Lançamento: Draconian – “Under A Godless Veil” (2020)

PUBLICIDADE

Esse ano desastroso em diversos aspectos ao menos no Heavy Metal, mesmo sob dificuldades impostas pela atual crise, têm sido próspero para estilos como o Doom Metal e seus subgêneros, já que vários gigantes do estilo lançaram seus novos e ótimos álbuns, e o Draconian era o que gerava uma grande expectativa e eis que mais uma vez os suecos fizeram a devida lição de casa com a sua mistura envolvente de Death Metal, Gothic e Doom. Álbum após álbum, eles se firmaram como referência em sua empreitada sonora.

Após o ótimo “Sovran” (2015), que foi recebido sob muitos elogios, a banda levou cinco longos anos para conceber seu novo trabalho e lançá-lo precisamente na mesma data do álbum anterior. Eles tinham uma tarefa de igualar e quiçá superá-lo, e já adianto falando (ou melhor, digitando) por mim: Conseguiram! A “bolacha” já causa boa impressão pela capa sombria e pelo fato do logo clássico da banda estar de volta, já que não vinha sendo utilizado desde o debut “Where Lovers Mourn” (2003). Um álbum bem planejado e bem executado. Um requinte de arte e habilidade em abundância. A abertura com “Sorrow of Sophia” é uma manifestação da essência do Draconian em sua forma mais sutil. Inicialmente, uma paisagem sonora onírica é apresentada com a bela e doce voz de Heike Langhans, e após quase um minuto e meio, pelos guturais sombrios de Anders Jacobsson. Essa mescla de sentimentos, de raiva e serenidade, através das interpretações vocais e instrumentais densas, se dá ao longo de toda a música.

Apesar dessa faixa representar o que é o álbum em poucas palavras, a abertura não é a maior destaque. Em um esforço tão cativante e coerente como “Under a Godless Veil”, escolher um destaque é mais uma daquelas situações difíceis, mas pra não ficar em cima do muro, o que pode estar acima de outras talvez seja “Ascend into Darkness”. Com um tempo de execução de aproximadamente 10 minutos, essa é ainda mais próxima daquele Draconian tão incrível. Com as expressões melodiosas e melancólicas de Heike, a entrega vocal de Anders, o riff melodioso de Johan Ericson e Daniel Arvidsson e a bateria cumprindo bem sua função por parte de Jerry Torstensson, “Ascend into Darkness” é a ascensão da banda na tenebrosidade que eles buscam tão insistentemente alcançar. Ótimo! Deixando frisado, “Under a Godless Veil” é coerente, mas diverso para um material de mais de uma hora, deve ser assim. “The Sacrificial Flame” é uma destruição clássica de forma cadenciada, já “Burial Fields” faz fronteira com Dark Ambient, e “Night Visitor” mergulha na destruição atmosférica (o solo é bom demais!). “Moon Over Sabaoth” manifesta o lado austero e mortal da banda, já “The Sethian” em partes adentra ao Atmospheric Black Metal. “Lustrous Heart” segue a forte influência gótica característica e “Claw Marks on the Throne” combinam vários desses elementos em uma mistura gratificante. O tempo todo é, inconfundivelmente, o Draconian que se espera escutar. Em termos de música, a dicotomia do membro fundador Anders Jacobsson e de Heike Langhans assumindo aquele lado angelical faz desse novo lançamento verdadeiramente um pináculo que a banda foi capaz de alcançar.

Pra finalizar, o Draconian não precisa mais de grandes apresentações. “Under a Godless Veil” trata-se de mais um belo capítulo em sua trajetória com uma carreira que cresceu com visão e resiliência. Feito por quem sabe fazer e conhece os caminhos para tal, não por quem simplesmente quer. Nota 9,00

Veja o vídeo clipe oficial de “Sleepwalkers”:

Integrantes:

  • Johan Ericson (guitarra)
  • Anders Jacobsson (vocal)
  • Jerry Torstensson (bateria)
  • Daniel Arvidsson (guitarra, vocal)
  • Heike Langhan (vocal)

Faixas:

  1. Sorrow of Sophia
  2. The Sacrificial Flame
  3. Lustrous Heart
  4. Sleepwalkers
  5. Moon Over Sabaoth
  6. Burial Fields
  7. The Sethian
  8. Claw Marks on the Throne
  9. Night Visitor
  10. Ascend into Darkness

Redigido por Thiago De Menezes

PUBLICIDADE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Veja também

PUBLICIDADE
PARCEIROspot_img

Redes Sociais

30,849FãsCurtir
8,663SeguidoresSeguir
197SeguidoresSeguir
151SeguidoresSeguir
960InscritosInscrever

Últimas Publicações