No último dia 22 de abril, na Movistar Arena, localizada em Santiago, no Chile, a lendária banda de Heavy Metal, Mercyful Fate, tocou pela primeira após 16 meses fora dos palcos.
Anteriormente, o vocalista King Diamond concedeu uma entrevista onde demonstrava vontade de lançar duas músicas inéditas do Mercyful Fate antes da turnê sulamericana. Veja o que ele disse ao El Planeta Del Rock:
“Neste momento, ‘The Jackal Of Salzburg’ está quase pronta. Estou terminando de gravar os vocais no momento. Quando eu finalizar, Becky Baldwin gravará o baixo mais uma vez. Ela gravou uma linha de baixo para esta música, mas queremos que ela seja a última a gravar, queremos que o Mercyful Fate e o King Diamond dêem ao baixista a chance de realmente fazer coisas especiais, como o antigo Uriah Heep fazua, por exemplo. E nós mesmos fizemos isso com Timi Hansen, quando ele tocava para ambas as bandas.
O baixista pode seguir a guitarra às vezes, às vezes pode seguir os vocais ou coros, os backing vocals ou o que quer que seja, há liberdade para fazer coisas extras legais, desde que tudo isso se encaixe. Mas isso você não pode fazer até que os vocais estejam gravados também. Então Becky fará agora mais uma sessão de baixo bem delicada para ‘The Jackal Of Salzburg’. E haverá mais uma música em que estamos trabalhando agora. Eu sei que Becky também fez uma primeira sessão de baixo e Hank Shermann gravou todas as guitarras para isso. É outra música. É chamada de ‘Sacrifice’. Ela tem cerca de quatro minutos de duração.
A que mencionei antes é ‘The Jackal Of Salzburg’. Ela tem nove minutos de duração. Essa foi a primeira que tocamos ao vivo algumas vezes. Mas esperamos poder finalizá-la, mixá-la e lançá-la antes de chegarmos à América do Sul em abril, para que vocês possam ouvir a versão de estúdio com todos os vocais, todas as guitarras, todas as coisas que uma música do Mercyful Fate normalmente teria nos velhos tempos. Então, é diferente ouvi-la novamente ao vivo depois de ouvir a versão de estúdio. Então é nisso que estamos trabalhando arduamente agora.
E, como eu disse, ‘Sacrifice’ terá o mesmo cuidado. Será dado ao guitarrista Mike Wead o tempo necessário para colocar suas partes de guitarra nela. E então também vou começar a trabalhar em outras coisas… Já tenho muitas ideias para letras. E eu trabalhei com Hank no começo desta música, falei com ele sobre como arranjá-las da maneira certa para os vocais, então deve estar bem próximo de estar pronta. E há uma terceira música sobre a qual não vou falar, mas na qual estamos trabalhando também.
E então eu tenho algumas músicas próprias para o Mercyful Fate. Eu tenho a faixa-título do próximo álbum e algumas outras coisas já em mente.”
Ao que tudo indica, as duas faixas não ficaram prontas para serem lançadas em tempo para a atual turnê sulamericana. Mas podemos cravar que estamos cada vez mais próximos de poder ouvir novas composições do Mercyful Fate.
O setlist tocado no Chile foi muito parecido com o que a banda vinha tocando nos festivais europeus antes da parada de 16 meses. Veja:
- The Oath
- A Corpse Without Soul
- The Jackal Of Salzburg
- Curse Of The Pharaohs
- A Dangerous Meeting
- Doomed By The Living Dead
- Melissa
- Black Funeral
- Evil
- Come To The Sabbath
Encore:
- Satan’s Fall
- To One Far Away
Abaixo, um vídeo registrado por fãs do show completo: