Em uma nova entrevista para a TotalRock, o lendário guitarrista Brian Tatler (Diamond Head e Saxon) comentou sobre sua participação na apresentação do Metallica, durante o último festival Tons Of Rock. Na ocasião, a banda tocou a icônica canção “Am I Evil?” do Diamond Head.
Tatler disse o seguinte:
“Sim, fiquei muito lisonjeado por ter sido convidado. Porque o SAXON tocaria à tarde. O SAXON subiria no palco, não sei, às quatro horas, algo assim, por uma hora ou mais. Então, antes de subirmos, recebo uma mensagem de Lars Ulrich, baterista do METALLICA, dizendo: ‘Você gostaria de tocar ‘Am I Evil?’ hoje à noite com a gente? A versão completa’. Porque no passado tocamos a versão curta, onde chegamos ao final da música e então eles entram em ‘Damage, Inc.’ ou outra coisa. E então eu só toquei a versão completa com eles uma vez antes, eu acho que nos shows de celebração do seu 30º aniversário. Outras vezes tínhamos feito a versão mais curta. Então eu disse ‘sim, claro. Isso seria fantástico.’ Então, é claro, a equipe deles chega e, ‘Você tem seus próprios in-ears? Você tem seu wireless?’ e blá, blá, blá.
E há uma sala de afinação. Então eu entrei e, em primeiro lugar, toquei ‘Am I Evil?’ com Kirk Hammett e Rob Trujillo. Porque Kirk disse: ‘Você quer fazer o solo ou eu devo fazer?’ E eu disse: ‘Eu vou fazer.’ Mas acho que a razão pela qual ele perguntou foi porque ele conhece o solo, mas não conhece necessariamente o acompanhamento. Então temos que passar pelo acompanhamento, de B para E para F para F sustenido, etc.
E então fizemos isso. E então, um pouco mais tarde, James Hetfield e Lars entraram e tocamos a música inteira juntos. E isso foi ótimo. E então, é claro, nós fizemos aquele grande show para milhares de pessoas. Eu não sei quantas pessoas estavam lá, mas o Tons Of Rock na Noruega estava esgotado. Deve ter sido 60, 70 mil. E foi no meio do set também. Achei que seria o bis. Mas foi no meio do set, então talvez uma hora. E é fantástico tocar com eles novamente. É uma banda tão boa. E estávamos todos nos nossos in-ears, então tenho um som perfeito. Consigo ouvir o baixo e a bateria de Lars. E sim, foi brilhante.”
Em uma outra entrevista, concedida para a XS Rock, Brian comentou sobre qual seria o maior orgulho de sua carreira:
“Suponho que musicalmente, ‘Am I Evil?’, porque é uma música tão grande e tem vida própria. Então, uma música que foi escrita no meu quarto em 1979, que deu a volta ao mundo e está em milhões de discos e coisas assim. Então, as músicas, na verdade, o fato de estarem por aí e as pessoas ainda quererem ouvi-las e ainda serem tocadas na rádio e coisas assim. E o fato de trazer dinheiro, então são royalties. Significa que tenho um padrão de vida para me tornar um músico de verdade. É meio que um sonho quando você é adolescente, mas eu realmente fiz isso.
E sim, não sou a maior estrela do mundo nem nada, mas é brilhante que você possa ter uma carreira na música por 40 e tantos anos e não necessariamente ser um nome familiar para muitas pessoas.”
Brian Tatler é um guitarrista muito importante para o Metal e é muito bom vê-lo tendo um merecido reconhecimento. Assim como foi com o Metallica, o trabalho de Tatler segue inspirando muitos músicos da cena.