Led Zeppelin: Robert Plant diz que disputa de direitos por “Stairway To Heaven” foi desagradável para todos

PUBLICIDADE

Durante uma nova apatição no programa “Loose Ends” da BBC Radio 4, Robert Plant comentou sobre a disputa de direitos autorais sobre “Stairway To Heaven”, clássico do Led Zeppelin onde ele e o guitarrista Jimmy Page foram acusados de plágio pelo já falecido Randy Wolfe da banda norte americana Spirit.

Segundo Wolfe, a dupla havia copiado os riffs da canção “Taurus”, escrita por ele no final dos anos 60. O fiduciário Michael Skidmore, responsável pela herança de Wolfe, apresentou as reivindicações mais de quatro décadas depois que “Stairway To Heaven” apareceu no álbum “Led Zeppelin IV”.

Em junho de 2016, um júri de Los Angeles deliberou por cerca de cinco horas antes de decidir por unanimidade a causa favorável ao Led Zeppelin. Em 2018 o caso foi retomado antes que um tribunal de apelações confirmasse o veredicto original no ano passado. Finalmente em outubro de 2020, a Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou a ouvir o caso, encerrando-o definitivamente.

Questionado sobre “como foi a experiência de testemunhar em 2016”, Robert Plant disse:

“O que você pode fazer? Eu só tinha que sentar lá. Fui instruído a sentar-me em frente ao júri, ‘Não olhe para eles, não olhe para ninguém’. Apenas fiquei sentado lá por oito horas. Por mais que eu seja músico, não posso comentar nada musical. Eu apenas canto. Existem zilhões e zilhões de canções que carregam a mesma progressão de acordes, então foi muito lamentável e desagradável para todos nós.”

Reprodução

Em seu testemunho no tribunal, Plant disse que não lembrava de ter ouvido “Taurus” (a suposta canção plagiada).

“Eu não lembrava disso na época e não me lembro agora”

Seu companheiro de banda, o guitarrista Jimmy Page, também testemunhou e disse que não copiou nenhuma parte de “Taurus”, embora possuísse cinco discos do Spirit entre sua coleção que contabiliza mais de 4.000 mil discos de vinis. O professor sênior de direito da City University London, Enrico Bonadio, disse à Newsweek em abril de 2016:

“Não acho que seja apropriado considerar o ato de conceber uma música que simplesmente tenha o mesmo ‘toque’ e ‘ritmo’ que outra, como violação de direitos autorais. É assim que a criatividade musical costuma funcionar. Os músicos frequentemente baseiam-se em arranjos e estilos anteriores e, portanto, a crescente ocorrência de casos como esses deve nos dar uma pausa”.

Após o julgamento de 2016, o advogado reivindicador Francis Malofiy, alegou que perdeu o caso por um tecnicismo, insistindo que era injusto o júri não poder ouvir a gravação de som de “Taurus” e, em vez disso limitou-se a ouvir um desempenho especializado da partitura registrada.

Malofiy recebeu mais de cem objeções e “múltiplos avisos” durante o julgamento do Zeppelin, com a editora warner/chappell music arquivando documentos pedindo ao juiz que ordenasse aos demandantes que pagassem mais de US$ 613.000 em custos de defesa contra o processo.

Reprodução

Entendendo melhor o caso, e as consequências de uma derrota dos membros do Led Zeppelin:

O processo de direitos autorais era um dos mais acompanhados do setor, e poderia ocasionar no pagamento de milhões de dólares em indenizações por parte de Plant e Page.

Randy Wolfe, que se apresentava como “Randy California”, se afogou em 1997, e o caso foi movido por um administrador de seus bens.

O Led Zeppelin fez o show de abertura para a Spirit em uma turnê norte-americana em 1968, porém segundo Jimmy Page afirmou que só teve conhecimento da canção “Taurus” recentemente. Tal afirmação também foi usada em seu testemunho, no julgamento perante o Júri.

Em seu veredicto final que deu causa ganha a Robert Plant e Jimmy Page, o júri concluiu que o riff em questão não era semelhante aos acordes de abertura de “Stairway to Heaven”.
Esta decisão inocentou os músicos e colocou um ponto final em toda a discussão, envolvendo as duas bandas. Spirit e Led Zeppelin.

*Ouça “Taurus”, o grande pivô de toda essa batalha judicial envolvendo os músicos do Led Zeppelin e tire suas proprias conclusões..

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações