Vernon Reid, guitarrista, fundador e principal compositor do Living Colour, contou a revista Guitar Player como foi o sucesso “Cult of Personality” de 1988. A faixa é a primeira do debut “Vivid” da banda e o segundo single lançado para esse disco.
Reid disse:
“Eu amo a música por motivos óbvios. Claro, é a nossa música mais popular. O que ela fez pela nossa carreira é incalculável. E teve um impacto duradouro no público (…) Mas há outra razão pela qual eu o amo tanto. Quando o escrevemos, foi o melhor dia de nossa vida coletiva. Como um grupo, saímos do nosso caminho e nos permitimos para criar. É por isso que é especial para mim.”
Vernon sentiu o potencial que a música tinha durante as sessões de mixagem. Apesar do primeiro single de “Vivid” não chegar as rádios, a gravadora não desistiu e lançou “Cult of Personality”. Foi ali que tudo mudou. Alcançando a posição 9 na Hot 100 da Billboard. As vendas de “Vivid” chegaram a ultrapassar o necessário para a Platina.
Além de alcançar altas posições nas maiores paradas de sucesso da época, até os dias de hoje, “Cult of Personality” é um ponto crucial da fama da banda. Aliás, sobre a fama que a banda obteve através deste single de impacto, Reid completou:
“Nada pode prepará-lo para esse tipo de onda repentina de fama. O que você havia imaginado anteriormente sobre o sucesso acaba sendo totalmente diferente. Eu não tinha nada para comparar. Era como se eu estivesse tendo uma experiência de saída do corpo.”