O Kings Of Thrash nasceu logo após a demissão do baixista David Ellefson do Megadeth. O músico se juntou a outro ex-integrante da banda de Dave Mustaine, o guitarrista Jeff Young e, em diversas oportunidades, contou também com o guitarrista original do grupo, Chris Poland.
A premissa inicial era apenas excursionar tocando faixas dos três primeiros registros, “Killing Is My Business… And Business Is Good” (1985), “Peace Sells…But Who’s Buying!” (1986), assim como “So Far, So Good…So What?” (1988). O novo grupo até lançou um álbum ao vivo intitulado “Best Of The West… Live At The Whisky A Go Go” (2023).
Depois da etapa inicial fazendo covers, parece que o Kings Of Thrash vai realmente se transformar em uma banda autoral e, dessa forma, a primeira amostra disto é a canção “Lockdown”. Sobre a música, Jeff Young comentou:
“A missão aqui é trazer uma conexão de boa vontade por meio da música, com a colaboração de músicos e amigos da nossa comunidade. Nossa tribo Thrash lança uma rede ampla para dar esperança às pessoas em um momento em que elas buscam algo positivo e inspirador. Que maneira melhor de fazer isso do que por meio da música que se tornou a trilha sonora das nossas vidas?”
O guitarrista Chris Poland disse o seguinte sobre a faixa:
“Tem tudo. Ótimos riffs, um refrão super cativante e uma seção rítmica bem definida! E estou honrado por ter sido convidado para fazer parte disso.”
Já David Ellefson comentou:
“‘Lockdown’ captura o verdadeiro espírito do Thrash Metal da velha escola, com uma letra que pode ser vista como oportuna neste mundo caótico em que vivemos.”
A banda compartilhou um novo videoclipe e você pode assistir através do link abaixo. O vídeo foi sobretudo dirigido e editado pelo baterista Aching e seu companheiro de banda, Holly West (ambos do Dead Groove), confira:
Um pouco antes do lançamento do álbum ao vivo, em 2022, Jeff Young provocou Dave Mustaine dizendo o seguinte:
“Deixe-me colocar desta forma: o que está acontecendo agora é uma vitória para todos nós — incluindo Dave Mustaine. Ele ganha dinheiro com a publicação das músicas do Megadeth que tocamos. Dave sabe disso, então ele está muito atento à nossa existência.
Ele odeia o que o Kings Of Thrash está fazendo. Mas não importa, porque, eventualmente, vamos apagar muito do Megadeth do nosso repertório e continuaremos compondo coisas novas. Mas o Dave está sentindo a pressão porque estamos recebendo atenção, e o álbum Kings Of Thrash será melhor do que qualquer coisa que o Megadeth tenha feito recentemente. E estamos tocando todas as músicas do Megadeth melhor do que ele tem feito nos últimos anos. Não sou só eu que digo isso — leia as críticas.”
Em 2023, em uma entrevista concedida a Ultimate Guitar, Jeff Young mencionou novamente o líder do Megadeth. Questionado se ele ou David Ellefson tinham recebido algum feedback de Dave Mustaine, ele disse:
“Não nos importamos nem um pouco… e é uma situação vantajosa para ele. Porque com todas as publicações, por exemplo, no ‘Best Of The West’, ele está recebendo todo esse dinheiro. Estamos ganhando dinheiro para ele e ele não precisa fazer nada. Então, estamos tocando as músicas porque elas fazem parte da nossa história e os fãs querem ouvi-las e nós nos beneficiaremos disso, e ele também, então é uma situação vantajosa para todos. O que pode ser mais legal do que isso? Então, se ele tem algo a dizer sobre isso… eu não imagino que seria muito objetivo… não que qualquer coisa que ele já tenha dito tenha sido objetiva.”