PUBLICIDADE

Metallica: a história por trás de “One”

Conheça a história por trás da canção “One”, presente no clássico do Metallica, “…And Justice For All”, de 1988.

   

Após três discos espetaculares, que foram lançados entre 1983 e 1986, os americanos do Metallica lançavam o não menos espetacular “… And Justice For All”, quarto álbum de sua discografia e, oficialmente, o primeiro com o baixista Jason Newsted (ex- Flotsam and Jetsam), substituindo Cliff Burton, falecido em setembro de 1986.

Vale lembrar que Newsted havia tocado no “The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited”, lançado em agosto de 1987.

Bem recebido por público e crítica, figurou nas paradas e nos rankings de vendas de países como Alemanha, Noruega, Finlândia e Estados Unidos, onde conquistou oito discos de platina pelas vendas superiores a oito milhões de cópias (os números apontam quase nove milhões).

Não obstante, o disco figura na lista dos “200 Álbuns Definitivos ” no Rock and Roll Hall of Fame e em 2017 foi eleito o 21º melhor álbum de Heavy Metal de todos os tempos pela revista Rolling Stones.

   

Tido como o disco mais “complexo” da banda, “And Justice For All” apresenta a canção “One”, uma das faixas mais brilhantes da carreira do quarteto e dona de um videoclipe incrivelmente bem feito.

A história por trás da canção:

“One” conta a história dura e emocionante de um soldado de guerra que devido à explosão de uma mina na 1GM, perde não apenas seus membros, mas também sua visão, audição e fala.

No entanto, seu cérebro continua a pensar e sofrer, concomitantemente, ele implora por alguma ajuda para “parar de morrer” aos poucos, desejando assim que a morte chegue o quanto antes.

O vídeo, o primeiro da carreira, consiste em fotos em preto e branco mostrando em dois takes imagens do grupo tocando, intercaladas com imagens do filme “Johnny Got His Gun” (Johnny Vai à Guerra), do autor, diretor e romancista americano Dalton Trumbo.

Segundo o vocalista James Hetfield, tanto o livro original quanto a adaptação para o cinema, foram sua grande inspiração para moldar sua história.

   

Oficialmente, o livro foi escrito e lançado em 1939 e em 1971 ganhou adaptação para o cinema.

Para gravar o clipe e usar trechos da obra, o Metallica comprou os direitos do filme para poder incluí-lo e assim obter um maior impacto visual.

O sucesso de “One”:

Porém, o sucesso da música que figurava nas paradas musicais e televisivas não demorou a chegar, com isso o Metallica seguiu os passos para ser uma das maiores bandas de Thrash/Heavy Metal de todos os tempos.

Bastava sintonizar qualquer rádio voltada ao Rock ou canais da MTV, na a porta de entradas para bandas de Heavy/Rock, e lá estava o clipe.

“One” tornou-se obrigatória nas apresentações ao vivo, sendo um dos grandes momentos de seus shows e também uma das músicas mais aclamadas por seus fãs.

   

Como dito anteriormente, “One” foi a primeira música do Metallica que contou com vídeoclipe.

Inicialmente, a banda se opunha à ideia, alegando que gravar um vídeo, deveria ser algo criativo e significativo ao invés de algo chato e forçado.

Dirigido por Bill Pope e Salomon Michael, o clipe estreou na MTV em 20 de janeiro de 1989.

Filmado em Long Beach, na Califórnia, ele ganhou três versões diferentes:

A primeira (a versão mais longa do álbum) continha cenas do filme e da banda. A segunda foi, simplesmente, uma versão abreviada do primeiro. Na terceira, foram retiradas as cenas do filme.

   

Inspiração:

Por trás do sucesso e contexto que envolvem a música, citamos Cliff Burnstein, pois ele recomendou que James Hetfield lesse o livro que a inspirou.

James, principal compositor junto com Lars Ulrich, teve uma ideia sobre alguém preso em seu corpo que se transformou na história dramática contada em “One”.

