Em 29 de novembro de 2010, o vocalista Kim Bendix Petersen, mais conhecido pelo nome artístico, King Diamond, sofreu um infarto e foi levado às pressas ao hospital.
Neste dia, King foi submetido a um cateterismo cardíaco e foi constado que o músico tinha sofrido vários ataques do coração. Os motivos foram que três de suas artérias estavam obstruídas, a primeira 100%, a segunda 90% e a terceira 65%, o que levou os médicos a levarem o músico diretamente para a mesa de cirurgia onde foram colocadas três pontes de safena em seu coração. A operação levou aproximadamente sete horas de duração e foi um sucesso.
A esposa de King, Lívia, emitiu uma nota oficial que foi publicada no site do fã clube oficial da banda, o covenworldwide.org, onde explicava todo o processo ao qual o cantor foi submetido e comunicava que todos os projetos da banda King Diamond estavam paralisados até segunda ordem.
Felizmente, a recuperação do vocalista foi total e, apesar de ter que forçadamente melhorar a sua alimentação e parar de fumar, dois anos após o infarto, ele estava de volta aos palcos. Seu retorno ocorreu no Sweden Rock Festival de 2012 e, na ocasião, todos perceberam que seu alcance vocal estava muito melhor.
O setlist do retorno aos palcos foi:
- The Candle
- Welcome Home
- Solo de bateria de Matt Thompson
- Voodoo
- At the Graves
- Up From the Grave
- Let It Be Done
- Dreams
- Sleepless Nights
- Solo de guitarra de Andy LaRoque e Mike Weed
- Shapes of Black
- Come to the Sabbath (Mercyful Fate cover) (com Hank Shermann e Michael Poulsen)
- Eye of the Witch
BIS:
- The Family Ghost
- Halloween (com Michael Denner and Mikkey Dee)
BIS 2:
- Black Horsemen
Desde então, King Diamond vem fazendo diversas turnês ao redor do globo, inclusive, tendo passado pelo Brasil em uma apresentação histórica ocorrida no Liberation Fest de 2017. Mais um show estava agendado para o Brasil em 2020, no dia 3 de maio, porém, precisou ser adiado devido ao agravamento da pandemia. Em 2019, King Diamond anunciou o retorno do lendário Mercyful Fate com uma apresentação histórica no renomado Wacken Open Air de 2020, mas o show também precisou ser adiado devido a pandemia de Covid-19.
Atualmente, King prepara o lançamento de seu novo trabalho de estúdio, “The Institute”, que provavelmente deverá ser lançado no primeiro semestre de 2022. Segundo entrevistas cedidas pelo cantor, trata-se de um registro duplo. Um single para a canção “Masquerade Of Madness” foi disponibilizado em 2019, mas o full lenght ainda não tem uma data de lançamento prevista.
O músico informou recentemente que também tem trabalhado em novas canções do Mercyful Fate, o que nos faz crer que, assim como acontecia nos anos 90, teremos muito em breve novos álbuns tanto da banda solo de King Diamond, como também do Mercyful Fate.