PUBLICIDADE

Metal Sem Fronteiras: Girish and The Chronicles (India)

O universo da música é algo fascinante e de fato um labirinto infinito de informações. Com o advento da internet, ficou muito mais fácil explorar, conhecer um pouco da música regional de um país ou continente e isso acontece em poucos minutos de pesquisas.

   


Se no passado, lidamos com a ausência de informações rápidas, hoje, em um piscar de olhos, é possível saber se em Marte, Netuno e Saturno, há bandas de Heavy Metal, que tipo de músicas fazem, em qual idioma cantam e numa pesquisa mais detalhada, somos capazes de saber “O Que Elas Fizeram No Verão Passado”.

Senhoras e senhores, sejam bem vindos ao… Metal Sem Fronteiras.

Nossa viagem musical prossegue e desembarca na Índia, país localizado no sul da Ásia e considerado o sétimo maior do mundo, conhecido também por suas cores, aromas e sabores.

Além, do misticismo que atrai viajantes de todo o mundo, sua capital, Nova Delhi, é conhecida por seus fascinantes monumentos, templos, fortalezas e mesquitas, além do majestoso Taj Mahal, uma das obras mais fascinantes de todos os tempos, situado em Agra, construído entre 1632 e 1653, pelo imperador Shah Jahan, como símbolo de seu amor a sua falecida esposa Aryumand Banu Begam, chamada por ele de Mumtaz Mahal (“A jóia do palácio”), com quem teve 14 filhos.

Construído a base de mármore branco, fios de ouro e pedras semipreciosas , o mausoléu foi erguido sob a sepultura de Ayumand Banu, sendo conhecido como a maior prova de amor de um homem perante sua mulher. Mas, nem só de história e misticismo vive a Índia, já que nos últimos anos o país viu-se bem representado através das notas musicais do jovem e promissor quarteto, Girish and The Chronicles.

Girish and Chronicles/reprodução

Oriundo de Gangtok, Sikkim, Índia, o grupo nasceu em 2009 através do vocalista e guitarrista Girish Pradhan e seu gosto musical voltado ao Hard Rock. Os primeiros passos aconteceram ainda em 2009 com “Angel”, single promocional que recebeu relançamento no ano seguinte, em 2010, integrando a coletânea The North Eastern Times Magazine ‘s, The Great Eastern Rock Volume II.

A boa aceitação gerou uma série de outros singles que foram editados entre 2011 e 2013, tendo seu canal de Youtube como um dos canais de divulgação. Em 2014, o grupo lança através da Universal Group Music, “Back On Earth”, álbum oficial de estreia.

Back on Earth/2014/Reprodução

O álbum apresenta 12 faixas inéditas calcadas no Hard Rock e no Heavy Metal, trazendo em suas referências grupos como Def Leppard, Europe, Whitesnake, Stryper, Mr. Big, Skid Row (fase
“Slave To The Grind”), Guns ‘n Roses, Van Halen (fase Sammy Hagar), Jeff Scott Soto, dentre outros. O disco foi o pontapé inicial da carreira da banda indiana, introduzindo o grupo no hall do Hard Rock mundial.

Após o sucesso estrondoso de “Endless Road”, single lançado em 2016 e que ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações e “Rock The Highway”, em dezembro de 2018, o grupo chamou a atenção dos “grandões” da Lions Pride, gravadora com sede na Dinamarca que lhes ofereceu um contrato para gravarem um disco. Após assinarem o contrato com a Lions Pride, a banda lançou, em abril de 2020, “Rock The Highway”, segundo (e brilhante) trabalho.

Rock the Highway/Reprodução

Contendo 13 faixas inéditas e a mesma fórmula de seu disco de estreia, o grupo mostra um trabalho mais pesado e musicalmente maduro, comparado ao debut. Principalmente no quesito produção.

Infelizmente a chegada da Covid-19 fez com que o lançamento de “Rock The Highway” caminhasse em passos lentos já que o mundo parou por conta da pandemia. Apesar dos percalços, o álbum obteve grande reconhecimento em todo o mundo graças aos singles: “Rock ‘n Roll Is here To Stay”, “Every Night Like Tonight”, She’s heavy Metal”, “Identity Crisis” e “Rock The Highway”, recebendo críticas favoráveis da mídia especializada e o melhor, a banda entrou na mira da Frontiers Records, gravadora italiana que mostrou grande interesse pelo quarteto.

   

A partir daqui, as negociações para um contrato, seguido de um novo full lenght, começaram a serem feitas.

Após assinarem com sua nova gravadora, Frontiers Records, o grupo lançou, em 11 de fevereiro de 2022, “Hail To The Heroes”, terceiro álbum da carreira. Agora com a pandemia sob controle, o quarteto finalmente se viu livre das amarras que o impediram de divulgar de forma melhor o trabalho anterior e singles como “Love’s Train”, “Primeval Desire”, “Hail To The Heroes” e “Love’s Damnation” mostraram o poder de fogo dos indianos.

Hail to the Heroes/Reprodução

O sucesso do novo disco garantiu ao quarteto apresentações ao lado de bandas de renome e em grandes festivais. Uma destas apresentações, aconteceu em novembro de 2021 no Ur Rock Music Festival, em Sarnen, Suíça, onde foram a atração principal. O festival inclui ainda nomes como Nazareth, Orden Ogan, Firewind, Coroner, Savage Messiah, Rage, dentre outros.

Na ocasião, a banda foi bem recebida e seus shows foram um sucesso, com boa cobertura da mídia local e elogios de seus novos fãs suíços. Após a excelente repercussão (e aceitação) de “Hail To The Heroes”, veio mais um lançamento. Porém, desta vez a ideia de de um novo trabalho de inéditas ficou para depois, já que o contrato com a Frontiers diz que “vários discos virão à seguir”. Nasceu então a ideia de “Back On Earth”, álbum de estreia editado que acaba de ganhar
relançamento.

Back On Earth/Reprodução

Editado em 27 de fevereiro de 2023, o disco conta com uma nova gravação, além de apresentar uma nova arte para a capa. De forma inteligente e com todo know-how que tem, a Frontiers investiu pesado na divulgação dos novos singles (videoclipes), já que o quarteto encontra-se em um momento grandioso de sua carreira. Com isso, “Loaded” e “Ride To Hell” já despontam como representantes do novo disco e ambos já garantiram números expressivos de visualizações.

Questionado sobre por que a banda decidiu regravar seu álbum de estreia , ao invés de apenas remasterizá-lo e relançá-lo, o vocalista Girish Pradhan disse:


“Queríamos que tudo tivesse um novo começo. Embora quiséssemos manter a maioria das tomadas vocais, introduzimos muitas mudanças musicais nessas músicas em apresentações ao vivo. Então pensamos: ‘Por que não fazer o mesmo nas novas gravações?’ Sempre sentimos que tínhamos desafios técnicos naquela época e não podíamos entregar o som forte que pretendíamos originalmente, então introduzimos novas sequências de acordes, solos e partes de baixo e bateria para essas músicas que as tornam mais perto de onde estamos agora. Não queríamos mexer muito com os vocais, e é por isso que só regravei os vocais de ‘Angel’ e ‘Loaded’. Como um todo, tudo soa bem diferente da versão de 2014, mas no geral, permanece fiel ao espírito das músicas, no entanto, sentimos que está mais próximo da visão que tínhamos no passado.”

Girish/Reprodução

Algumas observações acerca do disco e banda:

  • Ao assinar contrato com a Frontiers Records, o GATC tornou-se a primeira banda indiana a
    ter um contrato com uma gravadora grande.
  • Lançado oficialmente em janeiro de 2022, “Hail to The Heroes”, single que dá nome ao álbum,
    presta uma homenagem aos heróis do Rock e do Heavy Metal dos anos 80 e 90 que partiram
    para um outro plano de vida
  • Além da banda que leva seu nome, o vocalista também integra o Firstborne, ao lado do
    baterista Chris Adler e do baixista James Lomenzo.
  • Em 2020, o site Metalsucks listou”Rock The Highway” (o disco) na 3a posição em sua lista dos
    “15 Melhores Álbuns de Heavy Metal”. Diversas publicações, dentre elas a Rolling Stones
    (Revista), elogiaram e listaram o disco como um dos melhores lançamentos do ano.
  • Em 2 de dezembro de 2021, ao lançar o single “Primeval Desire”, Axl Rosenburg, do
    MetalSucks, escreveu:

“Prepare-se para festejar como se fosse 1989. Girish and the
Chronicles, que é indiscutivelmente a melhor banda de hair metal do momento, lançou
uma nova música chamada “Primeval Desire”.

Além de suas composições próprias, o grupo divulga, em seu canal no Youtube, versões demúsicas de outro artistas. Dentre eles: Skid Row, Bon Jovi, Guns And Roses, Steelheart, Aerosmith, AC/DC, Led Zeppelin, Iron Maiden,, Bon Jovi, Skid Row e outros. Vale à pena conferir.



Redigido por : Geovani “Albergue Noturno” Vieira

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,583SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,151InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -