PUBLICIDADE

Melhores do ano 2024 – Categoria: Speed Metal

Antes de apresentar o ranking com os melhores discos de Speed Metal, gostaríamos de convidá-lo a conhecer nosso trabalho.

   

Seu lugar é no Mundo Metal

Todos os dias, nosso site é alimentado com notícias, matérias especiais, resenhas, quadros e demais conteúdos relacionados ao Hard Rock, Heavy Metal e suas vertentes. Aqui, você não vai ver artigos inúteis à respeito de fofocas ou declarações de subcelebridades que nada acrescentam para uma sadia discussão sobre música. Não vamos cobrir Anitta, Pablo Vittar ou qualquer outro artista que não faça parte do nosso universo por aparecer em algum evento mainstream irrelevante usando alguma camiseta de Rock ou Metal. Neste site, prezamos por matérias que respeitam o leitor e não tentam ganhar visualizações a todo custo com clickbaits fajutos.

O Mundo Metal nasceu em 2013 como uma comunidade do Facebook e, durante seus mais de 10 anos de existência, procura fugir do estereótipo de mídias convencionais. O nosso papo é e sempre foi sobre Rock and Roll e Heavy Metal. Se você ama estes gêneros em todas as suas vertentes e quer conhecer novas bandas, novos álbuns e ficar por dentro de tudo o que acontece neste fabuloso universo, este é seu espaço. Depois de conferir a lista, navegue por nosso site e conheça o conteúdo, ele é 100% independente, autoral e feito com muita paixão. É um trabalho feito de fã para fã.

Mudanças na apresentação do ranking

Após tanto tempo nos dedicando a música que amamos, percebemos que havia chegado a hora de darmos os próximos passos. E foi pensando assim que em 2024 resolvemos apostar em nosso canal do Youtube. Durante todo este período, fizemos o canal se transformar em mais um ambiente acolhedor onde fãs de música pesada puderam debater conosco temas diversos e de suma importância para nossos gêneros musicais favoritos.

O ranking que você vai ver abaixo também foi apresentado ao vivo em nosso canal. Você pode fazer a leitura tradicional e ver todo o ranking neste post, pode assistir nossa apresentação detalhada de cada álbum mencionado e, ainda não é tudo. Preparamos uma playlist caprichadíssima onde separamos músicas de Speed Metal lançadas durante os doze meses de 2024, para você conhecer não apenas os dez vencedores, mas diversos outros álbuns importantes que surgiram durante o ano.

O trabalho foi árduo, mas valeu a pena. Esperamos de verdade que vocês gostem!

Nos domínios do “Rock Veloz” (Speed Metal)

Hoje é a vez de falarmos do Speed Metal, (para os íntimos, “Rock Veloz”). É verdade que nos últimos anos o estilo sofreu uma queda na quantidade de lançamentos. Mas isso não significa que grandes obras tenham deixado de aparecer.

   

E é interessantíssimo constatar que este é um gênero que consegue nos agraciar com belíssimos lançamentos, mesmo que o número de registros apresentados não seja tão grande como em outros estilos mais populares. Vamos ser justos, desde os tempos áureos onde as pérolas concebidas por nomes como Exciter, Agent Steel, Iron Angel, Savage Grace, Razor, Raven e muitas outras, eram apresentadas, o Speed Metal sempre presou muito mais pela qualidade em detrimento da quantidade.

Essas pérolas ainda existem para nossa alegria e elas estão aí para aqueles que, assim como nós, são eternos garimpeiros. Como sabemos, o Metal é cíclico e nada impede que o Speed Metal possa entrar em ebulição.

Novos e talentosos nomes tem aparecido nos últimos anos para provar que o Speed Metal ainda possui muitos fãs e bandas interessados em dar continuidade a esta ramificação. Em 2024, tivemos poucos nomes tradicionais lançando novos discos, porém, há realmente muitas novidades que agradaram os fãs desse subgêneros tão importante.

Chegou a hora de conhecer os nossos favoritos de Speed Metal em 2024!