Uma história anti-guerra cheia de frustração, dor, sofrimento, agonia e desejo de morte por conta do personagem principal, transmitida através de seus versos e melodias.

O momento épico aparece na reta final, protagonizada por Lars Ulrich e Kirk Hammett, quando ambos unem bateria e guitarra respectivamente para simular uma metralhadora.

A era pós-Burton

Gravado no One On One Studios (LA), “…And Justice For All’ apresenta Flemming Rasmussen, produtor dos discos “Ride The Lightning” e “Master Of Puppets”.

   

Embora a princípio a banda tenha optado por Mike Clink, que fez um ótimo trabalho no álbum “Appetite For Destruction” do Guns N ‘Roses.

No entanto seu estilo não se adequou a este projeto.

Flemming entrou em ação para dar forma ao trabalho, onde o lado mais polido do Metallica em termos de composição, letras e conceitos foi atendido.

Resultado final:

Como resultado, meses após seu lançamento, “…And Justice For All” foi o responsável pelo impacto visual de “One”, que se destacou entre vídeos de artistas de Hard/Glam como Bon Jovi, Def Leppard ou Guns N ‘Roses, na época, os responsáveis pelo sucesso da MTV.

Em 1991, a banda se apresentou no 31º Grammy Awards, sendo um dos indicados na categoria de melhor performance de Hard Rock/Heavy Metal, porém na ocasião os grandes vencedores foram os ingleses do Jethro Tull.

   

Observações acerca de “One”:

  • Em 2002, os alemães do Crematory gravaram sua versão no álbum “Tribute To The Four Horsemen”.
  • Em 1998, os finlandeses do Apocalyptica também fizeram sua versão no álbum “Inquisition Symphony”.
  • A música ganhou outras versões: Korn, Sonata Arctica, Dispatched, Die Krupps, pelos brasileiros do Seven Sins e a dupla de violonistas mexicanos Rodrigo y Gabriela no álbum “Live: Manchester and Dublin” (2004)
  • “One” despontou nas paradas: Austrália, Bélgica, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega,Suécia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos da América e Finlândia (1a Suomen Virallinen, parada musical)
   

Redigido por: Geovani Vieira

Quem é Mundo Metal?

Mundo Metal nasceu em 2013, numa reunião de amigos amantes do Rock/Metal.

Em primeiro lugar, veio o grupo, depois a página no Facebook, Instagram, Youtube e, posteriormente, nosso site oficial veio a luz. Apesar de todas as dificuldades da vida cotidiana, nunca paramos de crescer.

Sejam muito bem-vindos a nossa casa e desejamos de coração que voltem sempre que quiserem.

Além disso, todos os dias, publicamos notícias, resenhas e artigos que interessam aos que são, como nós, amantes do Rock/Metal.

   

Contudo, divulgar a underground está entre os nossos preceitos.

Portanto, se vocês amam a música pesada de alguma forma, o lugar de vocês também é aqui conosco.

   

Comentários

  1. Lembro de como ouvi e consegui o disco na época, um amigo meu tinha se tornado, virado evangélico e ele era fã do Metallica…estudamos juntos e na época de escola ele me deu o vinil do album …and justice for all, eu já tinha o album gravado em uma fita cassete e na carona dessa doação ainda ganhei três CDs do Maiden: Killers, A Real Dead One e Power Slave!!!! O Clipe, a música e o album em si me traz boas lembranças da época, apesar que só fui obter o Material da banda em meados de 92/93…ouvindo esses clássicos só me trazem alegria daquela época em que não existia a internet e tudo era mais tosco, saudades de antigamente!!!! Ouvindo One no Vinil em som bastante algo é o bicho, lembro…vc se arrepia e bate aquela vontade de tocar bateria igual ao lars!!!! O Clipe em si passava muito na MTV de antigamente, hoje em dia fica tudo no hoje em dia mesmo e nada de programa de metal na MTV ou algum canal de video clipe em TV, Valeu!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -