Um dos grandes nomes do Heavy Metal oitentista sem dúvida alguma é o Mercyful Fate. Discos como “Melissa” e “Don’t Break The Oath”, entre outros, serviram de inspiração para uma vasta seleção de bandas ao redor do mundo. Até nos estilos mais extremos como o Black Metal podemos encontrar a influência dos dinamarqueses, estão lá cravados na pedra diversos dos alicerces, inovações e criações do quinteto macabro.
No ano de 2019, o rei dos falsetes, King Diamond, nos presenteou com a notícia do retorno da banda aos palcos, com direito a novo álbum de inéditas e tudo. Os planos era tocar no Wacken de 2020, percorrer diversos festivais europeus e, na sequência, lançar o tão aguardado novo registro, mas como sabemos bem, a pandemia frustrou os planos de muitos. O Mercyful Fate foi apenas mais uma que teve que suspender o seu cronograma por tempo indeterminado.
Pois bem, 2022, pandemia sob controle e a pergunta que todos os fãs gostariam de fazer era: quando poderemos ver o Mercyful Fate tocando seus clássicos novamente?
Acalma a ansiedade por que chegou a hora! No último dia 02 de junho, o grupo se apresentou pela primeira vez em 23 anos. O show aconteceu no Expo Plaza, em Hannover, na Alemanha. O setlist foi curto pois eram a banda de apoio do Volbeat (sim, eu sei que vocês não concordam com isso, mas infelizmente estes são os fatos). Voltando a performance, mesmo tocando por pouco tempo e com apenas 7 faixas no set, podemos afirmar que o velho Mercyful Fate está de volta e com força total.
A formação atual conta com King Diamond nos vocais, Hank Shermann e Mike Wead formando a dupla de guitarristas, Bjarne T. Holm nas baquetas e Joey Vera no baixo, substituindo o saudoso Timi Hansen, falecido em novembro de 2019.
Uma das maiores surpresas do show foi a execução de “The Jackal Of Salzburg”, música nova e que deve figurar no próximo disco de estúdio da banda, programado para ser lançado no início de 2023, via Metal Blade Records. Ouça:
A setlist foi a seguinte:
- The Oath
- The Jackal Of Salzburg (nova música tocada pela primeira vez)
- A Corpse Without Soul
- Curse Of The Pharaohs
- Evil
- A Dangerous Meeting
Encore:
- Satan’s Fall
Assista a filmagens registradas por fãs e percebam que King Diamond tocou com uma vestimenta bem diferente da usual: