Os anos 90 sempre trazem discussões acaloradas, principalmente, se pensarmos que foi a década onde muitos estilos de gosto bastante duvidoso se estabeleceram.
Além de termos a ascensão do Grunge, do Glam e, mais à frente, do Alterna Metal, Industrial e a chegada do famigerado Nu Metal, também foi a década onde os estilos mais tradicionais como Heavy e Thrash entraram em franca decadência.
É claro que algumas bandas continuaram carregando a tocha acesa e algumas obras inquestionáveis surgiram mesmo neste período de “trevas”. Mas o fato é que o Metal perdeu muito espaço na mídia mainstream e começou o seu regresso aos porões do underground.
Muitos fãs colocam a culpa no Grunge, mas em uma nova entrevista concedida ao Kahler Guitar And Bass Bridges, o vocalista e guitarrista do Kreator, Mille Petrozza, disse que em sua visão não foi Grunge que matou a cena Metal nos anos 90. Para Mille, existiram outros culpados, veja o que ele disse:
“Estávamos todos apavorados na época. Quer dizer, não é que eu pensasse que tudo tinha acabado. Lembro que nos anos 90, tentei vender um das minhas Jacksons na época. Ninguém queria comprá-la (Risos) Todo mundo queria Les Paul ou Fender, um desses tradicionais…
Estou tão feliz que os anos 90 acabaram. Há certas bandas de Metal que sempre dizem, ‘o grunge matou o Metal’. Eu não acho. Acho que o que matou talvez tenha sido certas pessoas na indústria que não queriam mais que o Metal existisse. E hoje em dia com tudo sendo mais global pela Internet, através de sua própria mídia social, você pode fazer muito mais.
Ainda precisamos um pouco da indústria, é claro, e hoje em dia as pessoas que trabalham em gravadoras são Metalheads. Naquela época, havia principalmente empresários que não entendiam muito de música, a menos que vendesse muitas cópias. Então, hoje em dia, é muito mais legal porque a cena se criou sozinha. Há pessoas trabalhando na indústria que realmente amam a música, e você não precisa depender de pessoas que amam o que vende mais.”
Mille ainda menciona o Glam Metal como um dos culpados:
“Algumas pessoas disseram que foi a fase grunge que matou tudo, mas não acho que foi só isso. Acho que algumas bandas de Metal foram confundidas com o Glam. Como as bandas de Metal de verdade foram rotuladas com os idiotas que estavam por aí no final dos anos 80 que fizeram o Metal parecer ruim. Na minha opinião, foi isso que eles fizeram. Muita estupidez do Glam tirou as pessoas do Metal. Acho que tem a ver com a era da MTV. A maior parte aqui na América foi o Poison, Ratt, Whitesnake, então você teve seu ponto do Slayer, Exodus e Kreator. Era principalmente isso e as pessoas pensavam: ‘isso é Metal’. Eles queriam material Glam. Eu não ouvi nada disso e não queria ter nada a ver com isso.”
E olha que naquela época não tinha Internet, youtube e coisa do tipo!!!! Foi uma junção de coisas, estilos e bandas da época…na minha opinião!!!! A verdade é que vejo hoje em dia pessoas ouvindo mais albums clássicos, Kreator mesmo sempre estou ouvindo os discos antigos(anos 80 e 90)!!!!…engraçado que na maioria das bandas sempre prevalece os anos 80 e 90 em termos de tudo, saudades daquela época em que sempre estava jogando Mega Drive e Super Nintendo!!!! Valeu!!!!