10º: Wraith – “Fueled By Fear”

Mesclar a sonoridade de bandas precursoras do Metal extremo como Slayer e Venom com a velocidade do Speed Metal não é algo exatamente novo. Mas convenhamos, quando feito da forma certa é difícil dar errado. E o Wraith, quarteto norte americano que chega ao seu quarto trabalho de estúdio, sabe fazer muito bem essa mistura bombástica.

“Fueled By Fear” chegou às lojas e streamings no último dia 28 de junho sob a tutela do selo Prosthetic Records. O resultado desta nova empreitada é uma coleção de canções agressivas, muito rápidas e repletas de riffs cortantes.

Se você é fã de bandas como Razor, Hellripper, Toxic Holocaust e outras desta mesma estirpe, pode apertar o play com convicção.

   

: Iron Curtain – “Savage Dawn”

O quinto trabalho do Iron Curtain chega para não deixar dúvida sobre o seu atual papel no cenário internacional do Speed Metal. O quinteto espanhol sempre manteve uma regularidade muito boa em seus discos e “Savage Dawn” não é uma exceção à regra.

Finalmente, o grupo conseguiu atingir seu ápice de maturidade musical e entrega uma coleção invejável de faixas marcantes. Canções como “Devil’s Eyes”, “Gypsy Rocker”, “Tyger Speed” e “Jericho Trumpet (Stuka)”, convencem de imediato e convidam o ouvinte para o headbanging.

A mistura com o Heavy Metal é muito bem vinda, mas o disco pega realmente no breu quando Mike Leprosy e sua gang pisam no acelerador. E não são poucos estes momentos, para nossa sorte. Se tivéssemos que escrever um artigo listando as melhores bandas desta nova geração do Speed Metal (e esta é realmente uma ótima ideia), seríamos um tanto injustos se não houvesse uma menção caprichada ao trabalho do Iron Curtain.

Banda bastante regular, coesa, madura, assim como resiliente e que demonstra saber exatamente onde quer chegar. Se eu fosse você, não deixaria de ouvir este grande lançamento.

8º: BAT – “Under The Crooked Claw

Um adendo esperançoso para a cena Speed Metal é o fato de que a maioria dos discos realmente ótimos tem sido lançados por bandas novas. Veja o caso do BAT, por exemplo, um grupo formado em 2013 e que está apresentando apenas o seu segundo full lenght.

   

“Under The Crooked Claw” consegue superar o seu antecessor, “Wings Of Chains“, de 2016. O power trio norte americano investe em temáticas macabras e ligadas a filmes e contos de horror. Aliás, a audição do álbum é quase que uma experiência cinematográfica. O ouvinte a todo momento se surpreende imaginando cenas e interações artísticas baseadas nas letras horripilantes do grupo. Cada uma destas faixas poderiam ser trilhas sonoras de filmes exibidos no saudoso Cine Trash, apresentado pelo inesquecível Zé do Caixão.

Os destaques vão para as excelentes “Streetbanger”, “Battered”, “Marauders Of Doom”, “Bastardized Force” e o fechamento com “Final Strike”. Álbum de fácil assimilação, com apenas 35 minutos de duração e um potencial enorme para se tornar audição frequente.

7º: Midnight – “Hellish Expectations”

E lá vem ele! Athenar chegou novamente para despejar sobre nossas pobres carcaças mais um bombardeio de incomparável precisão e poderio. “Hellish Expectations” é o sexto trabalho do Midnight, projeto do multi instrumentista Athenar e, assim como em todos os outros registros, o cara nunca falha em sua missão.

Quem já ouviu pérolas como “Satanic Royalty”, “Rebirth by Blasphemy”, “Let There Be Witchery” ou qualquer outro, sabe do que estamos falando. A mistura insana entre o Black e o Speed Metal tem rendido diversas pérolas nos últimos anos e o Midnight é uma das principais bandas do segmento.

Ao vivo, são matadores e donos de performances realmente arrasadoras. No estúdio, a cada novo trabalho renovam as métricas de análise sobre registros deste subgênero. Vale destacar que são míseros 25 minutos de audição e, dessa forma, o álbum se transforma em uma daquelas audições frequentes.

