Uma das discussões mais controversas no mundo da música envolvendo o avanço da tecnologia é o uso dos aparelhos de celular em ambientes de show.
É claro que as pessoas querem registrar aquele momento especial para a posteridade. Os smartphones se transformaram em uma ferramenta inestimável para tal propósito e isto é algo que somos favoráveis.
O grande problema é quando os fãs deixam de viver a experiência que é estar em um show e poder assistir suas bandas favoritas ao vivo. Há uma grande quantidade de pessoas que estão no meio da plateia, mas ficam o tempo todo com seus aparelhos de celular em riste, filmando muitas vezes toda a performance do artista.
Além de atrapalhar os demais fãs que querem realmente ver a apresentação, tais ações tem irritado bastante alguns músicos renomados.
Em uma nova entrevista concedida ao Brocarde, o ex-guitarrista do Motorhead, Phil Campbell, falou sobre os fãs filmarem shows inteiros com aparelhos de celular. O músico destacou principalmente o fato dessas pessoas não estarem aproveitando o show. Veja o que ele disse:
“Assim que subimos no palco, você vê todos os telefones se levantando. E eu não me importo que alguém filme um pouco, você sabe, metade de uma música. Você olha para as pessoas, eu as vejo e elas estão lá, elas estão inexpressivas e elas estão lá o show inteiro. Elas não moveram um membro. E coisas assim realmente me irritam. Você deve viver o momento. E isso também é desanimador. Eu preferia muito quando as pessoas não podiam filmar. E a qualidade dessas filmagens é uma porcaria de qualquer maneira. Eu preferiria vê-los batendo os pés ou algo assim… Você entra no palco e automaticamente todos faze isso, as câmeras aparecem, os telefones. Você tem que viver o momento. Tem que estar lá. É importante.”
Em 2018, o vocalista Sully Erna, do Godsmack, se manifestou contra o uso de celulares em shows. Na época, ele disse o seguinte:
“Algo realmente mágico não está acontecendo quando você está assistindo a apresentações ao vivo por meio de uma telinha de quatro polegadas”
Outro que vem criticando bastante tais posturas é Corey Taylor, do Slipknot, em uma entrevista ao Loudwire Nights, ele disse:
“Uma coisa é filmar, outra coisa é ficar olhando para a tela enquanto você está filmando. Está bem ali. Você tem tanto medo da vida real que não consegue fazer nada a menos que seja naquela telinha de quatro por quatro? Ugggh. É muito estranho.”
Corey chegou a dar tapas em celulares de fãs que não estavam assistindo ao show. Veja um desses momentos: