O Metalium apareceu no final dos anos 90 quando o Power Metal era um dos gêneros mais badalados na mídia especializada. O grupo conquistou muitos fãs com o lançamento principalmente de seus primeiros três trabalhos e, na época, parecia que estávamos diante de um nova grande potência.
Vindos da Alemanha e apresentando uma formação de respeito, o grupo foi realmente muito bem em seus primeiros anos. “Millennium Metal – Chapter One” (1999), “State of Triumph – Chapter Two” (2000) e “Hero Nation – Chapter Three” (2002), fizeram a cabeça de muitos fãs e surpreenderam pelo peso empregado nas músicas.
Não era muito natural ver bandas de Power Metal se utilizando deste tipo de produção e investindo em timbragens mais modernas. Logo, o vocalista Henning Basse se transformou em outro fator preponderante para o sucesso dos alemães, apresentando uma capacidade vocal invejável e impressionando até mesmo os fãs mais exigentes.
Saturação e queda do Power Metal
Tudo ia muito bem, mas o estilo como um todo começou a demonstrar uma iminente saturação e mais ou menos por volta de 2005, houve um desinteresse não pelo Metalum em si, mas pelo Power Metal de forma geral. Muitos registros lançados nesta época acabaram passando completamente despercebidos pelo grande público e, num passe de mágica, parecia que as pessoas não se interessavam mais tanto por esse tipo de música.
É claro que muitos nomes proeminentes continuaram a lançar seus discos, mas foi algo parecido com o que aconteceu nos anos 90 em relação ao Heavy tradicional. Com a pouca demanda, muitas bandas chegaram ao fim ou entraram em períodos de hiato e, em 2011, foi a vez do Metalium.
Com oito álbuns lançados entre 1999 e 2009, a banda resolveu que era hora de fazer uma pausa para reavaliação. É claro que estes momentos de baixa em um estilo não duram para sempre e, em pleno 2024, temos novamente uma nítida ascensão do Power. Muitos novos grupos estão surgindo, medalhões estão em grande fase e, certamente, temos um futuro promissor para o gênero.
O grande retorno!
É este o momento que o Metalium resolve reaparecer. O anuncio do retorno aos palcos aconteceu em 2023 e alguns shows já aconteceram em 2024. Neste momento, agência brasileira Open The Road anunciou a primeira turnê sulamericana da banda para 2025 e isso muito nos interessa.
Em uma publicação feita nas suas redes oficiais, o Metalium disse o seguinte:
“METALIANS, ESTÁ ACONTECENDO!
Espalhem a notícia: pela primeira vez o Metalium estará na América Latina em 2025!”
A banda conta atualmente com três brasileiros em seu lineup, além dos membros originais Henning Basse (vocal) e Matthias Lange (guitarra). Completam o time o guitarrista Bruno Nunes, o baixista Fabio Carito e o baterista Marcus Dotta.
Mais informações serão trazidas em breve!
Valeu!!!!