   

6º: Bütcher – “On Fowl Of Tyrant Wing”

Este é um álbum que parece ter entrado num túnel do tempo e chegado a nós vindo diretamente da década de 80. A produção, a timbragem, o tipo de composição, as linhas de guitarra, tudo aqui remete a época mágica onde o Speed Metal nasceu e se criou.

Os responsáveis por esta verdadeira viagem no tempo são os belgas do Bütcher. E se os outros dois registros da banda já serviram para nos deixar completamente extasiados com o Metal retrô apresentado, “On Fowl Of Tyrant Wing” chega para consolidar um trabalho cheio de potencial.

Não dá pra cravar que este é o melhor álbum da banda até o momento por que todos os lançamentos são bem parelhos. E diga-se de passagem, são todos do mais alto gabarito.

5º: Chainsaw – “Satan”

Formada em 1997 por Giorgos Kyriazis (ou se preferir, Necropervert) como uma one man band, o Chainsaw lançou o seu primeiro trabalho de estúdio apenas em 2014. Hoje, com um lineup estabelecido, o power trio grego nos presenteia com o mais puro suco do Black/Thrash/Speed Metal.

“Satan”, o disco que apropriadamente carrega o nome do próprio mochila de criança, é o terceiro da discografia. Desse modo, somos convidados a embarcar em uma viagem hostil aos confins do ódio e da repulsa pela religião. Praticamente todas as letras são odes ao anti-cristianismo e quem se sentir ofendido com este tipo de conteúdo, fica o aviso prévio, nem se dê ao trabalho de ir a fundo nas “mensagens” passadas pela banda.

   

Musicalmente, são exímios compositores de faixas imponentes e recheadas de ótimas linhas de guitarra. Em praticamente todo o tracklist você sente o cheiro do Sazon de enxofre sendo adicionado a mistura e, em razão disso, é mais do que natural constatar que o álbum como um todo é frenético e não dará descanso para seu pescoço.

Aqui, o apelido dado ao estilo por nosso redator, Stephan Giuliano, se justifica por completo. O “Rock Veloz” realmente foi bem representado pelo Chainsaw.

https://open.spotify.com/intl-pt/album/1Kv6Px9DSYEVoDuEMCVoeo?si=2cb9c4e039d74d76

4º: Mechanic Tyrants – “St. Diemen Riots”

É assim que acontece. Inesperadamente, surgem nomes que nos conquistam de imediato e, mesmo estando no início de sua jornada, conseguem apresentar discos realmente impactantes. O Mechanic Tyrants, banda alemã formada em 2021, estava prestes a lançar o seu debut, quando fomos fisgados pelo videoclipe da insana faixa “Speed Metal Guerrilla”. Foi o suficiente para ficarmos no aguardo do disco completo e, quando ele chegou, para nossa felicidade, não nos decepcionou de forma alguma.

“St. Diemen Riots” é tudo o que o fã pode esperar de um típico bom álbum de uma banda de Heavy/Speed Metal. É provável que muitos coloquem o grupo entre as revelações da NWOTHM e isto realmente faz sentido. Principalmente, se pensarmos que o movimento está repleto de nemes representantes do Speed Metal como Evil Invaders, Vulture e tantas mais.

Sobre o disco em si, ele é muito bem trabalhado tecnicamente e as canções são realmente distintas. Em nenhum momento você fica com a sensação de estar ouvindo a mesma faixa no repeat. Cada composição possui um DNA próprio e isso já é um ponto mais do que positivo para o Mechanic Tyrants.

   

“Tower 42”, “Murder At The Barricades”, “Speed Metal Guerrilla”, “Sons Of Evil” assim como “Mechanic Tyrants”, são alguns dos bons motivos para ouvir incessantemente este sensacional disco de estreia.

