Se hoje podemos nos orgulhar de ver uma banda de Metal tão grande como o Metallica lotando estádios e arenas mundo afora, nunca devemos nos esquecer que um dia a banda foi apenas uma iniciante como muitas outras e precisou que alguém acreditasse no seu potencial. Esse alguém que acreditou, financiou e pôs fé que James, Lars, Kirk e Cliff eram diferentes e chegariam longe foi Jon Zazula, fundador da Megaforce Records, falecido ontem, dia 01 de fevereiro de 2022.
Apesar do Metallica ser sem dúvida a banda de maior sucesso revelada por Zazula, a Megaforce apostou em diversos nomes de importância fundamental principalmente para o Thrash Metal. Nomes como Overkill, Anthrax, Testament e S.O.D. também foram descobertas de Jon Zazula.
O Metallica postou uma nota oficial em suas redes lamentando a morte do icônico personagem da industria da música. O conteúdo da nota foi o seguinte:
“A música pesada perdeu um de seus grandes campeões hoje quando Jonny Z deixou este mundo muito cedo.
Em 1982, quando ninguém queria arriscar com quatro garotos da Califórnia tocando um estilo louco de metal, Jonny e Marsha fizeram e o resto, como dizem, é história.
Ele foi um mentor, um empresário, um chefe de gravadora e uma figura paterna para todos nós… O Metallica não seria o que é e não estaria onde está hoje sem Jon Zazula e sua esposa, Marsha .
Nosso amor e simpatia vão para os filhos de Jonny e seus netos, que ele amou e trouxe para nossos shows desde o momento em que usavam fraldas.
Esperamos que eles possam se confortar em saber que ele está reunido com Marsha e que ele ajudou a trazer tanta música incrível para tantos
Esperamos que haja um grande show acontecendo lá no céu hoje à noite para recebê-lo! Sentiremos sua falta, Jonny “
Depois que a nota do Metallica foi publicada, o baterista Lars Ulrich escreveu em suas redes privadas:
“Obrigado Jonny por dar uma chance a esses caras loucos, barulhentos, intransigentes e indisciplinados do Norte da Califórnia que não sabiam nada do que estava para cima, para baixo ou para os lados, mas que estavam prontos, dispostos e mais do que capazes de jogar tudo ao vento e seguir em frente… Obrigado por nos dar um sentimento de pertencimento e, finalmente, um senso de auto-estima. Serei eternamente grato por sua amizade, conselhos e crença cega que a música que tocávamos pudesse ser compartilhada com muito mais pessoas que fossem como nós… forasteiros e desajustados!
Descanse em paz meu amigo!”
James Hetfield também fez uma publicação privada:
“Deus descanse sua alma Jonny . Meu coração está cheio de gratidão por ter dado uma chance a mim e aos meus companheiros de banda.”