Apesar do início conturbado e todos os acontecimentos envolvendo o inner circle, o Mayhem já soma mais de 40 anos de estrada. E isto é algo bastante elogiável dentro do mundo do Metal.
O baixista Jørn “Necrobutcher” Stubberud, apesar de reconhecer que este não é um feito para qualquer banda, disse que não está nem um pouco surpreso com essa longevidade.
Falando com Dave Rumbler da Metal-Ross, ele falou cum pouco sobre a turnê de 40 anos da banda na Australia. Necrobutcher disse o seguinte:
“Na verdade, o ano de aniversário não foi longo o suficiente. Então, estamos no nosso 41º aniversário quando chegarmos ao Down Under em janeiro. Mas não houve tempo para colocar a parte australiana da turnê durante 2024, infelizmente. Não comemoramos nosso aniversário de 10 anos porque tivemos alguns problemas em 94, estávamos ainda nos recuperando. Mas comemoramos o aniversário de 20 anos e acho que até comemoramos o aniversário de 25 anos, porque achamos que foi uma conquista hilariante no sentido de manter uma banda como essa unida. E então, de repente, tínhamos 30 anos e, de repente, agora temos 40.”
Ao ser questionado se ele achava que a banda iria durar tantos anos, ele disse:
“Bem, na verdade, a resposta para isso é que provavelmente sim, recebo muito essa pergunta. Por exemplo, em circunstâncias diferentes, a pergunta é: ‘Você não achou que isso aconteceria quando tinha 16 anos e começou essa banda?’. Mas era exatamente isso que estava acontecendo. Eu tinha tanta fé no projeto e pensei: ‘É isso que vamos conseguir’. E nós tivemos que acreditar. Nós pensamos que era possível e sempre pensamos assim. E é por isso que sobrevivemos também, porque a primeira coisa que você precisa fazer é ter fé em si mesmo.
Então, não, não estou tão surpreso, mas estou surpreso com o quão rápido a vida passou. E agora tenho 56 anos e comecei quando tinha 16, então isso é uma vida inteira, basicamente, eu teria conseguido. um relógio de ouro porra de 15 anos atrás, se eu estivesse trabalhando para a comunidade, ou o relógio de ouro de 25 anos, ou algo assim, pensei comigo mesmo que na verdade iria comprar um relógio para mim. mas Não uso nenhum relógio.”
Por fim, Necrobutcher explica porque o Mayhem ainda esta junto:
“Estamos sempre colocando muita pressão sobre nós mesmos para fazermos sempre o melhor. Somos perfeccionistas e nunca estamos felizes porque estamos lutando para alcançar o melhor que podemos fazer. Então, digamos que temos um show e alguém comete um pequeno erro. Ninguém na plateia nem ninguém percebe, mas ficamos chateados meio ano depois disso, tipo, ‘Tudo estava perfeito e então aconteceu isso!’. Então, ainda estamos lá e acho que essa também é uma das razões pelas quais seguimos. Essas são algumas das coisas que você precisa ter em mente para sobreviver todos esses anos.”
Sobre a turnê, ele conta:
“Desta vez, no aniversário de 40 anos, o que vamos fazer agora que não fizemos antes? tocar coisas de Toda a carreira em um show. elaboramos todos os conceitos no passado. Fizemos ‘De Mysteriis Dom Sathanas’, tocamos na íntegra, fizemos a turnê do ‘Daemon’, fizemos turnês que ligavam álbuns com outros álbuns. os diferentes designs de palco e adereços e toda essa merda. E aí, para apresentar tudo, contratamos algumas pessoas para nos ajudar a fazer um vídeo por trás de tudo. E acabou demorando cerca de duas, duas horas e meia. Portanto, temos um vídeo vinculado a isso. É uma espécie de contar a história em imagens enquanto tocamos, para dar um pouco mais de atmosfera, para tentar trazer as pessoas de volta ao momento em que tudo aconteceu.”