Bronze: Traveler – “Prequel To Madness”

Pois é, eles conseguiram o que parecia improvável. Depois de dois álbuns absolutamente matadores, o Traveler simplesmente conseguiu se superar novamente e lançou seu melhor registro até o momento. Quem acompanha assiduamente o site do Mundo Metal, sabe que a NWOTHM tem apresentado verdadeiras obras primas no escopo do Heavy e Speed Metal. E algumas destas promessas tem demonstrado evolução gradativa a cada registro, caso este do quarteto canadense/norte americano Traveler.

Se quando o debut autointitulado foi sucedido pelo fantástico “Termination Shock”, de 2020, pensamos que o grupo tinha conseguido alcançar o seu auge, “Prequel To Madness” nos mostra que os limites do grupo foram devidamente atualizados.

Cada vez mais técnicos e criativos, porém, sem deixar o feeling de lado e, certamente, apostando muitas fichas na velocidade e na energia de suas músicas, podemos vislumbrar um futuro bastante promissor para o Traveler. Poderíamos destacar diversas faixas, já que o tracklist como um todo é muito balanceado, mas fica a dica, ouça a canção título, “Prequel To Madness”. Só pra você ter uma ideia do que vai escutar, esta música poderia ter sido composta e adicionada ao clássico “Walls Of Jericho”, do Helloween.

Prata: Speedrush – “Division Mortality”

Esta foi uma das mais gratas surpresas do ano. E precisamos enaltecer a cena grega que tem apresentado uma enormidade de nomes para a cena mundial. O Speedrush está na ativa desde 2005, mas lançou seu trabalho de estreia apenas em 2016. “Division Mortality” é apenas o segundo álbum dos caras e o que chama atenção é a maturidade musical do trabalho.

   

Basicamente todas as faixas possuem algum diferencial. As linhas de guitarra e os solos criados pela dupla Nick Ratman e Tasos Papadopoulos são nada menos do que sensacionais. As construções das canções são surpreendentes e o grupo não se importa muito com a duração das passagens instrumentais. Dessa forma, caso uma música peça um solo mais longo e trabalhado, assim o será. E caso não seja a necessidade da faixa, os caras farão o seu trabalho muito bem feito do mesmo modo.

“Division Mortality” é um disco fortíssimo, empolga o ouvinte desde as primeiras audições, assim como deixa evidenciado o potencial dos músicos. Este é o tipo de banda que, a partir do momento que você conhece, fica impossível deixar de acompanhar os próximos passos. Nossa torcida vai para que algo ainda mais robusto seja lançado em um futuro próximo.

Ouro: Vulture – “Sentinels”

O Vulture é um velho conhecido dos nossos rankings. Desde o lançamento de seus primeiros discos de estúdio eles tem figurado com destaque entre os melhores do ano. Com o novo álbum, o quarto da discografia, não foi diferente, mas desta vez ficaram com o lugar mais alto do pódio.

Formada em 2015, os alemães vem dando aula com seu Speed Metal cortante, visceral e 100% old school. “Sentinels” mantém a tendência de alta da banda e segue apresentando uma musicalidade inquestionável. Qualquer fã do gênero irá se identificar imediatamente com faixas do porte de “Unhallowed & Forgotten”, “Realm Of The Impaler”, “Where There’s A Whip (There Is A Way)”, “Oathbreaker” assim como a sensacional “Sentinels (Heavier than Time)”.

Caso você seja um apreciador dos clássicos do estilo, saiba que o Vulture é talvez a maior revelação desta nova safra. Os caras vem apresentando pérola após pérola e tem tudo para se tornar um dos grandes em pouquíssimo tempo.

   

Audição mais do que obrigatória!

PLAYLIST SPEED METAL 2024

Não conseguiu acompanhar todos os principais lançamentos do gênero? Tudo bem, afinal, nós preparamos uma playlist para você ficar atualizado com o que de melhor rolou no Speed Metal durante todo o ano de 2024.

Não se esqueça de seguir o perfil do Mundo Metal no Spotify.

   

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE

Redes Sociais

36,158FãsCurtir
8,676SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
1,950InscritosInscrever

Últimas Publicações

- PUBLICIDADE -