum bar de karaokê, bar mitzvah ou algum tipo de coisa acústica, porque eu faço shows acústicos todo ano, mas não vou tocar com os melhores músicos do mundo — para mim, pelo menos. Então é agridoce. E eu acho que em algum momento — isso foi há cerca de uma semana — eu comecei a pensar que acho que podemos estar atirando no próprio pé aqui porque estamos tão unidos e pegando fogo. E eu não sei se é uma novidade que este é ‘The BIG Finish’ e acabou e as multidões estão chegando, mas shows esgotados praticamente todas as noites e os festivais são ótimos.”
Além disso, Martin reforçou os dizeres sobre ele e seus companheiros de banda voltarem atrás no que corresponderia ao cancelamento da aposentadoria das turnês.
“Não somos o tipo de banda — quando dizemos que vamos parar e acabou e não faremos mais turnês… Podemos fazer um show aqui e ali a cada dois anos ou algo assim, mas não seremos como o MÖTLEY CRÜEs e o KISSes. E sem ofensa a eles, porque as multidões continuam vindo para vê-los, mas não faremos isso. Talvez tenhamos muito orgulho disso.”
Eric também respondeu sobre a possibilidade do Mr. Big lançar novos álbuns futuramente. Em suma, ele disse:
“Eu fiz uma entrevista outro dia com Billy (Sheehan, baixista do MR. BIG), e… Eu não sou o responsável pelo meu irmão. Eu não sei o que ele pensa. Eu sei o que eu penso, que eu gostaria de fazer álbuns. Se não vamos mais fazer turnês por razões diferentes — quero dizer, eu simplesmente não quero fazer turnês longas… Este foi um ano. Eu simplesmente não consigo fazer isso. Estou velho demais para… Todo mundo diz, ‘Oh, e os ROLLING STONES?’ Sim. E os ROLLING STONES? Voando, tocando um show e duas semanas depois tocando outro show. Sim, esta é uma turnê consecutiva. Quase nenhum hotel. Quer dizer, o ônibus será suficiente, mas é como uma grande viagem de acampamento para homens mais velhos. Então, eu gostaria de fazer outros álbuns. Mas a entrevista foi assim. O cara diz, ‘Você vai fazer outro álbum?’ E eu, tipo, ‘Eu gostaria.’ E Billy diz, ‘Não, é isso.’ Eu, tipo, ‘Tudo bem.’ Mas ele é o cara que sempre diz, ‘Nunca diga nunca.'”
O Mr. BIG fez o último show de sua turnê de despedida em 23 de agosto no Way Too Far Rock Festival 2024 em Bistrița, Romênia.
Após o show, Sheehan acessou suas redes sociais para compartilhar uma foto do show e incluiu a seguinte mensagem:
“Romênia!!! O público estava um pouco baixo, mas eles compensaram com entusiasmo! O último show do MR. BIG (não MEU último show, droga!!).
“Que ótima jornada tivemos desde 1988. Fizemos ótimas memórias e milhões (literalmente) de amigos em todo o mundo. Meu amor e respeito ilimitados a todos que ouviram, assistiram, compraram discos, ingressos e camisetas. — sem vocês, não teríamos sido nada. Fato. Seguindo agora para outras aventuras, mas nunca esquecendo esta experiência incrível.”
O guitarrista Paul Gilbert acrescentou:
“Que aventura! MR. BIG encerra mais de um ano de turnê! Muito obrigado a TODOS! Chegarei em casa bem a tempo para o aniversário de 10 anos do meu filho. Espero que ele se lembre de quem eu sou!”
O baterista Nick D’Virgilio, que se juntou ao MR. BIG em 2023 como substituto do falecido Pat Torpey, também se pronunciou:
“Foi uma jornada incrível com @billysheehanonbass @paulgilbert_official e @iamericmartin. Pude fazer rock n roll pelo mundo todo com os caras e serei eternamente grato. Grande amor pelo MR. BIG!”
Vale citar que, D’Virgilio perdeu a maior parte da etapa final europeia da turnê “The BIG Finish” do Mr. Big devido à sua agenda com o Big Big Train. Edu Cominato o substituiu temporariamente.
Por fim, o Mr. Big lançou o álbum “Ten” no dia 12 julho via Frontiers Music Srl. Trata-se do décimo full length e foi produzido por Jay Ruston e pela própria banda.